- Stats: 1863 0
- Posted: 07/09/2018
- Category: Blog, Conquista de objetivos, Finanças comportamentais, Investimentos
Morar sozinho: como se organizar financeiramente
Morar sozinho: como se organizar financeiramente
Como adaptar sua rotina financeira para conseguir morar sozinho
Olá riqueza! Tá pensando em morar sozinho e não sabe como fazer a gestão financeira? Quer a ‘carta de alforria financeira’, mas ainda vê pilhas de boletos em cima da escrivaninha?
Não entre em pânico. Eu estaria mentindo se dissesse que isso não é um motivo válido de preocupação. Em todos os conteúdos que entrego aqui no blog e no meu canal do Youtube, sempre dou dicas de organização financeira.
Mas ainda não tinha preparado algo exclusivo para quem quer ‘zarpar do cafofo’ e ter absoluta independência financeira. Então, se você tá nessa vibe, fique atento ao que vai ler agora.
Minhas dicas vão te mostrar como organizar:
- Seus hábitos atuais de consumo;
- Sua fase de transição para a independência financeira habitacional;
- Seus primeiros dias morando sozinho; e
- Sua afirmação como gestor único da sua renda nessa nova etapa da sua vida.
Vamos aos passos que te ajudarão a sentir grande segurança em se organizar financeiramente para morar sozinho.
Quais são os seus hábitos atuais de consumo?
Seus hábitos atuais de consumo podem interferir de maneira positiva ou negativa em sua decisão de morar sozinho. Se a preocupação de se manter sozinho financeiramente ainda parece distante, sugiro ‘aproximá-la’ logo de você.
É possível fazer isso avaliando a maneira como está levando a sua vida desde já. Vou sugerir alguns parâmetros interessantes nesse sentido.
Diversão
É bom demais se divertir. Mas já percebeu que quando não somos um pouquinho cruéis com nós mesmos nas ‘vacas gordas’, nossa diversão acaba se tornando mais preocupante do que prazerosa?
É isso mesmo! Portanto, antes de gastar dinheiro demais se divertindo a todo custo, pergunte-se:
- Eu defino um teto de despesas com cinema, canais de assinatura, jogos e outras formas de entretenimento?
- Penso em curtir o máximo possível os meus momentos de diversão sem pensar no amanhã ou tenho um pouco mais de cuidado?
Curtir é bom. Mas se você deseja morar sozinho, essa nem sempre poderá ser uma realidade. Por isso, ter mais cautela agora ajudará você a atingir sua meta com mais facilidade.
Alimentação
Você é daquelas pessoas que não abre mão de comer fora? Bem, se está pensando em morar sozinho no futuro próximo, prepare-se para ter o fogão da sua casa ou apartamento como parceiro de cozinha!
É justamente assim que você pode economizar desde já. Se para qualquer projeto pessoal, nós precisamos muitas vezes poupar com restaurante, o que dirá, então, de morar sozinhos?
Economizar na nossa alimentação não tem a ver comer mal, mas usar melhor o dinheiro para comer como sempre, ou ainda melhor! E nesse caso a cozinha da nossa casa pode ser um excelente laboratório de mais um Chef da Economia!
Transporte
Muita gente que quer aprender a ter mais autocontrole nas finanças para morar sozinho está deixando o carro na garagem.
Alguns estão investindo em créditos para se locomover usando o Uber e seus concorrentes. O resultado? Economia direta no bolso!
Sendo assim, mais recursos podem ser reservados para o tão sonhado dia em que você finalmente poderá se organizar financeiramente para morar sozinho.
Telefonia celular
Gastar muito com telefonia está até fora de moda. Basta alguns minutos assistindo TV e você verá a luta entre as operadoras de telefonia celular no Brasil para ter você em seu hall de membros.
Assim, pesquise bastante os sites de cada empresa, ligue para o serviço de atendimento e pergunte sobre as novidades em ofertas, promoções e planos de fidelização de clientes.
Quem sabe você não consegue planos de telefonia móvel com dados de internet mais baratos? Essa economia vai te ajudar mesmo antes de morar sozinho a mergulhar no universo de quem está se preparando para assumir a casa, financeiramente falando.
Mas economizar com telefonia celular, transporte, alimentação e diversão são apenas algumas áreas da vida em que é preciso estar atento. Se organizar financeiramente para morar sozinho envolve um conjunto de ações. E uma delas é estruturar suas finanças enquanto tem o benefício de morar com outras pessoas, como marido, esposa, seus pais ou colegas de universidade.
TAREFAS DIÁRIAS: MELHORES FERRAMENTAS PARA ORGANIZAR EU DIA
Vamos agora às dicas que podem fazer grande diferença na sua decisão de se organizar financeiramente para morar sozinho.
Estruture as finanças pessoais antes de morar sozinho
Sua atitude em relação a ser dependente em sentido financeiro precisa se ajustar o mais rápido possível.
FINANÇAS PARA JOVENS: DICA PARA SEU COMEÇO DE CARREIRA
Por isso, não deixe as mudanças necessárias para amanhã. Vou listar agora dicas que podem ser aplicadas desde já para te ajudar no processo de transição. Leia essas dicas pensando nas que mais se aplicam à sua situação.
- Elabore uma planilha de despesas fácil de organizar
- Identifique despesas pequenas que, se somadas, estão se tornando um verdadeiro desperdício na sua vida
- Ao invés de contratar alguns serviços ou adquirir alguns bens, use os vídeos da internet para aprender alguma habilidade que antes você não tinha
- Elimine qualquer despesa que não seja essencial nas semanas que antecedem à sua mudança para morar sozinho
- Só gaste seu dinheiro com a boa e velha pergunta: “Eu preciso disso ou apenas quero?”
- Não desperdice comida, mas use de bom senso ao preparar alimentos ou comprar comida
Pode parecer exagero, mas seguir essas dicas colocará sua mente em outro nível de consciência como consumidor. Você se tornará uma pessoa plenamente ciente do que pretende fazer em sentido financeiro.
Depois de ajustes como esses, você estará pronto para a mudança. Depois de alguns dias morando sozinho, algumas dificuldades começarão a surgir.
Quais são elas? E como você pode viver financeiramente se estiver agora morando sozinho?
A saga começa: como viver financeiramente nos primeiros dias morando sozinho?
Não se esqueça de que problemas surgem com qualquer pessoa que mora sozinha. Assim, não se entregue ao vitimismo. Pense que esta decisão foi sua e curta o momento de se sentir o dono da situação onde você mora.
A partir daí, os problemas parecerão menores à medida que você continuar usando de bom senso e aprimorando seus métodos de consumo.
Sinta plena satisfação administrando suas finanças nessa nova fase da sua vida!
Aproveite bastante essa nova etapa da sua vida. Se organizar financeiramente para morar sozinho não é para qualquer um. E você chegou lá!
Conte para outros que estão na mesma situação que você seus receios e o modo como está lidando com os novos desafios.
Participe de grupos nas redes sociais que incentivam a troca de ideias sobre finanças. Pergunte como outros enfrentam a falta de alguém para dividir as despesas.
Imagine como os próximos dias serão mais felizes. Aquela pilha de boletos não existe mais. Você se sente livre em sentido financeiro.
O que achou dos meus conselhos sobre como se organizar financeiramente para morar sozinho? Comente logo abaixo e será um prazer te ajudar ainda mais na sua jornada de aprendizado financeiro.
Sempre que puder, passe aqui no blog para ler meus novos posts. É um prazer estar ao seu lado compartilhando nossos medos e vivenciando profundas mudanças em nosso modo de administrar nossas riquezas!