- Stats: 1383 0
- Posted: 24/09/2018
- Category: Blog, Finanças comportamentais, Mindset, Minimalismo
Minimalismo – Como esta tendência de comportamento pode ajudar o seu bolso
Minimalismo – Como esta tendência de comportamento pode ajudar o seu bolso
Olá Riqueza!!
Você já percebeu que tantas pessoas tem encontrado novos estilos de vida, filosofias e caminhos para viver uma vida melhor, mais que em qualquer momento do mundo?
Isso provavelmente acontece pelo poder da internet de disseminar novos conhecimentos.
E um dos movimentos que tem ganho mais evidência nos últimos tempos é o que está sendo chamado de minimalismo – um movimento de filosofia de vida que prega a redução do consumismo para a busca de mais propósito e mais foco em momentos do que em coisas.
E pegando uma carona neste movimento, o nosso bolso pode se beneficiar muito de alguns destes conceitos.
Vamos mergulhar um pouco nesse assunto e entender como aplicar isso na sua vida.
O que é, e de onde surgiu o minimalismo?
Bem, essa é uma afirmação complicada, porque se formos refletir, provavelmente o minimalismo já deveria existir desde se começou a entender o capitalismo como uma forma de economia social.
Se pensarmos que o mundo vem caminhando em uma crescente de consumismo, materialismo e necessidade de ostentar poder através de coisas, o minimalismo sempre esteve lá, como o contraponto – é o antagonismo do consumismo.
Se pelo lado do consumismo o importante é ter mais coisas, casas maiores, Smartphone de última geração e carros do ano, o minimalismo nos provoca a refletir sobre este impulso de ter tantas coisas…
– Porque preciso de um carro do ano se detesto transito, odeio ir à oficina fazer manutenção e consigo fazer tudo o que preciso de metrô, ou até mesmo contratando um Uber.
– Porque ter uma casa gigante se preciso pagar uma faxineira 3 vezes por semana para limpar tudo e como trabalho o dia todo acabo usufruindo apenas da sala para assistir televisão quando chego exausta do trânsito.
– Porque preciso de mais um vestido se já tenho 12 no meu guarda-roupas que ainda nem tirei a etiqueta.
– Porque preciso do último Smartphone se o meu atende todas as minhas necessidades.
Este tipo de reflexão já vem acompanhando muitas pessoas de forma isolada, mas a consolidação desse pensamento como estilo de vida explodiu com o lançamento do documentário “Minimalismo – um documentário sobre as coisas que importam”, lançado em 2016 e publicado no Netflix.
O documentário conta com a história de diversas pessoas que resolveram abrir mão de grande parte daquilo que possuíam para viver a vida apenas com o essencial.
A história de Ryan Nicodemus, um dos autores do documentário, está diretamente conectada com este conceito.
Trabalhando como publicitário, Ryan ficou chocado com o pedido de um cliente que encomendou uma campanha para vender celulares para crianças de 5 anos.
Este pedido impulsionou Ryan à se desfazer da maior parte de suas coisas e reavaliar os padrões de consumo da nossa sociedade, especialmente quando se avalia o contexto que o nosso planeta se encontra, de limitações de recursos.
O minimalismo pode ser confundido com um movimento puramente baseado em viver com menos, mas não se trata simplesmente de menos coisas, mas sim de consumir de forma mais inteligente, e mais focada no que é essencial e importante.
Talvez um carro seja essencial para você, mas será mesmo que precisa ser um carro do ano, com um motor potente, e consequentemente um consumo maior e uma despesa maior.
Um carro mais simples e também mais econômico pode te gerar a mesma satisfação.
Imagine que um carro de luxo tenha um seguro anual de 5 mil reais, e um modelo mais simples tenha o seguro de 2 mil reais – estes 3 mil reais de diferença podem significar aquelas férias na Disney que você sempre sonhou em fazer, mas nunca sobrava dinheiro para isso.
As coisas que você tem ainda te geram despesas financeiras e emocionais, pois você pode estar na situação de abrir o guarda-roupas e achar que não tem nada para vestir, e sinta isso porque tem roupas muito marcantes.
Neste caso você pode começar a decidir suas compras por roupas mais versáteis que combinadas formem vários looks diferentes e te deixem sempre linda e moderna.
Consumo Consciente: 4 dicas para combater o consumismo
Este mesmo acúmulo de roupas pode fazer com que você precise manter como guarda-roupas um móvel de 4 mil reais, enquanto pode ter um MIX de peças reduzido com um móvel de mil reais, e pagar menos frete na sua próxima mudança, se você morar de aluguel.
Ah, também podemos economizar na moradia.
Sabe quando os seus pais te visitam e dormem na sua casa, e por essa visita deles você faz questão de manter um quarto de hóspedes, e o seu apartamento de aluguel de 3 dormitórios custa 4 mil reais.
Mas a visita dos seus pais acontece apenas 4 vezes por ano, então porque não alugar um apartamento de 2 dormitórios por 2.5 mil reais, e quando seus pais vierem de viagem, durma na sala e empreste a sua cama para eles.
Neste exemplo da casa de aluguel nós estamos falando de uma economia de 18 mil reais por ano – amiga, com este dinheiro você paga um cruzeiro para você e os seus pais para o ano novo.
Minimalismo é liberdade
Minimalismo se trata muito mais de um movimento de encontrar espaço na sua vida para colocar mais experiências, e menos coisas.
Nesse exato momento você pode estar olhando à sua volta e pensando se realmente precisa de tantas coisas como você tem, e talvez você comece a se livrar de algumas coisas que tenha, mas talvez nem goste tanto, ou não precise de verdade.
Os padrões de consumo que temos ainda nos tornam uma sociedade imediatista, e eu posso te garantir que ao final da sua vida você vai gostar mais de ter pensando no futuro e feito um bom investimento que te garanta conforto e um bom padrão de vida, do que ter trocado de carro à cada dois anos.
Se você busca decisões financeiras mais inteligentes, pense um pouco mais à frente – e não se esqueça de assinar a nossa newsletter, onde eu vou te mostrar como criar uma realidade de muito mais prosperidade.
O que você tem hoje na sua vida que te gera uma despesa grande, e poderia deixar de ter e manter um ótimo padrão de vida? Compartilhe conosco, vamos todas tomar decisões inteligentes juntas!