- Stats: 2748 0
- Posted: 13/08/2018
- Category: Blog, Conquista de objetivos, Finanças comportamentais, Investimentos, Organização
Como administrar a renda extra: o que fazer com ela?
Como administrar a renda extra: o que fazer com ela?
Olá Riqueza,
Gerar renda extra é uma excelente ideia. Se tem acompanhado as dicas que dou aqui no blog ou os vídeos no meu canal do Youtube, você sabe que muitas vezes já abordei esse assunto.
O que eu faço para GANHAR R$ 1.000 por mês SEM SAIR DE CASA – RENDA EXTRA
12 ideias de RENDA EXTRA | GANHE DINHEIRO sem sair de casa
5 dicas pra FATURAR RENDA EXTRA! Ganhe até R$ 1930 em 1 semana
O que muita gente não avalia quando se empenha numa forma adicional de renda é como administrar os recursos que são gerados por ela. Administrar a renda extra pode acabar em nada se você não estabelecer prioridades bem definidas.
Por isso, o artigo de hoje foi feito para aqueles que já possuem uma renda extra e querem dicas de como gerir os ganhos. Pensei também em você que ainda está pensando em ganhar um dinheirinho a mais, porém tem receio de não saber administrar bem o que vai ganhar.
Considere as possibilidades que listei abaixo e veja quais delas mais se encaixam nas suas circunstâncias pessoais. Espero que as 6 dicas que preparei possam te guiar numa boa direção e tirar as dúvidas que te impedem de investir da forma correta o dinheiro extra que você ganha ou pensa em ganhar.
-
Antes de tudo, faça um bom planejamento
Se você achava que com todas as dicas que dou sobre a gestão saudável das suas finanças, eu pularia direto para opções de investimento, você se enganou! É isso mesmo: antes de investir dinheiro, invista tempo planejando, planejando e planejando.
Não quero dizer com isso que você precisa ficar completamente travado na hora de usar o recurso extra que se esforçou tanto para ganhar. A vida também é feita de momentos de gastar prazerosamente o nosso dinheiro.
O que estou querendo te alertar é sobre a importância de calcular bem o que vai fazer com sua renda extra para não sofrer depois com arrependimentos. Portanto, minha primeira (e suprema rs) dica é: antes de tudo, faça um bom planejamento!
-
Invista na sua capacitação profissional
Bem, passado isso é hora de pensar em maneiras práticas de administrar sua renda extra. Uma forma indireta e muito inteligente de investir o que ganhou é elevar o seu nível profissional.
Alguns usam a renda extra para pagar a universidade, para se inscrever num curso de pós-graduação ou simplesmente para se certificar naquela especialização online de EAD que está com o “desconto do século’’. Todas essas são boas alternativas de investimento, pois você vai elevar o seu portfólio.
Sim, usar a renda extra para sua capacitação profissional é investir ‘por tabela’ em algo que vai lhe trazer ainda mais retorno financeiro.
-
Já pensou em trabalhar online?
Alguns seguidores dos meus canais online comentam que usam os conteúdos publicados como inspiração para trabalhar na internet. É provável que você tenha me conhecido por um desses canais. E talvez se pergunte se poderia fazer o mesmo.
A minha resposta é: “Sim; você pode fazer o mesmo!” Trabalhar online é algo a ser feito com uma estrutura bem planejada. Mas não pense que o investimento para começar a fazer isso com qualidade está nas nuvens, fora do seu alcance.
Quando comecei a produzir conteúdo na internet sobre finanças, eu também tinha meus medos e receios. Mas fico feliz de não tê-los deixado me dominar.
Hoje a minha dica é: faça um bom planejamento de quanto vai precisar investir para ter uma estrutura de trabalho online básica e, com o tempo, reavalie se esse investimento foi o suficiente.
Quando fizer os cálculos, reserve uma quantia adicional da sua renda extra ou simplesmente invista uma porcentagem fixa dela no seu negócio online.
