fbpx
Loading
Cofre de porco com a escrita "Keep Calm and Save Money" na lateral. O cofre está em cima de notas de dólares

Como investir com pouco dinheiro

Dicas para investir mesmo sem ter muito dinheiro

Olá, Riqueza!

Hoje, vamos falar sobre a arte maravilhosa de investir. Se você já investe, sabe o prazer que é ver seu dinheiro rendendo todo mês. Ainda mais aquele valor que seria destinado a algo sem propósito na sua vida, aquele que você gasta e nem lembra mais onde. Porém, se ainda não investe, pode ser que o motivo seja “tenho pouco dinheiro”. Por isso, vou mostrar aqui como você pode fazer para investir todos os meses, tendo a quantia que for.

Mulher olhando para um "cofrinho" de porco laranja com flores azul. É possível investir com pouco dinheiro.
Investimento, antes de tudo, é hábito.

Investir com pouco dinheiro requer hábito

É de extrema importância que você tenha isso tatuado na mente: investimento, antes de tudo, é hábito. Daqui a pouco, vou provar como é possível investir com pouco, mas é preciso criar consistência. É preciso dedicar um tempo da semana para sua vida financeira, não adianta.

No começo, investir com pouco dinheiro realmente pode desanimar, porque o retorno é gradativo, começando com pouco o retorno é pequeno. Mas isso não significa que é um caminho ruim a seguir, pelo contrário, eu diria que é o melhor caminho.

O mais importante nesse momento é vencer as diversas barreiras iniciais que são: medo, insegurança, procrastinação, falta de conhecimento… o primeiro passo é o mais difícil, mas é ele que vai te trazer para essa jornada incrível de ver seu dinheiro trabalhando pra você.

Pode acreditar, daqui alguns anos você vai agradecer por ter começado hoje. Eu estou nesta jornada há 12 anos, desde que investi a primeira vez, e muita coisa aconteceu, mas agradeço demais por ter dados meus primeiros passos lá em 2007, mesmo sendo passos sem muita firmeza, mesmo sendo apenas meus 100 reais (quando tinha) suados por mês.

Para criar hábito, tenha metas fortes

Bom, todo hábito precisa de um motivo, certo? Se você escova os dentes, diariamente, é para garantir higiene pessoal e saúde. Além do medo do dentista é claro. O hábito de investir funciona da mesma forma, porque só é possível manter uma rotina se você tiver um porquê.

O motivo para fazer os investimentos precisa ser forte. Por exemplo: viajar para Índia ano que vem. Pronto, você tem uma razão para, todo mês, pegar seu dinheiro e colocá-lo em um lugar que vai lhe devolver mais do que a poupança.

Duas coisas que vão te ajudar muito aqui:
– Descreva os principais problemas enfrentados na tua vida pela falta de dinheiro.

– Faça uma lista com tudo que seria melhor na sua vida se você não tivesse que se preocupar com dinheiro.

Planejamento financeiro

Lembrando que para suas metas serem cumpridas, é preciso planejamento financeiro. Com ele, você vai precificar seu objetivo e definir metas menores. Por exemplo: “para viajar para Índia em Setembro do ano que vem, preciso juntar “x” reais e investir em “x” título.”

Pague-se primeiro

Depois de estabelecer metas, comece a se pagar primeiro assim que receber. Esqueça essa história de deixar o dinheiro na conta corrente e “se controlar”. Se você já criou o seu orçamento mensal, sabe quanto precisa para lazer, objetivos, contas etc. Já tem tudo tabelado. Portanto, crie essa “dívida” mensal com seus sonhos, para que eles se tornem prioridade.

Vamos falar de investimentos

Bem, chegamos ao momento em que conto a você que com 30 reais por mês já é bem-vindo (a) ao mundo dos investimentos. O Tesouro Direto permite que você coloque, no mínimo, 30 reais em alguns títulos e garanta uma rentabilidade muito melhor que a poupança.

Hoje em dia não existe mais essa desculpa de não ter dinheiro para investir, existem ótimas opções no mercado onde o mínimo para começar é R$ 1.

É isso mesmo que você acabou de ler, apenas 1 realzinho.

MAS não se acomode

Não é porque sua situação financeira atual lhe permite investir com pouco dinheiro por mês apenas, que você vai ficar para sempre assim. Não, riqueza! A ideia é que vá aumentando os aportes (a quantidade de dinheiro investida todo mês) e melhorando a saúde das finanças. Os pequenos aportes são o início.

Busque aumentá-los fazendo renda extra, por exemplo! Dedique-se a estudar mais sobre o assunto também. Ainda esse mês, vou lançar a série Invista na Prática no canal. Ela vai ser todinha dedicada a investidores de primeira viagem. Então, já se inscreva para não perder nenhum vídeo!

Gostou do conteúdo? Leia também: Para de falar essas 5 coisas