- Stats: 1376 5
- Posted: 13/08/2019
- Category: Blog, Finanças comportamentais, Mindset, Vídeos
Pare de falar essas 5 coisas
Pare de falar essas desculpas que empobrecem
Olá, Riqueza!
No vídeo de hoje, vim passar uma lista de 5 coisas para você cortar do seu hábito de fala; são desculpas comuns que limitam qualquer um a pensar pequeno. Portanto, já dê o play no vídeo para saber se você ainda fala essas coisas.
Pare de falar “Não vou conseguir”
Essa frase está muito atrelada à falta de autoestima, autoconfiança. Também pode contar muito sobre a nossa criação. Mas a pergunta que lhe faço é: como você sabe que não vai conseguir? Melhor ainda: o que de pior pode acontecer se você não conseguir? Talvez, se você tem essa grande insegurança dentro de si, busque imaginar o pior cenário e se planeje para lidar com ele.
“É tarde demais”
Essa eu ouço muito, principalmente, quando o assunto é investimento e construção de patrimônio. Porque é fácil olhar para o tempo que passou, mas olhar para o que vem pela frente é mais desafiador. Mas o que você perde se investir agora? Nada. Só há ganhos, mesmo que o tempo seja menor. Nunca é tarde demais para começar a fazer algo que você nunca fez.
“Quanto mais eu ganho, mais eu gasto”
A não ser que você seja uma pessoa que esteja passando necessidades básicas e que, com aumento de salário, tem a oportunidade de sanar essas necessidades, não há perdão para falar essa frase. Porque se você quer ter uma vida financeira confortável precisa aprender a viver um degrau abaixo, não tem jeito.
Pare de falar “Não tenho tempo”
Já reparou que para aquilo que é urgente sempre há tempo? A gente, como um passe de mágica, consegue encaixar na rotina. Então, pergunto a você: não há tempo ou não isso não é prioridade na sua vida? Passe a reparar sempre que falar “Não tenho tempo” se você, realmente, não tem tempo ou se não quer lidar com certa tarefa.
Só cuidado, riqueza! Porque essa história de adiar coisas importantes, como a organização financeira, pode levar você à situação de urgência. Quer isso?
“Não tenho dinheiro”
Essa é clássica, infelizmente! Mas da mesma forma que falei sobre o tempo, repito aqui: dinheiro você tem, seja poupo ou muito, é preciso ter para viver em uma sociedade capitalista. E a definição de “pouco” e “muito” também é relativa. Depende de que padrão de vida você quer construir, o que deseja realizar. Continuo batendo na mesma teclar: a questão maior aqui é a falta de prioridade, porque para as coisas importantes para você sempre há um jeito.
E ai, gostou desse conteúdo? Leia sobre Como criar um orçamento mensal.