fbpx
Loading
Tela de aplicativos com foco no WhatsApp. Veja aqui como começar a vender pelo WhatsApp.

5 dicas básicas para vender pelo WhatsApp

Veja essas 5 dicas básicas para vender pelo WhatsApp

Oláaaa, Riqueza!

Ainda na intenção de passar dicas para você faturar online, hoje, quero falar sobre como começar a vender pelo WhatsApp.

Porque, no contexto atual, 83% dos brasileiros estão usando essa ferramenta, durante a jornada de compra, o que nos mostra a relevância de aderir a esse meio de comunicação para potencializar o faturamento.

Portanto, pegue seu caderninho aí e venha comigo!

Use o WhatsApp Business para vender pelo WhatsApp

A primeira dica para começar a vender pelo WhatsApp é utilizar a versão business, porque ela garante uma série de recursos, como o de criar um catálogo de produtos.

Também recomendo que fique de olho nas atualizações da plataforma, checando as notícias uma vez na semana pelo menos.

Pois como a demanda pelo aplicativo está grande, tanto por produtores como consumidores, é possível que novas funcionalidades apareçam para melhorar a administração.

Utilize a versão Web

Ainda falando de funcionalidades, recomendo que faça o gerenciamento das vendas pelo WhatsApp Web. Dessa forma, a visão sobre as conversas será mais ampla e organizada.

Além disso, abrir e fechar o aplicativo pelo computador pode servir como “ritual” para iniciar e terminar um dia de trabalho, delimitando assim sua rotina em casa.

Será como ligar e desligar o “computador da empresa”.

Crie listas de transmissão

Outra dica fundamental para vender pelo WhatsApp é criar listas de transmissão para enviar conteúdo, jamais grupos.

Pois quando o produtor se comunica por meio dessa lista, as respostas vêm em formato de conversas privadas, ou seja, a pessoa que recebeu sua mensagem entra em contato apenas com você e não com outros clientes.

Isso é benéfico para quem vende, porque consegue ter mais controle nas respostas, e também para o potencial consumidor, que tem privacidade no diálogo.

Ofereça conteúdos além de ofertas

Bom, chegamos a um ponto importante que é a abordagem da comunicação.

Dentro do que se chama Inbound Marketing, que é a forma atual de atrair e engajar clientes, a produção de conteúdo é essencial, porque valoriza e humaniza a marca.

Assim, o vendedor não é apenas quem tem uma oferta paga, mas também alguém que agrega valor na vida do cliente, ao compartilhar pílulas de conteúdo inspirador, motivacional, informativo ou educativo. Isso, riqueza, é o chamado Marketing de Conteúdo.

E você pode fazer isso com seus clientes pelo WhatsApp para tornar a relação mais próxima, principalmente, se o seu negócio for na área de serviços.

Vale ressaltar aqui que essa produção de conteúdo precisa estar alinhada com a história, propósito e persona do seu negócio. Falei sobre esses conceitos no artigo de como ganhar dinheiro com Instagram.

Seja conveniente e transparente no envio das mensagens

Minha última dica aqui para você, riqueza, é seja conveniente. Ou seja, mande mensagens com uma frequência que não sobrecarregue o cliente, afinal, o contato pelo WhatsApp é muito próximo, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo.

Fora isso, busque sempre atualizar o seu consumidor sobre o Status da compra para que ele se sinta seguro em relação a ela.

Por fim, mantenha um contato consciente com quem está do outro lado, pensando sempre em transmitir segurança, transparência e agilidade no atendimento. Assim, conseguirá fidelizar as pessoas.

5 dicas básicas para vender pelo WhatsApp

Com essas 5 dicas básicas, você já pode começar a vender pelo WhatsApp.

Então, o que achou dessas dicas? Bora colocar isso em prática?

Se você chegou até o final desse texto, e gostou desse conteúdo, convido a conhecer meu curso Sufoco Nunca Mais, criado com base na sabedoria que adquiri em relação às finanças, desde quando liquidei uma dívida de 30 mil reais e comecei a investir para alcançar autonomia financeira como empreendedora.

X