fbpx
Loading
Um homem branco mexendo no celular em sua rede de contatos. Aprenda como fazer networking.

Como fazer networking – A Rica Simplicidade

Dicas de como fazer networking

Olá, Riqueza!

No post de hoje, quero introduzir você a um dos assuntos do qual vamos falar bastante daqui para frente: networking.

Se ainda não leu o artigo em que expliquei o motivo pelo qual todos precisam desenvolver networking, pode ler aqui. Nele, falo das três habilidades necessárias para ganhar dinheiro e construir autonomia financeira.

Bom, vamos falar de como fazer networking?

O que é networking?

Se você não é familiarizada (o) com o termo, basicamente, ele significa rede de contatos. Logo, é como uma ferramenta de fortalecimento de interação e comunicação entre pessoas para fins profissionais e pessoais.

Por que é importante fazer networking?

Principalmente, no âmbito profissional, a rede de contatos é um ponto chave de crescimento na carreira. Porque as oportunidades surgem quando pessoas conhecem você, seu trabalho, possuem sua referência.

Por exemplo, pense em casos de pessoas que já conseguiram emprego por indicação. Ou, então, conversas que já ouviu de amigos e conhecidos que tinham uma meta de carreira e foram se mostrando a pessoas que poderiam os ajudar a chegar lá.

E, é importante dizer que se aproximar das pessoas não quer dizer se aproveitar delas para conquistar algo. Portanto, a primeira lição que deixo aqui é que mude esse pensamento.

Encare fazer networking como uma apresentação do seu trabalho ao mundo.

Dito isso, vamos a algumas dicas.

Invista em qualidade, não quantidade!

Sempre que se pensa em rede de contatos, a imagem criada é de muitas pessoas ao seu redor. Mas de nada adianta ter muitos contatos sem engajamento, conversa, troca.

Por isso, o ideal é que sua rede de networking seja real e que tenha pessoas com quem possa, de fato, contatar.

Além disso, seus contatos precisam estar alinhados com seu ideal de trabalho. Ou seja, quanto mais sua conexão com alguém fizer sentido, melhor será o relacionamento, porque você mostrará pontos de convergência e relevância na vida da pessoa.

Aprenda a ouvir

Acho que essa é uma lição que temos que aderir na vida como um todo, mas quando buscamos contato especialmente.

Se a iniciativa de começar uma conversa com alguém partir de você, busque escutar mais o que a outra pessoa tem a dizer, do que você falar. É como qualquer aproximação, mostre-se interessada (o).

Ademais, segure o diálogo com contato visual para que o outro não perca a linha de raciocínio ou se sinta desinteressante aos seus olhos.

E, nesse primeiro contato, o ideal é que você, sabendo dos projetos da pessoa, tenha algo a oferecer a ela. Ou seja, mostre-se útil.

Pegue o contato, não apenas dê o seu

Lembre-se, é você quem quer manter um relacionamento com determinada pessoa, portanto, é dever seu pegar o contato dela e procura-la.

Obviamente, passe seu contato, mas não fique esperando que venham falar com você, porque não é obrigação da outra pessoa.

Como fazer networking?

Então, o que achou dessas dicas de “Como fazer networking”?

Agora, comece a praticá-las em cursos, eventos, faculdade, qualquer ambiente. Depois, me conte como foi?

Se quiser complementar a leitura, tenho um ebook falando das três habilidades para ganhar dinheiro – inclusive, networking, – que você pode baixar aqui gratuitamente.

X