Economia: coisas com que não economizo
Economia: o que não corto da minha vida financeira
Olá, Riqueza!
O vídeo de hoje é sobre minha filosofia de vida e trabalho: economia nos setores menos importantes da sua vida, naquilo que está em excesso, sem propósito. Para que assim, você possa investir nos pilares relevantes para você. Dê o play para entender melhor.
Economia: o que não corto da minha vida financeira
Roupas de estação
Todo mundo que quer economizar na compra de roupas, com certeza, já ouviu o conselho de não comprar roupas de inverno no inverno (ou de verão no verão), porque elas ficam mais caras. Porém, eu tenho poucas roupas, pois não tenho o costume de estocar peças no armário, ou seja, estou sempre trocando o guarda-roupa. Portanto, costumo comprar roupas da estação atual. Não é uma prática econômica, porém, para mim – que não sou consumista, compro só o que preciso – funciona melhor. Então, faço meu planejamento para isso e vou às compras com tranquilidade.
Livros físicos
Eu ainda não sou a pessoa que consegue ler tudo de forma digital. Tenho apego ao livro físico e invisto neles, porque acredito ser a forma mais eficiente de aprendizado. Então, definitivamente, não faço economia com livros.
Desapego: e se sua casa pegasse fogo?
Sair para comer
Eu economizo no dia a dia, levando marmitas para o almoço, porque faço questão de encaixar no orçamento do mês um jantar com o marido em algum restaurante. Isso é importante para nós e sempre está presente no planejamento financeiro.
Viagens
Se tem algo que amo é viajar, por isso, minhas viagens entram no meu orçamento sempre. Economizo com outras coisas para poder ter dinheiro para viajar.
Aproveite e liste as coisas mais importantes para você, aquelas para as quais quer direcionar seu dinheiro. Depois, liste o que você pode cortar de gastos para turbinar suas realizações de curto prazo. Sempre lembrando da aposentadoria e da reserva, ta bom?