As ideias são muitas! Que tal ter um blog e um canal no Youtube sobre as viagens que você fez para o Oriente Médio? Ou então, publicar dicas sobre a sua cadelinha yorkshire? Já sei! Você teve gêmeos e quer contar pra galera como está sendo sua vida depois disso? É uma ideia criativa e, se for bem planejada, o negócio online que for construído para educar o público sobre isso pode dar certo!
A grande questão é: se vai usar sua renda extra trabalhando online, trace uma estratégia alcançável prevendo despesas adicionais. Comece investindo pouco e, quando sentir real firmeza em alguns resultados iniciais, pense se vai continuar ou não.
-
Fortaleça o seu patrimônio
Uma dica que pode fazer grande diferença na sua vida pessoal é usar a renda extra para fortalecer o seu patrimônio pessoal.
Por exemplo, será que esse seria o momento de reformar o seu quarto? Talvez. Tá na hora de dar um upgrade naquela sua ‘cozinha do século passado’? Talvez. E o carro, vai trocar? Talvez.
Esses talvez vão rondar a sua mente quando o dinheirinho a mais que você ganhou cair na conta. Assim, pense em formas diferentes de elevar o seu patrimônio.
O ditado de que dinheiro na mão é vendaval pode ganhar novos rumos se você ancorar sua renda extra em melhorar a qualidade do patrimônio que você construiu com tanta dedicação.
-
Cuide melhor da sua saúde
Estou falando tanto de bens de consumo e de serviços até aqui, não é mesmo? Mas essa dica é a mais preciosa de todas.
O que você vai fazer se deixar de lado os cuidados com a sua saúde e decidir cuidar dela só quando graves problemas surgirem?
A resposta para essa reflexão pode te mostrar que talvez esse seja o momento de cuidar melhor da sua saúde. Esse seria o melhor uso da sua renda extra.
Que tal fazer o tratamento dentário que está esperando por você há anos? Ou então partir para aquela dieta acompanhada por um especialista? Pensando um pouco mais, talvez se lembre de que há algum tempo você queria manter uma alimentação mais saudável. Se agora tem mais recursos para isso, pense com carinho nessa possibilidade.
Investir na saúde é uma forma incrível de investir no seu futuro e no bem estar das pessoas que te amam. Cuide-se! Você merece!
Veja mais aqui: O PRINCIPAL INVESTIMENTO da sua vida! Você já está cuidando disso?
-
Avalie as aplicações de curto prazo
Uma forma arrojada de administrar a sua renda extra é investir em aplicações de curto prazo. Algumas delas permitem obter resultados mais imediatos do que as aplicações mais conservadoras.
Exemplos bem conhecidos disso são os famosos Fundos DI ou os títulos do Tesouro Selic, que possuem boa capacidade de liquidez.
Sempre quando sugiro dicas mais arrojadas, eu aconselho vocês: consultem 1 ou 2 especialistas antes de dar qualquer passo em direção ao uso de sua renda extra para investimentos de curto prazo.
Por outro lado, se bem feitas, essas aplicações podem gerar renda em cima de renda que farão diferença na gestão do seu patrimônio financeiro.
Em conclusão, gostaria de reafirmar a importância de pensar bem antes de aplicar sua renda extra em alguma forma de investimento.
Os métodos mais pessoais de investimento, como em cuidados com nossa própria saúde ou em nossa capacitação profissional os resultados são mais imediatos. Se administrar sua renda extra com esses fins, dificilmente vai se arrepender.
Se optar por uma alternativa em bens de consumo, ainda assim poderá ter ótimos resultados. A ideia é, e sempre será, o bom planejamento. Depois disso, sua decisão sobre como usar sua renda extra será mais satisfatória!
Esse artigo pode te ajudar: Por que não planejamos?
Agora me conte o que achou das dicas de como administrar a renda extra? Deixe sua participação aqui nos comentários!
One comment
Comments are closed.
Acompanho seu canal do Youtube e sempre vejo seus vídeos, mas acho que foi a primeira vez que entrei no blog. Adorei este artigo! Veio no momento certo, quando estou começando a ganhar uma renda extra. Sem dúvida, me ajudou muito a refletir sobre um bom destino para este dinheiro.
Gratidão!
Muito sucesso pra ti!