Loading
Tabelas gráficos impressos em uma folha mostrando variações de taxas. Elas estão em uma prancheta na mão de um homem branco em reunião de negócios. Venha saber tudo sobre a variação da taxa Selic.

Tudo sobre a queda da Taxa Selic – A Rica Simplicidade

O que você precisar saber sobre a queda da Taxa Selic

Olá, Riqueza!

Como você deve ter ouvido (eu mesma já falei sobre isso), a última reunião do Copom, Comitê de Política Monetária, anunciou uma queda da taxa Selic para 5% ao ano. Mas o que isso quer dizer? Ou melhor, como esse resultado influencia na vida prática e na nossa jornada pela liberdade de escolha? É isso que vou responder aqui para você.

Tabela do Banco Central mostrando o histórico do último ano da taxa Selic.
Histórico do último ano da taxa Selic. Fonte: Banco Central do Brasil

O que é a taxa Selic

Bom, a taxa Selic (meta) que todo mundo fala o tempo inteiro é simplesmente a taxa básica de juros do mercado. Ou seja, ela é a rainha das taxas, influenciando diretamente a sua vida.

Quanto está a Selic hoje e como estava antes

Hoje, 19 de novembro de 2019, a Selic está 5% ao ano. Mas isso é baixo ou alto, Mai? Bom, riqueza, se você considerar que taxa mais baixa que essa só teve em 1997, um ano depois da fundação do Copom, pode dizer que sim, é baixa. 

Se quiser dar uma olhada no histórico da Selic ao longo dos anos é só acessar aqui.

Por que a Selic está baixa desse jeito?

A Selic está baixa porque faz parte de uma medida do governo para propiciar o crescimento da economia. Porque, na teoria, diminuindo a Selic, ele estimula o consumo e aquece o mercado. Visto que quanto mais as pessoas consumirem, mais as empresas vão precisar produzir.

A Selic baixa é bom ou ruim, Mai?

Bom, riqueza, os efeitos são positivos, porque o crédito fica mais barato. Logo, teoricamente, o poder de compra se eleva e as renegociações de dívidas com bancos ficam mais favoráveis para o cliente.

E os investimentos

Bom, para quem está com a carteira apenas direcionada para renda fixa, é o momento de arriscar. Como já venho falando desde o início de 2019, esse e os próximos anos serão favoráveis à renda variável. Mas lembre-se de estudar primeiro antes de investir e ter uma reserva financeira estruturada! Também é necessário conhecer o seu perfil de investidor, hein!

O Sofisa Direto, parceiro da Mai, traça uma rota financeira para você baseada no seu perfil. Então, bora abrir conta para ver as sugestões de carteiras que eles dão.

Vamos colocar a mão na massa? Se chegou agora, pode começar entender Tudo sobre CDB para tirar seu dinheiro da poupança e começar a trilhar sua jornada para liberdade de escolha. Porque não é a variação da Selic que vai nos parar!