fbpx
Loading
Mão segurando um celular. A tela do celular é cheia de ícones de aplicativos.

Minimalismo digital: você vive no tempo de quem?

Você está usando a tecnologia ou sendo usada por ela?

Olá, Riqueza!

O assunto do vídeo é minimalismo digital. Porque se estamos falando em reduzir excessos, precisamos tocar no assunto “Internet”, não tem jeito. Temos que falar de aplicativos e o quanto nos deixamos consumir por eles. Então, vamos lá? Dê o play no vídeo!

Vídeo do canal A Rica Simplicidade. Publicado em 20 de Agosto de 2019.

Perdemos o senso de urgência

Em 2013, Eliane Brum escreveu um artigo na revista Época, cuja mensagem era a necessidade de retomarmos o senso de urgência. E, pensa comigo, ela ainda nem conhecia WhatsApp.

Precisamos entender o que é urgente de fato, porque não temos condição psicológica para resolver várias questões ao mesmo tempo. Além disso, temos que entender qual nosso limite de cobrança do outro para não impor o nosso tempo a ele. Ou seja, riqueza, não temos o direito de cobrar resposta instantânea de alguém que tem outras questões para resolver além das nossas.

Invasão: estamos vivendo no tempo de quem?

Ao mesmo tempo que não podemos ser invasivos, também temos que impor limites aos que nos invadem diariamente. Pense aí quantas vezes você já recebeu uma mensagem que era “urgente” e teve que parar tudo que estava fazendo para respondê-la? Quantas vezes abriu mão do descanso para não deixar o outro esperando por uma resposta? Afinal, está vivendo o tempo do outro?

As abordagens chegam até nós sem que o remetente tenha a menor noção de como vamos receber. Muitas vezes temos que lidar com mais de um problema ao mesmo tempo sem estar pronto para isso, ou sem chance de pensar sobre isso.

Dependência da solução na palma da mão

Quanto você tem utilizado a criatividade para resolver problemas e encontrar outras alternativas? Você quer as coisas fáceis e rápidas, não é mesmo? Você esqueceu que não é assim na vida real.

Quanto tempo você levou para aprender a caminhar? Falar? Para escrever seu nome, correr? A Internet cortou caminhos, mas não está vendendo experiências de vida, maturidade, que só se conquista plantando todos os dias.

Hoje, sua vida funciona pelo celular. Mas para o minimalismo digital, é preciso saber se virar sem ele. Temos que reaprender a resolver questões de outras formas. Não estou falando em abrir mão de facilidades, mas sim, de retomarmos o tempo natural das coisas, porque soluções rápidas causam ansiedade. Achamos que tudo está na palma da mão e não é assim.

Ansiedade e minimalismo digital

O celular ligado funciona como uma autoafirmação de importância. “O mundo não sobrevive sem mim”. Por isso, precisamos estar o tempo inteiro presentes, online, porque acreditamos que nada pode se resolver sem nós. Mas pode, riqueza! Não somos a solução de tudo e precisamos entender isso.

Atividade de organização

  • Organizar canetas acumuladas;
  • Organize suas redes sociais: siga apenas 50 pessoas no Instagram;

Atividade de desapego

  • 2 almofadas que deveriam ter sido jogadas há meses;
  • 10 livros que podem ser passados adiante; 
  • Papeis da bolsa e carteira (notas fiscais, recibos etc) ;
  • desinstale 2 aplicativos do seu celular e tire notificações de mais 2.

Material de estudo

Então, gostou do conteúdo? Leia também: Como investir no Tesouro Direto todos os meses

X