fbpx
Loading
emprego

Emprego: realidade e dicas para o mercado de trabalho

Emprego também é consequência de autoestima e ousadia

Olá, Riqueza!

Tomei conhecimento da pesquisa Informe de Percepção de Gênero, realizada e divulgada pelo site Linked in, no mês passado. Ela passa dados muito interessantes que gostaria de dividir com vocês, principalmente mulheres, sobre como a falta de autoconfiança, e até ousadia, pode atrapalhar a candidatura a uma vaga de emprego. Se for homem, leia também, porque pode servir para você. Vamos lá?

Emprego também é consequência de autoestima e ousadia

Abertura para novas experiências

De acordo com a pesquisa, o número de homens e mulheres que estão abertos a novas oportunidades de emprego é basicamente igual. São 88% das mulheres e 90% dos homens que estão dispostos a conhecer as vagas e falar com recrutadores.

É bem importante, principalmente, nesse momento de desemprego em alta, agarrar-se a oportunidades, riqueza. Nem sempre é o emprego dos seus sonhos, mas se a necessidade está falando mais alto, invista em supri-la e estabilizar sua vida para poder, posteriormente, correr atrás do seu objetivo de trabalho, organizando uma transição gradual de carreira. Sempre começamos e aprendemos em lugares inesperados.

Trabalho: a importância de fazer o que ama

Qualidade do ambiente de trabalho

Outro dado que iguala homens e mulheres é a busca pela qualidade do ambiente de trabalho. São 41% dos homens e 42% das mulheres que procuram saber como é a política de relacionamento interno da empresa.

Acho super importante essa averiguação, porque trabalhar em ambientes nocivos para a saúde mental é uma péssima ideia. Sei que nem sempre é uma escolha se candidatar a vagas de emprego para lugares que não possuem cuidado com funcionários, porque como disse acima, a necessidade fala mais alto. Contudo, se você puder escolher, riqueza, não se coloque em ambientes onde sua produtividade será comprometida e o seu dia, mesmo fora do trabalho, será perdido. Porque rotina de trabalho influencia demais no resto de sua vida.

Processo seletivo para vagas de emprego

Tenho que confessar que esse dado me deixou triste, porque entendo o que é a autocrítica feminina. Olha só, riqueza, segundo a pesquisa, 16% das mulheres são mais suscetíveis a não enviar currículo, porque elas não cumprem 100% dos requisitos apresentados na vaga de emprego. Enquanto homens, costumam enviar mesmo só cumprindo 60% dos requisitos. Isso faz com que o público feminino seja mais seletivo por conta de autocrítica e falta de ousadia, e se candidate 20% a menos em vagas de emprego do que o público masculino.

Portanto, o que eu tenho a dizer para você (mesmo homens, que costumam ser muito críticos consigo mesmo) é: não perca oportunidades! Esqueça essa história de “não ser boa o suficiente”, “não ter experiência o bastante”, e mande seu currículo. É lógico que precisa ter uma mínima coerência entre a sua jornada profissional e a vaga, mas o que quero dizer é: ouse. Qual é o pior cenário possível? Não chamarem você. Pronto. Não tem motivo para hesitar por conta de baixa autoestima, riqueza.

Referências de emprego anterior

Outra realidade feminina é a da solicitação por referências. Ou seja, a probabilidade de mulheres pedirem referência em seus antigos trabalhos é 26% menor do que homens.

Se está buscando emprego em empresas do mesmo setor onde trabalhava antes, a ideia de pedir referência e indicação para seus antigos supervisores é ainda melhor. Não tenha vergonha, medo ou qualquer sentimento que impeça esse gesto, riqueza. Já ouviu falar no famoso “QI” (quem indica)? Pois é, em qualquer profissão, se você tiver esse aliado, será de muita valia.

Desigualdade

Bom, não é novidade que mulheres ainda lutam contra algumas desigualdades no ambiente de trabalho e fora. Os últimos dados do relatório mostram que a probabilidade dos recrutadores do Linked In abrirem os currículos de mulheres é 13% menor do que os de homens.

Entretanto, as mulheres são 16% mais prováveis de serem contratadas depois da candidatura a uma vaga do que homens, de acordo com a pesquisa.

Em resumo, riqueza, nesse tempo em que muitas pessoas estão lutando bravamente para garantir a renda do mês, trabalhe bastante sua autoestima, autoimagem, coloque-se disponível para as vagas de emprego que você julgar interessante. Nessas horas, não podemos deixar o emocional tomar conta.

X