- Stats: 1409 1
- Posted: 12/06/2019
- Category: Blog, Finanças comportamentais, Organização
Finanças no relacionamento
Finanças no relacionamento: como construir uma relação financeiramente saudável
Olá, Riqueza!
Hoje é dia dos namorados e, por isso, decidi compartilhar umas ideias que li no artigo “Why is so hard to talk about money?”, das autoras Ingrid M. Paulin, Wendy De La Rosa. Falar sobre finanças no relacionamento ainda é tabu e a ideia aqui é desmistificar isso, porque assuntos como esse são responsáveis por muitas separações. Então, bora conversar?
Finanças no relacionamento: como construir uma relação financeiramente saudável
“Um artigo escrito por Wells Fargo apontou que 44% dos americanos consideram finanças pessoais o assunto mais complicado de se discutir com outros, passando na frente de assuntos polêmicos como morte, política e religião”
Ingrid M. Paulin e Wendy De La Rosa
Divórcio
Esse artigo a que elas se referem no texto foi publicado em 2014. Sabemos que mudanças aconteceram até aqui, principalmente, com a quantidade de pessoas falando sobre o assunto na Internet, porém será que já estamos preparados para conversar sobre dinheiro com nossos parceiros e parceiras?
Poucos são os dados concretos sobre o assunto, mas especialistas em Direito da família e psicólogos já declararam que a falta de dinheiro está entre os motivos mais recorrentes nos casos de divórcio.
Acredito que você, riqueza, já deva ter ouvido relatos de desentendimentos amorosos provocados pela má administração financeira. Se não tiver passado por isso!
Relacionamento abusivo
A falta de conversa sobre finanças no relacionamento, junto com a dependência financeira, pode causar complicações mais graves ainda. Por exemplo, muitas mulheres aceitam continuar em relacionamentos abusivos porque não são capazes de se sustentar sozinhas, ou seja, dependem financeiramente de seus companheiros.
O caso feminino é historicamente enraizado na sociedade e, portanto, acontece com mais frequência, mas não invalida o fato de acontecer o inverso. O abuso por conta de dinheiro está presente na vida de muitas pessoas, independentemente, de com quem elas se relacionem.
Dicas sobre finanças no relacionamento
Primeiro de tudo, é importante que haja interesse e comprometimento com o assunto “dinheiro” dentro do relacionamento. Portanto, não adianta apenas um entender de finanças. Por que não dividir os estudos sobre o assunto? Enquanto um se aprimora em tal área, o outro busca conhecimento em outra. Lembrando que finanças no relacionamento envolve hábitos financeiros do casal, objetivos pessoais e de ambos, educação financeira para crianças (caso tenham filhos), investimentos para realizar metas etc.
Um casal que pensa dinheiro junto, consegue melhores soluções para momentos de crise e garante mais estabilidade no relacionamento. Por isso, é preciso conhecer bem o seu parceiro (a) nesse âmbito, riqueza.
Vou finalizar deixando dez perguntas para você conversar com seu (sua) atual ou futuro (a) companheiro (a). Bora quebrar o gelo e conversar sobre dinheiro!
Iniciando uma conversa sobre finanças no relacionamento
1- Qual foi o melhor conselho sobre finanças que você já recebeu?
2- Quais são seus objetivos a longo prazo?
3- O que é sucesso financeiro para você? Como você mensura ele?
4- Fale uma dúvida sobre dinheiro que você sempre quis perguntar para alguém.
5- Qual a porcentagem da sua renda mensal que você utiliza nas despesas de casa? Como você decide essa porcentagem?
6- Como você lidaria com uma grande despesa inesperada? Você tem dinheiro guardado ou alguém que poderia te ajudar nessa situação?
7- Você guarda dinheiro para aposentadoria? Está feliz com a quantidade que está guardando?
8- Você segue algum orçamento que funcione para as despesas de casa?
9- Você já negociou um aumento de salário? Como foi?
10 – Fale uma coisa que você gostaria que seus pais tivessem feito de forma diferente em relação a finanças.
Feliz dia dos namorados!