fbpx
Loading
Rotina Matinal: como ser uma pessoa da manhã

Rotina matinal: como ser uma pessoa da manhã

Rotina matinal: como ser uma pessoa da manhã

Olá Riqueza,

O assunto de hoje é rotina matinal. Já falei um pouco sobre isso no canal, mas resolvi vir falar com as pessoas que têm dificuldade em acordar cedo, regular o sono, e trabalhar na parte da manhã – o horário de maior produtividade. Então, se você não é adepta às rotinas matinais, fica comigo até o fim, porque é capaz de mudar de ideia com as dicas que separei.

Como começar uma rotina matinal e ganhar produtividade
As primeiras horas do dia são fundamentais para o andamento dos seus projetos e metas. Sabe por quê? Porque é nesse momento em que seu corpo e mente estão, de fato, descansados e prontos para encarar funções que precisam de atenção, criatividade, concentração, foco. As primeiras quatro horas do seu dia são as mais produtivas! E se você souber usá-las com sabedoria, pode turbinar o processo de realização das suas metas. MAS COMO COMEÇAR, MAI? Vamos lá.

Como ter uma rotina matinal

Durma mais

“Nossa, que original essa dica, Mai!”

Pois é, realmente, eu não sou a primeira pessoa que está te falando isso, e nem vou ser a última. E mesmo assim, nós subestimamos o sono.”Tudo bem ficar sem dormir, ou dormir pouco todas as noites, afinal, o trabalho e os estudos estão exigindo esse tempo de mim”. Bom, nós já conversamos sobre administração de tempo, e comprovamos que a “falta” dele está mais relacionada com o modo como dividimos nossas tarefas, do que com a quantidade de horas no dia.

Dormir muito não é privilégio. É saúde! E assim como fazemos com a reserva de oportunidades, saúde também deve entrar na prioridade dos nossos investimentos. Fora isso, uma noite mal dormida significa produtividade zero no dia seguinte. Falta de concentração, foco! Experimenta resolver situações complicadas de trabalho sem ter dormido. Acho que você já deve ter passado por isso, não passou, riqueza? É simplesmente desastroso! Chega uma hora que o corpo pede arrego.

E aí, de que adiantou usar o seu tempo de sono e descanso, se você vai perder muito mais tempo no dia seguinte pela falta de atenção e sonolência? Pensa com carinho nisso, porque é o primeiro passo para criar uma rotina matinal saudável e produtiva.

Tenha suas metas em vista

Uma dica que eu tenho para você criar motivação em acordar cedo todos os dias é fazer aquele painel de metas e desejos! Tenha elas à vista, porque assim, você sabe o que precisa fazer para realizá-las. Sabe que acordar mais cedo faz parte do processo e ganha motivação nos primeiros dias. Depois que se tornar um hábito, você já vai estar programada a fazer isso normalmente.

Comece dormindo meia hora mais cedo

Outra dica para começar a dormir mais cedo é ajustar seus horários aos poucos. Para quem é viciado em dormir tarde, é realmente complicado pensar em dormir horas mais cedo. Você pode começar devagar. Na primeira semana, por exemplo, vá dormir 30 minutos antes do habitual. Fique nesse horário até ele parecer natural, e vá ajustando aos poucos.

Comece o dia com algo que te motive

Começar o dia assistindo a um vídeo, lendo um livro, ouvindo uma música que tenha o poder de te motivar é sempre maravilhoso. Procure detectar suas fontes de motivação e dedique um tempinho da sua manhã para elas. É um exercício mental muito bom e eficiente.

Organize suas metas

Liste os seus afazeres do dia. Lembre, riqueza, que as metas sempre precisam ser desmembradas e palpáveis, ou seja, para você alcançá-las é preciso dividi-las em “sub-metas”, que sejam mais fáceis e caibam na programação do seu dia. É aquela velha história, de pouco em pouco se vai ao longe.

“Eu começo amanhã” – 5 passos para escapar dessa armadilha

Conclusão

Basicamente, riqueza, tudo que você precisa fazer para mudar é encontrar as motivações certas para isso.

Lembrando que uma rotina matinal é ajustável e você pode montar a sua de acordo com a realidade que vive. Mas busque esse momento de atenção a si e a seus planos, não o deixe passar, porque ele vai fazer muita diferença na realização das suas metas.