- Stats: 2506 4
- Posted: 11/07/2018
- Category: Blog, Conquista de objetivos, Finanças comportamentais, Organização
Ano Sabático – O que é e como se planejar financeiramente
Ano Sabático – O que é e como se planejar financeiramente
Descubra como organizar seu dinheiro para tirar um ano sabático
Tirar um ano sabático significa fazer uma interrupção saudável na sua carreira. Muitas pessoas resolvem planejar 365 dias de sua vida para cuidar de assuntos pessoais, aprender uma nova língua ou um instrumento musical, fazer trabalho voluntário em outro país, viajar pelo mundo etc. A verdade é que a necessidade de sair da zona de conforto, ampliar os horizontes e buscar inspiração vem crescendo nesse mundo corrido que a gente vive.
Mas, Mai, como a gente pode se planejar para algo desse tipo? Fica comigo que vou te mostrar passos importantes a serem considerados!
Faça um levantamento de gastos
Você vai precisar fazer um levantamento de gastos do ano sabático e do seu ano de volta para casa. Por que de dois anos, Mai? Porque você precisa ter a tranquilidade financeira de poder voltar para casa e ir atrás de recuperar trabalho e se readaptar novamente. Não tenha medo ou preguiça das planilhas!
O levantamento da sua vida de volta é mais fácil, porque você já tem uma noção dos valores de seus gastos básicos mensais. Então multiplique isso por um ano.
Para calcular quanto você vai precisar para o seu ano sabático, existe um site muito legal chamado Precios Mundi. Ele compara a média de preços de alimentos, refeições, transporte, aluguel, lazer (você pode saber quanto custa ir ao cinema, por exemplo!) entre o país que você vive, e para onde você planeja ir. Fiz três comparações entre o Brasil e países que costumam ser destinos de anos sabáticos:
Tailândia
Itália
Africa do Sul
IMPORTANTE: Um ano sabático não pode ser considerado férias! Como assim, Mai? Quando planejamos uma viagem de férias, normalmente, contamos com abundância. Lembre-se que sustentar isso por um ano é sempre mais complicado! Busque um estilo de vida simples, afinal, a ideia desse “retiro” também diz respeito a repensar nossos valores.
Economize seu dinheiro
Faça uma planilha com seus gastos atuais, veja o que você pode diminuir, ou até cortar! Analise com calma e cuidado. Eu já falei no canal sobre 8 coisas desnecessárias que você acredita que precisa. Elas acabam encarecendo seu orçamento e não ajudam na hora da economia diária.
Além disso, também tem texto no blog sobre como economizar 20% do seu salário
Fora a economia, é interessante encontrar fontes de renda extra! Já contei para você o que eu faço para ganhar R$ 1.000 por mês sem sair de casa? Você pode adaptar isso a sua realidade. Vender doces/salgados no seu meio de convívio, alugar algum quarto da sua casa para viajantes, fazer consultoria.
12 ideias de RENDA EXTRA | GANHE DINHEIRO sem sair de casa
Transforme seu ano sabático em um projeto
Por que não criar um perfil no instagram todo dicado a isso? Ou fazer um blog! Algumas pessoas que já se aventuraram em anos sabáticos, criaram projetos super interessantes que acabam servindo de portfólio para quando você retornar! Por exemplo, a jornalista Maria Fernanda Ribeiro criou seu projeto Eu na Amazônia durante um ano e meio que passou por regiões da Amazônia Legal, registrando histórias.
Outra dica legal, e que te mantém em atividade, é procurar sites como o Worldpackers. Onde você pode trabalhar em troca de hospedagem e dependendo do lugar, refeição.
Eai, animou?