fbpx
Loading
Cursos de idiomas gratuitos

Cursos de idiomas Gratuitos Online

Cursos de idiomas gratuitos: como aprender outra língua sem muito investimento

Olá, Riqueza!

Você é daquelas pessoas que tem como meta aprender novas línguas, mas acaba esbarrando na falta de dinheiro? Que tal umas dicas de cursos de idiomas gratuitos online para você começar seu aprendizado? Acha uma boa? Então, vem comigo, que o assunto de hoje é exatamente esse.

Cursos de idiomas gratuitos: como aprender outra língua sem muito investimento

Se existe uma meta que já ouvi sair da boca de muitas pessoas é aprender um novo idioma. E que ótima meta, por sinal! Saber falar outras línguas não só agrega ao seu currículo, como possibilita acesso a materiais de leitura de outros países, comunicação com pessoas de diversas realidades, enfim, amplia seu repertório cultural.

Porém, o desafio da falta de dinheiro acaba impedindo a realização desse objetivo. Pensando nisso, selecionei aqui algumas plataformas de cursos de idiomas gratuitos para você começar a aprender. Também vou passar dicas importantes para estudar em casa, porque sei o quão desafiadora é a persistência.

Trabalhar em casa – como se organizar?

Plataformas online para aprender idiomas gratuitamente

“Dire, fare, partire!”

Dire, Fare, Partire! é um conjunto de materiais didáticos gratuitos – vídeos, apostilas e material multimídia -, elaborado especificamente para alunos e professores brasileiros de italiano, que pode ser utilizado como recurso para a autoaprendizagem, sem tutoria, ou em sala de aula presencial, com a mediação de um professor.”

Essa é a descrição do curso de italiano que a Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza como parte de seus cursos de extensão. Não precisa ser aluno para aproveitar, qualquer pessoa pode fazer. Que tal?

Kultivi

Outra plataforma incrível que oferece cursos de idiomas gratuitos é a Kultivi . Nela, você pode aprender línguas como inglês, espanhol, francês e italiano com um material bem completinho.

É um site que funciona com financiamento coletivo e, além de cursos de idiomas, ele oferece cursos de diversas áreas de conhecimento. Vale muito a pena conhecer!

Se você já fala inglês

Se você tem uma boa compreensão da língua inglesa e quer aprender outros idiomas, o FSI Language Courses é uma plataforma, em inglês, com 72 cursos de idiomas gratuitos, alguns deles como árabe, hebreu, búlgaro, entre outros menos tradicionais. Para quem já fala inglês, é interessante, porque pode aproveitar e treinar seu inglês ao mesmo tempo.

Faculdades

Assim como a USP, citada no começo, outras universidades incluem, em suas plataformas, cursos de extensão. Por isso, é interessante dar uma pesquisada. Se você está na faculdade, ou tem algum conhecido que esteja, procure se informar sobre.

Youtube

Se você procurar por vídeo aulas no Youtube irão aparecer muitas opções. Selecione as que parecem mais completas e que estão melhor avaliadas nos comentários. O universo do Youtube é vasto e, com certeza, tem conteúdo de qualidade sobre idiomas de forma gratuita.

Só lembrando que o aprendizado de um novo idioma precisa acontecer de forma contínua, ou seja, depois de fazer esses cursos gratuitos, planeje-se para viajar a algum lugar, cuja língua seja a que você aprendeu, e coloque em prática toda a teoria. Além de procurar manter contato com o idioma por meio de filmes, livros, entrevistas etc

Aprender em casa

Os estudos em casa precisam de organização. Portanto, aqui vão algumas dicas:

  • Tenha um espaço dedicado aos estudos. Evite lugares com pessoas conversando, televisão e qualquer outro eletrônico. Se for preciso, vá a uma biblioteca, que é um espaço onde o barulho não é permitido;
  • Tenha um horário fixo e respeite ele. Pense que você está pagando e precisa ir ao curso, porque caso contrário estará jogando dinheiro fora. Nesse caso, não é dinheiro, mas sua meta indo para o lixo. Então, se marcou de estudar às 10 horas da manhã todos os sábados, não poderá ter nenhum outro compromisso, certo, riqueza?
  • Estabeleça meta de aprendizado. Ou seja, monte um mural estabelecendo quanto você quer aprender por mês e cumpra esse cronograma.
  • Faça relatório de aprendizado. Ao final de cada mês, avalie como foi seu desempenho, tente perceber onde estão as maiores dúvidas e, se precisar, revise conteúdo.

Bom, espero que você tenha gostado desse conteúdo, riqueza. Aprender novos idiomas não precisa ser uma meta inatingível, principalmente, na época da internet. Um pouquinho de esforço já é o suficiente.

X