Saiba por que a gestão de tempo é importante para sua vida
Saiba por que a gestão de tempo é importante para sua vida
O ano mal começou e a lista de tarefas já é grande. Identificou-se? A rotina é algo que não muda de um ano para o outro, ao menos que você altere radicalmente a sua vida. No entanto, há formas de organizações que podem auxiliar no equilíbrio entre a vida pessoal e vida profissional, sem causar estresse e perda de tempo.
Você sabia? Pesquisa realizada pela empresa Robert Half com 1.775 diretores de RH de 13 países, sendo 100 do Brasil, apontou que os profissionais brasileiros são os mais estressados. Cerca de 42% dos entrevistados afirmaram ser muito comum ter funcionários enfrentando estresse e ansiedade em suas organizações, enquanto a média mundial ficou em 11%.
Perante esses dados, notamos que não é uma tarefa fácil conseguir conciliar todos os afazeres diários sem que a carga afete a vida em geral. Mas, para conseguir controlar existem algumas dicas básicas, porém úteis para nos tornarmos mais produtivos no dia a dia.
Organização
Há quem diga que consegue ser produtivo em um ambiente desorganizado. Se você é uma dessas pessoas, já parou para pensar que manter a organização mínima de tudo que precisa realizar, pode ajudar muito otimizar o seu tempo, seja na área pessoal ou profissional?
Não é necessário ser obcecada por arrumação, mas práticas simples podem ajudar, como por exemplo, manter objetos que usa com frequência sempre nos mesmos lugares e de preferência ao seu alcance.
Prioridades
Separe as suas tarefas diárias por ordem de prioridades. Aqui não entram apenas afazeres profissionais, mas também os pessoais, como lazer e descanso.
Tenha uma agenda atualizada
Certamente você já passou pelo incomodo de marcar algo e logo depois precisar desmarcar porque já havia compromisso na mesma data e horário. Por isso, a importância de manter a agenda atualizada e de fácil acesso.
Quando você consegue visualizar seus compromissos, também facilita identificar períodos do dia onde você possui disponibilidade para marcar novos compromissos, e até mesmo, reservar algumas horas para não fazer nada.