fbpx
Loading
Mulher sentada sozinha em um banco, olhando o celular. A foto é tirada de um ângulo aberto e mais longe do objeto "a mulher", por isso, passa uma sensação de solidão.

Faxina Emocional: atitude minimalista do mês

Vamos pensar em fazer uma faxina emocional?

Olá, Riqueza!

Mês da campanha Setembro Amarelo, que chegou ao Brasil em 2015 e se dedica à prevenção do suicídio. Baseado nisso, resolvi falar sobre saúde mental. Porque acredito que nenhuma prosperidade financeira pode nascer de um ambiente emocional fragilizado. Ou seja, precisamos estar bem firmes por dentro para corrermos atrás do nossos objetivos. Por isso, que tal fazermos uma faxina emocional nesse mês? Dê o play no vídeo para saber mais.

Vídeo do canal A Rica Simplicidade.

Relações e emoções essenciais

Recentemente, li um texto de um terapeuta chamado Rafael Giuliano, em que o título era “Relações e emoções essenciais!”

E como esse mês de setembro é um período de atenção redobrada à saúde mental, resolvi trazer para o episódio deste mês, uma reflexão sobre nosso emocional.

Limpando o “Guarda – Emoções”

No texto, Rafael conta uma experiência muito legal que ele fez, e o mais interessante é que ele associa a uma limpeza de guarda-roupa. É o que chamou de Limpeza do Guarda-Emoções.

Basicamente, ele pegou para refletir sobre todas as memórias que tinha guardado na mente. “Tirou tudo do armário” e analisou cada uma com a mente no presente, então, em vez de entrar nas memórias, ele as colocou para fora.  Olhem esse trecho:

“Resgatei memória por memória, deixando-as “respirar” no aqui e agora do meu momento presente. Olhei para as lembranças sem a nostalgia comum e sim com um olhar de apreço. Meu propósito era encontrar valor naquelas experiências vividas e abrir mão apenas do que me trazia a sensação de peso ou desapreço. ”

Rafael Giuliano

Espaços vazios e faxina emocional

Quando a gente fala de desapego, precisamos pensar também no interior, porque muitas vezes o acúmulo material vem de uma falta, um vazio interno. 

Rafael também fala algo que eu concordo demais, que é a necessidade que temos de preencher espaços vazios. 

“Como um acumulador natural de memórias (quem me conhece sabe que tenho uma memória prodigiosa), de repente me vi com vários “espaços vazios” e a vontade comum de preenchê-los. É assim também com os espaços físicos em nossas vidas. Quando abrimos mão de algo há um desejo de preencher aquele espaço adquirindo “algo novo”, mas com significado de “algo velho”

Rafael Giuliano

Terapia

Queria dizer a você que essa tarefa de limpar o guarda-emoções, por mais que pareça algo prático como as dicas que eu passo aqui, ela é muito mais profunda e, por isso, talvez você precise de ajuda. Precise de uma Marie Kondo da mente. Ou seja, um psicólogo.

No vídeo eu conto minha experiência emocional em 2018, o que me fez procurar por terapia.

Atividade de organização

  • Faxina no guarda-roupa. Porém, dessa vez, quero que vá pensando nas suas emoções ao mesmo tempo. Veja o que está no fundo do guarda-roupa, guardado, mofado e analise quais são as emoções que estão nesse mesmo estado.
  • Organizar suas fotos.

Atividade de desapego

  • Repensar tudo o que você está guardando por recordação. Será que ainda faz sentido manter?

Material de estudo

  • Filme “Divertidamente”.

Então, o que achou da faxina emocional e das atividades do mês?

Para ajudá-lo (a) ainda mais, principalmente, na atividade de desapego, leia também Desapego: e se sua casa pegasse fogo?

X