fbpx
Loading
Desapego

Desapego: e se sua casa pegasse fogo?

Desapego: uma reflexão sobre o que guardamos dentro de casa

Olá, Riqueza!

O assunto de hoje é desapego. Falo bastante sobre ele na série Atitude Minimalista do Mês e sei que não é uma prática fácil. Mas eu vim trazer uma reflexão simples, porém, profunda inspirada pelo artigo Prepared to Walk Away (em uma tradução livre, seria Preparado para ir embora), do autor  Joshua Fields Millburn. Vem comigo!

Desapego: uma reflexão sobre o que guardamos dentro de casa

Não deixe sua felicidade depender de coisas que você pode perder

C.S LEWIS

Para falarmos de desapego, acho interessante, primeiro, pensar no significado daquilo que guarda dentro de casa. Por exemplo, quando você me fala que não consegue desapegar de uma camiseta, bolsa, item de viagem é porque, provavelmente, eles se transformaram em uma memória material da sua vida. Porém, e se fosse obrigado a desapegar?

E quando tenho que mudar o padrão de vida?

Se sua casa pegasse fogo

Aí, que horror, Mai! Calma, riqueza, é só um jogo mental! Um lugar imaginário para você ir e refletir: o que eu perderia? Será que toda a sua vida está representada pelo material? Seria capaz de ir embora e seguir em frente? Olhe o que o autor do texto fala:

“Se minha casa pegar fogo, não há nada nela que não possa ser substituído: todas as minhas fotos estão escaneadas, arquivos importantes estão copiados. Todo o mais não tem um significado real . Da mesma forma, estou preparado para ir embora.” – Joshua Fields Millburn

Quero que entenda que essa é uma situação extrema, porém, não impossível. É comum, infelizmente, assistirmos pessoas que perdem suas casas para tragédias, mas não é só isso. Por exemplo, no meu caso, aprendi a técnica do desapego desde nova, porque mudei muito de casa, como já contei em vídeo. Quando a sua realidade o obriga a acumular menos, a percepção de guardar memórias em objetos se transforma.

Essa reflexão sobre apego que gostaria que fizesse essa semana, riqueza. Pare para pensar onde suas memórias estão depositadas ou no motivo pelo qual não consegue desapegar de certas coisas. E, principalmente, onde mora sua felicidade?