- Stats: 1357 3
- Posted: 28/11/2018
- Category: Blog, Conquista de objetivos, Investimentos
Como perder o medo de se arriscar
Como perder o medo de se arriscar
Olá, Riqueza
Hoje, eu vim falar sobre o medo de se arriscar. É natural que você tenha medo do que desconhece, mas não pode deixar que isso te paralise em uma zona de conforto eterna e, muitas vezes, infeliz.
Resolvi escrever sobre isso porque recebo muitas mensagens de pessoas com medo de começar a investir, abrir um negócio, planejar uma viagem maior, etc.
Eu pergunto a você, riqueza, em algum momento já parou para pensar que tudo que fazemos na vida, um dia, foi um desafio? Um maravilhoso desconhecido que conseguimos vencer adotando alguns procedimentos. Se isso nunca passou pela sua cabeça, de agora em diante fixe essa ideia como um lembrete na mente.
Você já enfrentou o medo uma vez, portanto pode fazê-lo novamente.
É lógico que existem situações diversas e, neste momento, você pode estar com medo de se arriscar em algo cuja responsabilidade seja muito maior. Abrir um negócio, por exemplo, é um verdadeiro teste emocional, bem mais intenso do que outros medos que enfrentamos ao longo da vida – sei BEM disso.
Porém todos os medos seguem o mesmo princípio e, por isso, existem algumas ferramentas básicas que podemos usar para combater qualquer receio. Olha só:
Perca o medo de se arriscar com esses 3 truques
#1 Estude sobre o assunto
Principalmente quando o assunto é investimentos, a primeira dica é estudar. Você precisa dominar o assunto para se sentir seguro e, convenhamos, acesso a bons materiais é o que mais tem hoje em dia. No canal está cheio de conteúdo que você pode complementar com a leitura de livros maravilhosos (sempre indico algum no instagram) e outros textos.
Se você já domina tudo de Renda Fixa, quer começar a investir em Renda Variável, mas morre de medo, o caminho começa também pelo estudo.
#2 Faça um plano de ação
Já estudou tudo o que podia? Sabe dos riscos aos quais você vai estar sujeita? Agora, o passo é fazer um plano de ação. Como vai agir diante desses riscos? Talvez esse seja o passo mais complicado, porque você precisa pensar em soluções e nem sempre elas são óbvias e fáceis.
Para negócios, por exemplo, é necessário pensar em todas as variáveis: financeiras, burocráticas (documentação), mão de obra, etc. Para investimentos, faça uma avaliação do seu rendimento, junte ela com seus objetivos e com tudo que aprendeu. Estabeleça um valor mensal para ser aplicado.
Mas é, justamente, na aplicação que eu travo, Mai!
Então, é o passo seguinte que vai te destravar.
Descubra qual a sua personalidade financeira
#3 Faça um teste
Não dá para perder o medo de arriscar sem experimentar. Quando você experimenta uma comida que nunca comeu, coloca tudo na boca ou apenas um pedaço pequeno? O fundamento aqui é o mesmo! Faça um teste singelo, que não vá lhe causar danos caso dê errado. Isso é muito importante para quem quer começar a investir em renda variável, por exemplo, em que os riscos são maiores. Comece devagar. Não precisa se jogar de cabeça logo de cara.
Com negócios também! Mostre seu serviço ou produto para pessoas variadas, peça feedback. Faça uma experiência e tire conclusões com ela. Vale a pena? O que pode melhorar?
O medo de arriscar sempre vai existir, mas as soluções para combatê-lo também! Agora, é com você!