fbpx
Loading
Cabines com etiquetas vermelhas, onde está desenhada uma porcentagem, cujos pontos são carinhas felizes. Veja aqui 5 passos para perder o medo de vender.

Como perder o medo de vender em 5 passos

Veja 5 passos que vão ajudar a perder o medo de vender

Oláaaa, Riqueza!

Depois de ter explicado para você o que é o “medo de não dar certo”, neste post aqui, quero te passar 5 passos para perder o medo de vender.

Porque sei o quanto isso trava sua vida, influenciando diretamente no dinheiro que você tem em conta todos os meses.

Então, fique aqui comigo, já separe o caderno de anotações de dicas da Mai, e bora para leitura.

O medo de arriscar

A incerteza, junto à falta de habilidade inicial, podem servir de travas logo no início do projeto.

Pois é como estar em uma casa desconhecida, onde você não sabe o que está por trás de cada porta, e o medo de abri-las e descobrir alguma surpresa paira sobre sua mente.

Mas imagine que esteja desesperado para ir ao banheiro, e portanto, desbravar a casa se torna uma necessidade.

Se o morador está com você, fica mais fácil. Agora, e se ele não estiver? Terá que se aventurar por conta própria. E, se por acaso, errar a porta, vai pedir desculpas e fechá-la para seguir adiante, certo?

Com isso, pense que a casa é a venda, a necessidade é a estabilidade financeira, as portas são as técnicas e o morador é a sabedoria adquirida.

Ou seja, no início, ele não vai estar junto, mas aparecerá quando já tiver adentrado todas as portas. Ou seja, quando você se familiarizar com o lugar.

Decisão de ir em frente

Sendo assim, o primeiro passo para perder o medo de vender é tomar a decisão de ir em frente. Porque decidir é o ato mais efetivo, e difícil, que existe. Porém, a partir do momento que você decide, tudo se transforma.

Quem determina que vai conseguir, não se deixa abater pelo mistério que existe em todo começo de empreitada. Pois sabe que vai estar fora da zona de conforto, contudo enxerga isso como uma aventura, e não ameaça.

E a necessidade pode ser um combustível nesse momento. Por isso, pense e escreva qual é o motivo pelo qual você tomará a decisão de vender.

Busque detalhar ao máximo isso, colocando valores a serem atingidos, para onde eles serão destinados, quem você quer beneficiar com essa decisão (família, por exemplo).

Estude e pesquise

Bem, o segundo passo para perder o medo de vender é estudar. Porque ganhar algum tipo de conhecimento garante a você um norte. É o morador da metáfora se construindo.

Aqui no blog, por exemplo, eu já passei 4 coisas que você precisa saber para iniciar suas vendas. Então, aproveite para ler após acabar esse artigo.

Além disso, nesse vídeo, recém lançado no canal, dei três passos básicos para começar um novo negócio. É outra fonte para você beber.

Vídeo do Canal A Rica Simplicidade.

Adquira experiência

Agora, o terceiro passo, que ainda diz respeito à formação da sabedoria (morador), é colocar em prática aquilo que aprendeu.

Já falei sobre como isso é um hábito escasso, mas primordial em relação a ganhar dinheiro.

É com a prática que você vai saber o que funciona com seu público.

Assim sendo, recomendo que siga a Mai lá no Instagram para ter acesso a diversas dicas práticas sobre vendas.

A importância da avaliação de desempenho

Riqueza, preste atenção no que vou dizer agora. Nenhum dos passos anteriores vai ser eficaz se você não fizer uma avaliação de desempenho.

O que isso quer dizer? Basicamente, na prática, é criar uma tabela (ou documento) em que possa anotar as técnicas que testou, o período de execução (semana ou quinzena de teste) e os resultados obtidos.

Esse é o quarto passo para configurar sua a sabedoria. E ser alguém sábio é viver cada experiência conscientemente.

Em outras palavras, é ter consciência do que aconteceu em cada teste para saber o que replicar e o que precisa mudar.

Feedback de terceiros

Sim, será necessário se colocar para avaliação, porque nós não enxergamos nossos atos de forma distanciada. De repente, existe um determinado resultado que você não foi capaz de notar porque estava focado em outro.

Ou então, um defeito de execução que também não percebeu.

Sendo assim, o parecer de alguém de fora é importante.

Logo, busque pessoas em quem você possa confiar, mas que sejam críticas. Nem toda crítica é depreciativa, entenda isso.

E, esse é o quinto e último passo para perder o medo de vender.

Como esses 5 passos vão te ajudar a perder o medo de vender?

Muito da origem do medo de vender vem da incerteza. Seja ela em relação ao seu potencial, imagem, execução, responsabilidade etc.

A sensação de se colocar em um lugar de “vulnerabilidade”, por não ter nenhuma segurança do que está fazendo, acaba paralisando muitas pessoas.

Por isso, esses 5 passos vão te ajuda a estabelecer controle sobre o desconhecido. Ou seja, estará agindo de forma consciente sem parecer vulnerável às circunstâncias.

E qualquer que seja seus resultados, eles já configuram avanço. Porque sucesso está na jornada e não no fim.

Então, o que achou? Bora colocar isso em prática?

Se você chegou até o final desse texto, e gostou desse conteúdo, convido a conhecer meu curso Sufoco Nunca Mais, criado com base na sabedoria que adquiri em relação às finanças, desde quando liquidei uma dívida de 30 mil reais e comecei a investir para alcançar autonomia financeira como empreendedora.