fbpx
Loading
Menina loura com expressão de surpresa apontando o indicador para a lateral direita. Saiba porque a taxa Selic está subindo tanto aqui.

Por que a Taxa Selic está subindo? Entenda aqui

Saiba porque a Taxa Selic está subindo tanto

Olá, Riqueza!

Se você está acompanhando os noticiários, já deve ter escutado repetidas vezes nesse ano que o Comitê de Política Monetária (COPOM) anunciou mais um aumento da Taxa Selic. Mas você sabe o que isso significa? Por que a Taxa Selic está subindo?

Aqui neste artigo, você aprenderá o motivo dessa alta.

Maior aumento em um curto espaço de tempo desde 2003

Segundo um levantamento da CNN Business, o último aumento expressivo da taxa básica de juros em um curto espaço de tempo foi em 2003. Até agora, só em 2021, a Selic saltou 4,25 pontos.

Mas por que a Taxa Selic está subindo tanto? 

Bom, para começo de conversa, você deve saber que a Taxa Selic é a taxa básica de juros do mercado. 

Na prática, isso significa que ela é a responsável por estabelecer o mínimo de juros que estará nos contratos de empréstimos de crédito a consumidores, empresas e até do governo.

Assim como o mínimo de juros que os títulos de investimentos de renda fixa atrelados à Taxa Selic vão oferecer de retorno para quem aplicar nesse momento.

Ela existe como um mecanismo de controle da inflação. 

E funciona da seguinte forma: quando o Comitê de Política Monetária, órgão do Banco Central responsável pelo controle da inflação, percebe que os preços estão subindo e elevando o índice da inflação, ele aumenta a Taxa Selic.

Por que? Porque se a Taxa Selic sobe, fica mais caro pegar crédito emprestado, certo? Isso faz com que o consumo diminua e seja possível controlar os preços. Dessa forma, vemos a consequente queda da inflação.

Qual é a expectativa da taxa Selic?

Bem, o Comitê de Política Monetária já anunciou que a expectativa da Taxa Selic até o fim de 2021 está em torno de 8,25% .Na imagem abaixo, por exemplo, você pode ver quais foram as projeções que o COPOM anunciou na data 24 de setembro de 2021.

Imagem dos Destaques do Boletim Focus de 24/09/2021.

Quando é a próxima reunião do Copom em 2021?

As próximas reuniões do Copom em 2021 serão nos dias 7 e 8 de dezembro segundo o calendário oficial do órgão. Logo, somente no último mês do ano, teremos o ajuste oficial da Taxa Selic.

Onde investir com a Selic alta?

Neste vídeo que publiquei no canal, contei o que acontece com seus investimentos e para quais você deve se atentar agora. Assista!

Vídeo publicado no canal A Rica Simplicidade

Saiba porque a Taxa Selic está subindo tanto

Espero que esse artigo ajude você a entender porque a Taxa Selic está subindo dessa forma. Pois quando compreendemos a movimentação do mercado, conseguimos fazer melhores escolhas de investimentos.

Caso queira se aprofundar no assunto e começar a investir sem medo de perder dinheiro, é só clicar aqui agora para se inscrever na lista de espera do curso Mulher Rica Investe. Vou abrir poucas vagas ainda em outubro e você será notificada.

Créditos imagem: Imagem de JALAL SHEIKH por Pixabay

X