fbpx
Loading
Mulher branca, Maiara, mostrando um souvenir da Torre Eiffel em uma mão. Na outra, mostra um cofre pequeno na forma de porco dourado. Cada objeto representa um sonho. É preciso definir objetivos para realizar sonhos.

Como definir objetivos realizáveis – A Rica Simplicidade

Dicas para definir objetivos e realizáveis

Olá, Riqueza!

Terceiro vídeo da série Invista na Prática já está no ar. Nesse episódio, vou falar sobre como definir objetivos com técnicas e dicas muitos maravilhosas. Então, bora assistir?

Vídeo do canal A Rica Simplicidade. Publicado em 08 de outubro de 2019.

Quer um resumo?

Por que é importante definir objetivos?

  1. Eles geram motivação para qualquer atividade;
  2. Em momentos de crise, os objetivos são essenciais para saber qual rumo tomar e dar lucidez sobre as decisões;

Diferença entre sonho e objetivo

O sonho é algo desejável, que está no campo da fantasia. Já o objetivo significa transformar esse sonho em algo realizável.

Grandes Objetivos

  • são aqueles que, a partir do momento que pensa em um objetivo, já surgem na cabeça. Por exemplo: para comprar uma casa, juntar 200 mil reais. Por ser algo grande que demanda mais tempo e planejamento para realizar, se torna um objetivo grande.

Pequenos Objetivos

  • são os mais importantes. Porque eles que fazem você ter motivação diariamente, a partir do momento em que você pega seu grande objetivo e quebra ele em valores e exercícios capazes de serem realizados. Por exemplo: para juntar 200 mil e comprar minha casa, eu preciso juntar um valor x por mês e aplicá-lo em um CDB x para conseguir o valor que preciso em x tempo. 

Técnica Smart para criar metas

A técnica SMART é legal porque você consegue definir metas que sabe que pode cumprir, porque ela deixa o percurso para atingir objetivos bem realista e concreto.

Como funciona, Mai?

Cada letra da palavra SMART corresponde a uma característica importante para suas metas. É assim: 

S-  O “S” significa specific, ou específico em português. Logo suas metas não podem ser amplas, precisam do maior detalhamento possível.

Para estabelecer uma meta específica, precisa responder o seguinte:

  • o que eu quero alcançar com essa meta?

– quem será ou quem serão os responsáveis por ela?

– onde ela será realizada?

– como ela será conquistada?

– por que ela deve ser seguida?

M- O “M” significa measurable, mensurável.  

Como você pode mensurar os resultados que está obtendo, ou não, durante o andamento do processo? 

Sua meta precisa ser capaz de ser mensurada. Então, se ela é conseguir 200 mil para a casa, precisa acompanhar os rendimentos mensais para saber se está no caminho certo. 

A –  O “A” significa achievable, atingível em português. Suas metas precisam estar de acordo com sua realidade. Não adianta querer juntar uma quantia mensal que não será capaz de arcar por muito tempo. É nesse momento que você encara a realidade. 

R- Relevant, ou relevante. Quão relevante é a conseguir atingir essa meta? Quais transformações ela vai causar na sua vida. É nesse momento em que você avalia seu objetivo e pensa qual o impacto da realização dele na sua vida.

T – Por fim, time, ou tempo. O famoso prazo. Toda meta precisa de um prazo para que ela se torne prioridade na sua vida. Não adianta querer juntar 200 mil reais em algum momento da vida, porque isso nunca vai se tornar prioridade nas suas tarefas.

Como investir para realizar cada meta

Depois desse processo todo, não adianta deixar o dinheiro na poupança. Agora que você já conhece mais os riscos e efeitos da poupança e também já sabe que existem opções fáceis, seguras e de liquidez iguais a ela, precisa fazer o dinheiro render e te ajudar.

Onde investir, então, Mai?

Bom, ainda vamos aprender que para cada objetivo existe um tipo de investimento, mas é importante organizar-se. O Sofisa Direto, banco 100% digital e sem taxas, da qual tenho a honra de ser embaixadora, tem uma funcionalidade que eu adoro.

Nele, você consegue organizar seus objetivos dentro do aplicativo como se fossem pastinhas. Depois é só direcionar cada investimento para um objetivo. No final do vídeo (11:47), tem um tutorial muito simples de como fazer isso. Então, abra sua conta e bora definir objetivos realizáveis e investir de forma organizada!

Gostou do conteúdo? Leia também: O que fazer com o dinheiro do FGTS