fbpx
Loading
Duas mulheres conversando em um café. Veja aqui quais são as dificuldades de não conseguir fazer networking.

Por que você tem dificuldade em fazer networking?

Entenda alguns motivos pelos quais não consegue fazer networking

Olá, Riqueza!

Nesse post, vou falar com você sobre algumas razões escondidas na dificuldade de fazer networking, essa habilidade de fazer dinheiro tão importante para o crescimento profissional e pessoal.

Minha intenção é coloca-la (o) diante de alguns comportamentos, com os quais pode se identificar e, assim, trabalhar para mudar isso aqui comigo.

Sou tímido!

Criança tímida. A timidez exacerbada pode ser prejudicial na vida, inclusive para fazer networking.
Uma das dificuldades para fazer networking é a timidez.

Já perguntei no meu Instagram sobre as dificuldades enfrentadas na hora de fazer networking, e uma resposta frequente é a timidez. Bom, vamos lá, a timidez não é de toda ruim se ela não for paralisante.

Quero dizer, quando o sentimento se manifesta apenas como uma forma de observar o melhor momento para socialização e desperta em você o famoso bom-senso, tudo bem. Agora, quando a timidez se torna impeditiva, existe algo errado.

Por exemplo, se quando vai conversar com alguém, apresenta sinais de angústia, temor, suor, tem palpitação ou começa a gaguejar, é preciso analisar isso (com profissionais).

Porque a psicologia afirma que casos graves de timidez podem evoluir para fobia e isolamento social, o que é completamente prejudicial a sua vida (em qualquer âmbito).

Portanto, caso tenha se identificado com esse motivo para não conseguir fazer networking, avalie a possibilidade de acompanhamento profissional.

Todos estão me olhando!

Mulher branca cobrindo o rosto enquanto outras quatro mãos apontam para ela. Achar-se o centro das atenções é uma dificuldade para fazer networking.
Você não é o centro das atenções!

Já teve a impressão de chegar em um lugar e todos estarem olhando ou falando de você? Ou então, imaginou que falou besteira para alguém e a pessoa vai ficar pensando nisso o resto dos dias?

Então, deixe-me falar algo para servir de mantra: você não é o centro do universo e os outros têm muitas outras coisas com o que se preocupar.

Mas, não fique brava comigo, riqueza, porque eu precisei aprender também. E sabe quando comecei a perceber isso? Ao chegar em São Paulo, uma cidade imensa, onde as pessoas vivem, de fato, ocupadas com várias coisas.

Porque vim de uma cidade pequena, como conto no meu livro, e lá o passa tempo de boa parte da população era fofocar sobre a vida do outro. Logo, quando cheguei em São Paulo, deparei-me com outra realidade.

E, normalmente, em ambientes profissionais e propícios para networking, você nunca será o centro das atenções.

Não sei como começar uma conversa!

Um casal de idosos puxando conversa de frente ao mar. Começar uma conversa é um dos desafios para fazer networking.
Puxar conversa é mais simples do que se pensa!

Outro comportamento comum de quem não consegue fazer networking é o desafio de iniciar um diálogo. E é uma dificuldade genuína, porque eu também tinha no início.

Mas sabe o que descobri, riqueza? Como muita coisa na vida, nós complicamos o que é simples.

Se não tiver um quadro de timidez aguda, como falei no início desse artigo, você já deve ter puxado papo com alguém na vida em ambientes mais informais. Talvez, para pedir informação, ou por qualquer outro motivo.

Agora, faça um exercício para lembrar como foram essas experiências de aproximação.

É lógico que há alguns “protocolos” a serem seguidos quando queremos estabelecer uma conexão profissional, falei sobre isso aqui, mas a lógica da conversa é a mais simples:

Você (emissor) precisa passar uma mensagem à pessoa (receptor) que faça com que ela retorne em forma de resposta. Isso é teoria da comunicação. Falarei mais sobre isso em breve!

Não consegue fazer networking?

Bem, depois desse artigo, conseguiu identificar alguns comportamentos? Perceber o problema é o primeiro passo para trilhar sua jornada em busca da autonomia financeira da qual eu falo em cursos e palestras.

Caso não conheça meu método de trabalho, que é movido por três importantes pilares: networking, vendas e negociação, deixo aqui meu E-book gratuito para você baixar.

Ele vai dar a você uma outra percepção sobre sua relação com dinheiro.

X