fbpx
Loading
Como aproveitar a black friday

Black Friday: dicas para aproveitar as ofertas

Black Friday: dicas para aproveitar as ofertas

Olá, Riqueza

Na próxima sexta-feira vai acontecer o maior evento de promoções do varejo brasileiro. Inspirado na Black Friday americana, que acontece logo após o dia de Ação de Graças, aqui no Brasil as promoções vieram para acompanhar o natal e o recebimento do 13º.

Por isso, eu trouxe algumas dicas para que você possa aproveitar a Black Friday de forma segura e consciente. Não quero ver ninguém caindo em fraudes e nem estourando o orçamento, combinado?!

Como aproveitar a Black Friday

1. Planejamento

Bom, riqueza, o primeiro passo é a nossa regrinha básica de organização financeira. Muitas vezes, por se tratar de um evento de promoções, as pessoas tendem a flexibilizar o controle sobre os gastos, mas depois, quando a parcela do cartão de crédito chega, bate o arrependimento. Não quero que você passe por isso, certo?!

Por isso, antes de tudo, analise seu orçamento e estabeleça o valor máximo que será gasto. Ele não deve comprometer seus gastos fixos mensais. Se você estiver endividado, aconselho fazer uma análise ainda mais minuciosa e, quem sabe, esperar os próximos anos para realizar suas compras de Black Friday.

Faça uma lista de prioridade

Após analisar seu orçamento e separar o valor máximo que você pode gastar, é hora de definir suas prioridades. Tenha em mente que terá que abrir mão de alguns desejos – não é porque tudo estará com preços menores, que você pode estourar seu limite. Faça uma lista de produto mais urgentes, ou então, desejos mais antigos, pelos quais você vem economizando.

Monitoramento de preços

Você já ouviu falar no produto que está na promoção “metade do dobro”? Como assim, Mai? Explico, riqueza: já foram detectadas diversas promoções, nos anos anteriores, que não passavam de enganação! Os lojistas dobravam os preços alguns dias antes da Black Friday e, durante o período dos descontos, voltavam ao valor normal (sem descontos). Faziam isso, pois poucos consumidores monitoravam os valores. Assim, os lojistas podiam passar a ideia falsa de promoção “metade do preço”.

Para você não cair nessa, é preciso monitorar os preços daquilo que deseja comprar. O ideal é que você já esteja fazendo isso, mas caso não tenha começado, existem relatórios da Fundação Procon que você pode analisar. No estado de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar aqui.

Outro aplicativo interessante que você pode usar para fazer esse monitoramento é o Baixou Agora. Ele já apresenta uma lista de lojas com preços monitorados e também te mostra cupons de desconto. É um plugin do Google Chrome.

2- Cuidados

A credibilidade da loja onde você vai fazer sua compra é fundamental. Recomendo que você faça uma verdadeira investigação sobre as empresas, busque CNPJ, redes sociais, atendimento ao consumidor, lojas físicas, tudo mesmo, riqueza! Porque picaretagem é o que não falta nesses eventos. Veja também avaliação dos consumidores e atentem-se para o que eles escrevem, não só para a nota que dão.

Desconfie de valores muito abaixo do normal! É PRECISO TER BOM SENSO!

Formas de pagamento

Boas empresas disponibilizam mais de uma forma de pagamento. Desconfie daquelas que só lhe apresentem uma maneira.

O ideal é que as compras sejam feitas à vista, até porque os juros das parcelas podem encarecer muito mais o produto. Faça simulações para escolher com consciência a forma de pagamento.

Frete

Além da simulação das parcelas, veja quanto vai ser cobrado de frete para a entrega do produto. Muitas vezes, o preço da mercadoria diminui, para que os lojistas possam jogar o valor no frete. PRESTE MUITA ATENÇÃO NISSO!

3- As compras não precisam ser feitas apenas na Sexta-Feira

As promoções da Black Friday, normalmente, começam na quinta-feira (ou até antes), e permanecem durante o fim de semana. Por isso, seja estratégico no dia da compra. É bem capaz que sexta-feira e sábado sejam os dias de maior demanda, portanto os servidores das lojas virtuais, principalmente, podem ter problemas em computar os pedidos.

Também vale a pena acordar um pouco mais cedo para realizar suas compras!

“BORA” FAZER BONITO NESSA BLACK FRIDAY, RIQUEZA?

BLACK FRIDAY DA RICA

E SE VOCÊ ACHOU QUE A MAI NÃO IA PARTICIPAR DA BLACK FRIDAY, PRESTA ATENÇÃO PORQUE, APENAS NA SEXTA-FEIRA, VAI ROLAR UM SUPER DESCONTO NOS PRODUTOS DA RICA! CARTEIRA, LIVRO, PLANNER E KIT! SE EU FOSSE VOCÊ, APROVEITAVA!

É SÓ ACESSAR A LOJINHA DA RICA