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Papel escrito "Marketing Strategy", estratégia de marketing em português. Ele está em cima de uma mesa, junto com uma planta, um ferro, livros e canetas.

Tudo sobre o marketing! – A Rica Simplicidade

O que você precisa saber sobre marketing

Por Michele Kataoka

Olá, Riqueza!

Você sabe como gerir sua carreira? Nós separamos alguns conceitos básicos de marketing para te ajudar nessa empreitada. Porém, caso ainda esteja desempregado, confira nossas dicas práticas para conseguir emprego em 2020!

Sabendo que aumentando sua renda, você poderá investir mais nas suas metas, sonhos e no seu futuro, nós vamos explicar alguns conceitos que podem te ajudar a direcionar sua carreira e, futuramente, quem sabe, ganhar um aumento!

Mulher branca com as mãos cruzadas sobre o peito. Saber quais são seus valores é fundamental para uma estratégia de marketing.

Missão, visão e valores

Já falamos sobre isso anteriormente, mas é importante que esse conceito seja adotado por você!

Missão: Quem é você?

Visão: Para onde está indo?

Valores: Quais são seus valores?

Por isso, para que possa gerir sua carreira, você precisa saber quem é e, principalmente, onde quer chegar!

Caderno aberto com folha em branco. Há uma caneta em cima. Fazer análise SWOT é super importante para sua estratégia de marketing.

Análise SWOT

A sigla “SWOT” vêm dos termos em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Então, para começar a analisar, divida uma folha de papel em quatro partes e escreva em cada quadrante: forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.

Forças

São seus pontos fortes como profissional: o que você faz de melhor? O que as pessoas te elogiam? Qual sua qualidade percebida? Liste tudo nesse quadrante!

Fraquezas

As fraquezas são seus pontos fracos: no que você não é tão bom? O que você precisa melhorar? 

Oportunidade

Refere-se ao ambiente externo, ou seja, a coisas que você não tem controle. Por exemplo: uma nova política que pode te beneficiar, um mercado latente, o crescimento de um novo mercado, a economia do Brasil aquecendo. São oportunidades percebidas e que você pode explorar!

Ameaças

Elas também são do ambiente externo, e você não pode controlar. Exemplo: na sua área de atuação tem muita concorrência, mercado saturado, uma nova lei pode dificultar as coisas para você. Identifique esses pontos!

Mas que forma isso pode te ajudar?

No marketing, a análise SWOT ajuda a dar um direcionamento para a empresa. Ou seja, diante dos pontos fortes e oportunidades identificados, de que forma a empresa pode aproveitar isso?

Considerando os pontos fracos, de que forma a empresa pode melhorar? De que forma a empresa pode se preparar para as ameaças?

Portanto, tenha uma visão mais ampla do cenário, isso lhe ajudará nos próximos itens, afinal, essas dicas podem e devem se complementar!

Por exemplo: em sua carreira, você pode usar um ponto forte seu para aproveitar uma oportunidade do mercado que você identificou!

Alvo com dardos. Definir metas e objetivos é como um dardo perseguindo seu alvo. É uma estratégia de marketing poderosa.

Afinal, qual a diferença de metas e objetivos?

Objetivo: o que você quer alcançar.

Por exemplo: Quero ter minha independência financeira até os 50 anos de idade.

Meta: quantificar o seu objetivo, com números, porcentagem, tempo. 

Por exemplo: Irei investir x reais pelos próximos 25 anos, a uma taxa de juros de 5% a.a.

Tenha um objetivo claro, e com isso, trace as metas para que seja alcançável. 

Por que você deveria definir metas e objetivos?

Provavelmente, você já ouviu a icônica frase do Gato Cheschire “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.” Sendo assim, caso não tenha em mente o que quer e como vai alcançar, sua carreira terá o rumo definido por outra pessoa. E isso não é legal!

Veja algumas dicas de planejamento financeiro para realizar objetivos.

Estrada que leva a montanhas. Traçar um planejamento estratégico é o caminho para realização das metas, e faz parte de uma ação de marketing.

Planejamento estratégico

Considerando os conceitos citados acima, agora é o momento do planejamento estratégico. 

Basicamente, esse é o momento em que, considerando as informações anteriores, você irá definir uma estratégia de longo prazo para que os objetivos e metas traçados sejam alcançados. 

Aqui você irá decidir o que fazer, de que maneira, quem irá fazer, quando e como. Planejar os próximos passos e definir um caminho a ser seguido.

Por exemplo: quando você define que irá criar uma reserva de emergência de 12 meses para poder empreender, de certa forma, está fazendo um planejamento estratégico para sua carreira.

Por quanto tempo você irá economizar “x”? Onde ficará investido o valor? Qual o melhor investimento para uma reserva de emergência? Quem será responsável por investir? 

Ao planejar, você consegue ter o mínimo de controle, o que significa que, com empenho, esforço e conhecimento, você poderá tornar um sonho alcançável.

"The next step", "o próximo passo" em português escrito em giz.

Último conceito básico de marketing: PDCA

Você conhece o conceito japonês “Kaizen”? 

Bom, Kaizen é um conceito que significa melhoria continua. E o PDCA é uma forma de tornar essa melhoria um processo executável.

PDCA é a sigla dos termos em inglês: Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Action (agir).

Nós falamos sobre o planejamento estratégico, certo? Mas planejamento sem execução não funciona!

Então, para que aquele plano realmente funcione você irá: planejar, colocá-lo em prática, avaliar os resultados, e agir para melhorar. É um clico que continua sempre.

É importante que, como profissional, você continue constantemente estudando, se atualizando e aprendendo. Dessa forma, até mesmo o seu valor como profissional será maior.

Então, o que achou desses conceitos básicos de marketing? Agora, é aplicá-los na sua vida para crescer como profissional e poder alcançar a liberdade de escolha.

Aproveite também para ler sobre como investir melhor em 2020.