fbpx
Loading
Tela de análise de investimentos. Aprenda tudo sobre investir em CDB.

Investir em CDB: tudo que você precisa saber – A Rica Simplicidade

O que você precisa saber para investir em CDB

Olá, Riqueza!

Vamos falar de CDB? Esse post é um pequeno guia para quem está querendo investir em CDB, mas não sabe absolutamente nada sobre esse produto. A ideia é fazer com que você já invista depois de ler, hein! Então, bora?

O que é CDB?

Bom, em vez de explicar ao que cada letra da sigla corresponde, vamos fazer o caminho até chegar a ela.

Você sabia que é possível emprestar dinheiro para outra pessoa e receber juros sobre o valor “cedido” (de forma legal)? Se não sabia, vai aprender aqui. E como fazer isso sem ser preso, Mai? Por meio das instituições financeiras, bancos. Você empresta dinheiro para o banco e ele para os outros que contratam empréstimos.

Tudo bem até aqui? Então, vamos seguir.

Quando o banco pega o seu dinheiro emprestado, garante que vai devolver o valor com uma porcentagem de juros. E, para que seja atrativo emprestar dinheiro ao banco, ele promete pagar mais que a poupança.

Ou seja, aquele valor mensal que é guardado na poupança para criar uma reserva financeira, por exemplo, pode ser emprestado ao banco na garantia de melhores rendimento.

Bom, mas como comprovo que emprestei dinheiro ao banco? Por meio do CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO, o nosso amado CDB.

Tipo de CDB’S

Quando você for procurar por esse investimento no banco, vai ver que existem os seguintes tipos:

  • Prefixados: no momento em que você faz a aplicação já sabe exatamente quanto vai ganhar. Porque a taxa de juros que o banco promete pagar em retorno ao seu empréstimo não vai mudar até findar o prazo do contrato
  • Pós-fixados: já os pós-fixados garantem um rendimento de acordo com indexadores. Oi, Mai??? Indexadores são índices usados para reajustar valores dos contratos. Esses índices têm como base taxas SELIC, IPCA, DI etc. Logo, quando uma taxa cai, o índice muda e faz o reajuste no seu contrato de acordo com a mudança.

Para ficar mais claro, a sua porcentagem de juros vai mudar de acordo com o cenário do país. Então, se as taxas caírem, seus rendimentos serão menores, mas se subirem, você terá melhores resultados.

E os CDB’s Pós-fixados oscilam de acordo com isso. Então, não sabe ao certo quanto vai receber no final.

Imposto de Renda

Sim, você paga Imposto de Renda sobre seus rendimentos. Mas, não se engane, ainda vale mais a pena que a poupança. A cobrança é retida na fonte, ou seja, não é preciso declarar. E quanto mais longo for o prazo de resgate melhor, porque a porcentagem da alíquota é regressiva de acordo com a tabela:

Resultado de imagem para imposto de renda cdb
Fonte: Blog Magnetis

Investir em CDB é arriscado?

Bom, como já conversamos, todos os investimentos apresentam algum grau de risco (inclusive, sua amada poupança). No caso do CDB o risco é baixo. E ele é protegido pelo FGC, Fundo Garantidor de Crédito, o que é super importante!

Onde investir?

Caso não saiba, a Mai é embaixadora digital do banco Sofisa Direto. O primeiro banco digital do Brasil e o mais democrático. Sabe por quê? Porque você pode investir em CDB e outros títulos de Renda Fixa com apenas 1 REAL! Garantindo boas rentabilidades, hein! Você pode abrir sua conta aqui e já começar a fazer seu dinheiro trabalhar a seu favor!

Então, bora investir? Leia também dicas para guardar mais dinheiro, assim vai ter mais para investir.

X