fbpx
Loading
Cubos de madeira com letras estampadas. Juntos, formam a palavra "invest". Venha ver um passo a passo para começar a investir.

Passo a passo para começar a investir

5 passos para começar a investir

Olá, Riqueza!

Hoje, vou dar um passo a passo para começar a investir que é fácil de seguir. Então, se ainda não entrou no mundo investidor, aproveite esse post. Faça de 2020 o seu ano!

Tenha objetivos

O primeiro passo para começar a investir é saber o motivo pelo qual você quer que seu dinheiro renda. Pois é só a partir disso que a “mágica” acontece.

Quando temos objetivos fortes, ou seja, sabemos onde almejamos chegar e o que gostaríamos de viver, criamos disciplina para correr atrás.

Organize seu orçamento

Se você não estiver com orçamento mensal organizado, não vai conseguir investir. Já temos um post aqui sobre como organizar o orçamento, é só clicar aqui para conferir.

Nele, explico cada etapa necessária para ter as finanças mensais estruturadas.

E, no vídeo abaixo, eu falo sobre o método dos potes, uma técnica que vai ajudá-la (o) a colocar a teoria da organização financeira em prática. Então, assista depois de ler para sair daqui sem nenhuma dúvida.

Faça seu planejamento financeiro

Bem, após firmar seus objetivos e organizar o orçamento, você precisa descobrir quanto de dinheiro precisa ter em determinado prazo.

 Por exemplo, se um dos seus objetivos é fazer uma viagem para Europa em julho de 2021, tem que saber quanto ela custa, certo? E, depois de saber o total, tem que estabelecer valores mensais de investimento para conseguir viajar.

Também já ensinamos a fazer um planejamento financeiro completo aqui.

Abra conta em banco de investimentos

Chegou a hora de abrir sua conta em um banco de investimentos. Como você deve saber, o parceiro da Rica é o Sofisa Direto, o primeiro banco digital do Brasil, completamente gratuito.

Nele, qualquer pessoa é capaz de investir com apenas R$1,00. Então, não tem como me dizer que há dinheiro para investir.

Para abrir sua conta, é só clicar nesse link.

Descubra qual é seu perfil de investidor

Existem três tipos de perfil investidor:

Conservador

Pessoas que não toleram risco. Dito isso, se você se enxerga como alguém que prioriza segurança em detrimento de maiores rendimentos, é conservador.

Normalmente, quem está no início pode se enquadrar nesse perfil. Até porque é um momento de sentir e aprender como funciona o mercado financeiro.

Moderado

Já o perfil moderado tolera certo risco. Quem se enquadra nessa modalidade de investidor, ainda tem a segurança como base, mas aposta em títulos de pouca liquidez e com alguma volatilidade para ter melhores rendimentos.

São pessoas que já possuem uma reserva de emergência bem estruturada, estudaram mais o mercado financeiro e entendem de outros ativos.

Agressivo

O último perfil de investidor é aquele que prioriza a rentabilidade. Logo, são pessoas que conhecem bastante de ativos voláteis, como ações, e apostam boa parte de seu patrimônio nesses tipos de investimentos.

Não quer dizer que não tenham uma fatia de sua carteira em renda fixa. Porque, afinal, o perfil agressivo precisa pensar mais a longo prazo e, portanto, garantir sua segurança.

Qualquer banco de investimento traça seu perfil investidor, por meio de algumas questões. No Sofisa Direto, além dessa análise, também é possível ter uma carteira de investimentos recomendada por eles.

Portanto, ao abrir sua conta lá, descubra seu perfil e avalie as recomendações fornecidas.

Escolha os investimentos adequados aos seus objetivos

Eu sei, eu sei! Essa parte costuma ser a mais complicada de todo o processo. Mas se você segue a Mai no Instagram, sabe que há muito conteúdo sobre isso.

Lembre-se de que para reserva de emergência é preciso escolher um título de liquidez diária, ou seja, que permita o saque a qualquer momento.

Já para outros objetivos, é necessário avaliar o prazo de vencimento, imposto de renda e rentabilidade. E não se preocupe, quando vencer, o dinheiro cai automaticamente na sua conta.

Aqui no blog, você encontra Tudo sobre CDB e Tudo sobre LCI/ LCA.

Porque esses são títulos de renda fixa, ideais para perfis mais conservadores, ou seja, pessoas que não querem investimento de muito risco.

Passo a passo para começar a investir

Bom, não é difícil, é?

Exige, sim, esforço e estudo. Mas quem quer, de verdade, transformar a vida financeira, vai se dedicar. Espero que seja seu caso, Riqueza!

Nas nossas redes, tem conteúdo diário para aproveitar. Também já fiz uma série de vídeos sobre o assunto.

Posso contar com você para iniciar seus investimentos esse ano?

E se você já investe, venha descobrir como melhorar seu desempenho e potencializar a realização de seus objetivos. Afinal, a vida não é só boleto!

X