fbpx
Loading

Se Curando do Divórcio

Olá querida leitora, o post de hoje é um Guest post que a querida Lisandra Zanuto carinhosamente forneceu. Ela é Psicóloga e Coach de Vida e Relacionamento e o trabalho dela é sensacional.

Espero que aproveites o texto!

Beijos,

Maiara


Se Curando do Divórcio

Eu tenho certeza que no seu plano de vida perfeito, não estava incluído se sentar em frente ao computador com uma caixa de lenço de papel, e procurar artigos sobre como superar a dor da separação e recomeçar a vida após o divórcio.

Nenhuma de nós se casa com o pensamento ou se preparando pro dia que você vai ter que enfrentar a agonia e a dor de uma separação.

É bem possível que nesse momento você esteja furiosa e muito frustrada por estar nessa situação. Eu estava.

Você deve ser uma mulher muito provavelmente bem parecida comigo. Uma mulher que enfrentou um divórcio que jamais havia imaginado ser possível. Como toda mulher, eu também acreditei que era assim. Que quando a gente casava, era pra sempre. “Até que a morte nos separe.” (te parece familiar?!)

E se você for só um pouquinho parecida comigo (e disso eu não tenho dúvidas), você deve estar se perguntando: Será que um dia eu vou ser feliz de novo??

Então leia com atenção. Eu quero te falar algo que poderá parecer pouco provável nesse momento. Mas lembre-se disso a todo momento, mesmo que você ainda não acredite. Eu quero que você saiba que uma vida extraordinária é possível após a separação. Eu quero que você tenha certeza com todo o seu ser, que a experiência do divórcio pode ser O PONTO da transformação na sua vida. Transformação pra algo positivo. Transformação pra uma vida extraordinária que você não pode nem imaginar sentada de onde você está agora.
Mas eu sei, que nesse momento é quase impossível de você visualizar isso.
Eu passei muito tempo após o meu divórcio, agonizando dias e noites assim.
E se você é como a grande maioria das mulheres, a sua cabeça não consegue se afastar da ideia de como foi que o seu casamento chegou ao fim. Você não tem ideia de como lidar com essa realidade e muito menos com o fato de como serão as coisas daqui pra frente.

Sad Woman --- Image by © Greg Vote/Corbis

O que eu posso te dizer direto do campo de batalha, são 3 coisas( que eu não aprendi fácil ou rápido), mas fizeram muita diferença quando eu comecei a ter controle sobre elas:

1. O passado é o passado.
Você tem a chance de escolher o que fazer agora. Você pode usar este momento e escolher ir avante e transformar essa experiência em algo bom ou pode se transformar em uma eterna vítima da situação.
Você pode fazer este momento o mais miserável de toda a sua vida porque seu ex marido arrumou outra, ou você pode aceitar isso e construir novos sonhos e um novo futuro pra você.
Algumas mulheres, após anos passado o divórcio, ainda vivem como se tivessem se separado ontem. Elas guardam um ranço dentro delas que as impede de se abrir pra uma nova vida. E depois de 10 ou 15 anos da separação elas ainda estão presas ao que o “ex marido fez ou deixou de fazer”.
O que ele, ou você ou os outros fizeram no passado não importa mais. O que importa é o que VOCÊ vai fazer agora a partir disso.

2. Esse momento é o único que eu posso controlar.
O único momento que você pode controlar é o momento presente. E se eu pudesse te dar um conselho, seria esse:: Feche seus olhos, respire fundo e aceite esse momento. Esse momento é o que você tem. Não julgue se ele é bom ou ruim. Apenas aceite-o. Você só pode controlar como vai se sentir, pensar e agir nesse exato momento.

3. Meu futuro depende de mim.
Você pode acordar todas as manhãs e ao invés de ficar se lamentado pela sua situação atual, você pode começar seu dia aceitando onde você está, e se sentindo grata pelas coisas estarem aonde estão, e aí sim, tomar uma atitude que possa te levar aonde você quer estar física e emocionalmente. E essa jornada não é um projeto.. ela é um longo processo de aprender a apreciar o seu agora e viver do melhor jeito que você pode, nesse momento.
Diga a você mesma quando acordar todas as manhãs:

“Ok eu estou aqui ainda! Então cada escolha que eu fizer hoje eu vou estar criando a vida que eu quero ter a partir de agora. Cada escolha que eu fizer hoje vai estar determinando como eu quero me sentir daqui pra frente. E eu vou viver a vida que eu desejo a partir de agora.

E lembre-se a todo momento:

O passado é passado.
Esse momento é o único que você pode controlar.
E que o seu futuro depende apenas de você.

Com Amor Lisandra Zanuto

lisandra-zanutoLisandra Zanuto – Palestrante.Psicóloga. Coach de Relacionamento e Divórcio. Ajuda as pessoas a reconstruirem suas vidas através do processo de Coaching e recuperação da auto estima e da auto confiança após a separação. Fascinada pelo ser humano e pelas suas possibilidades. Adora um bom papo e uma boa história. No mais, curte muito colocar seu par de tênis e sair por aí, ouvindo uma boa música, correndo e respirando. Amante de uma boa leitura e completamente apaixonada pela família e pela Vida.