- Stats: 2129 2
- Posted: 02/11/2018
- Category: Blog, Finanças comportamentais, Organização
Como organizar as contas de começo de ano
Como organizar as contas de começo de ano
Começo de anos é sinônimo de renovação. Então que tal começar deixando para traz as dívidas e aprender como organizar as contas?
Começando agora, você poderá manter a tranquilidade financeira até o final do próximo ano, quando é o momento de dar atenção as despesas das festas de Natal e Ano Novo.
Antes de qualquer coisa, é necessário lembrar quais são as principais contas que sempre chegam no inicio do ano.
Geralmente é nos primeiros meses do ano que chega os famosos IPVA e o IPTU. Impostos obrigatórios no Brasil, mas que muita gente acaba pagando atrasado por falta de organização, passando a desembolsar mais dinheiro do que realmente deveria.
Também não podemos esquecer dos materiais escolares, que fazem muitos pais terem dores de cabeça. Isso sem contar em coisas como seguro residencial, licenciamento de veículos entre outras despesas que já vencem no começo de ano.
Para lhe ajudar, separamos algumas dicas sobre como organizar as contas no começo do ano. Confira!
Dicas para saber como organizar as contas no inicio do ano
Embora muitas contas surjam em todo começo de ano, saiba que é possível se organizar e pagar todas elas sem precisar ficar no vermelho para isso. Nesse caso, algumas dicas são sempre bem vindas.
E a primeira dica que pode adotar para começar a organizar suas contas no começo do ano que vem é:
-
Tire extratos da conta bancária e dos cartões de crédito dos últimos 12 meses
Para começar tire um extrato da sua conta bancária de todos os últimos 12 meses, e separe as faturas dos cartões do ano anterior.
Isso lhe ajudará a entender quais foram os seus gastos, que dívidas precisam ser regularizadas e quais despesas podem ser reduzidas no começo do ano.
-
Pague a cota única do IPTU e IPVA
A segunda dica para você saber como organizar as contas desse começo de ano é pegar o IPVA e IPTU com cota única. Isso porque, a grande maioria dos Estados brasileiros oferece descontos para contribuintes que optam por essa forma de pagamento.
A maioria dos brasileiros parcela esse tipo de conta, mas levando em consideração a redução do valor total do tributo, vale mais a pena optar pela cota única.
-
Planejar a compra de materiais escolares
Os materiais escolares também acabam sendo um grande peso no orçamento familiar nesse início de ano.
Por isso, o ideal é não deixar para fazer os cálculos na última hora. Pegue a lista completa de itens e já em janeiro comece a fazer uma pesquisa de preço.
O recomendado é que você compre aquilo que o seu filho irá usar o ano inteiro, já no primeiro mês do ano.
-
Renegocie suas dívidas
Mais uma dica sobre como organizar as contas nesse começo de ano é renegociar as dívidas. No período entre novembro e março, as empresas oferecem uma série de descontos e parcelamentos que podem te ajudar a tirar o nome do vermelho.
Então aproveite essa oportunidade e se organize para quitar suas dívidas e entrar o ano com o nome limpo na praça.
-
Comece o seu planejamento já quando receber o 13°
Comece o seu planejamento de gastos logo no décimo 13°. Nada de desperdiçá-lo com coisas desnecessárias. Use ele com inteligência, como, por exemplo, para quitar dívidas em uma única vez e receber desconto.
Como fazer seu décimo terceiro render com essas 5 dicas
-
Anote todas as despesas dos próximos meses
Para não ter perigo de se perder nas dívidas, anote as despesas dos próximos 12 meses em uma planilha. Isso te ajudará a visualizar melhor seus gastos, e auxiliará no planejamento.
Viu como organizar as contas de começo de ano não é uma tarefa impossível? Tudo é uma questão de começar o quanto antes, para se manter no controle das suas finanças ao longo do novo ano.
Gostou do post? Então comente abaixo e nos diga quais dicas pretende adotar para começar o ano que vem com as finanças em dia!!!