fbpx
Loading
Fracasso

Fracasso: um companheiro necessário

Fracasso faz parte da vida de qualquer um

Olá, Riqueza!

Hoje o assunto é fracasso. Você não leu errado, vamos refletir sobre esse companheiro de vida que decidimos sempre esconder por nos “envergonhar”. Quero abrir sua mente para uma reflexão sobre fracassos nessa sociedade de glamurização do sucesso. Vamos lá?

Fracasso faz parte da vida de qualquer um

O que é sucesso? O que é riqueza?

Primeiro de tudo, já definiu o que é sucesso para você? Já tornou palpável a meta de “chegar lá”, deixando bem claro a você o que é o “lá”? Além disso, já se perguntou se o seu maior objetivo de vida é, genuinamente, seu ou de outra(s) pessoa(s)?

Estou perguntando tudo isso porque trabalho com educação financeira, falo do meu sonho de alcançar independência financeira traçando estratégias e buscando certos valores, mas essa é a minha meta. Ela não precisa ser a sua. Eu estabeleci que correria atrás disso muito motivada pela minha história, que é diferente da sua.

O ponto que quero tocar é: riqueza para mim é diferente de riqueza para você. Minha definição de sucesso é distinta da sua. Assim também com as suas relações pessoais: o trabalho dos sonhos da sua mãe, pai ou qualquer outra pessoa não é o seu. O sucesso profissional do seu amigo é só dele.

Lógico, é muito provável que haja convergência de ideias em relação ao sucesso e você pode se inspirar na vida de alguém, mas nunca deve estabelecer a régua do sucesso baseada na experiência de outra pessoa que tem uma trajetória completamente diferente da sua.

Digo isso porque vivemos cultivando uma certa ideia de sucesso que é mutável e ganha variações dependendo da geração a qual você pertence, do lugar onde cresceu etc. Por exemplo: carro. Hoje, ter um carro já não faz parte do imaginário de sucesso como fazia há alguns anos. Claro que isso pode variar dependendo de onde você mora e da necessidade de transporte individual. Mas a síntese dessa reflexão é que o padrão de sucesso estará sempre mudando.

Na Idade Média era um, depois da Revolução Industrial passou a ser outro, a Internet veio mostrar mais possibilidades ainda. E nós, se não tivermos claro o que queremos, estaremos sempre buscando a tendência do momento sem saber se ela vai nos deixar satisfeitos de verdade.

A rotina nas redes sociais

Vamos falar de fracasso, sim!

Existe uma série na Netflix chamada The Mortified Guide, em que pessoas sobem no palco para contar seus fracassos na vida, em diversos âmbitos (família, relacionamento, pertencimento etc). Não vale ter um final feliz, porque a ideia é trabalhar com situações que, realmente, não têm conclusões positivas. Elas existem para qualquer pessoa, riqueza! E falar sobre isso, hoje, é muito importante.

É importante porque somos seres falhos. Nós vamos errar muito mais do que acertar na vida, pode ter certeza. Portanto, ter clareza disso e saber conviver bem com o fracasso, esse companheiro necessário, é a melhor forma de levarmos a vida de uma maneira mais leve.

Haverá fracasso que vai nos levar a algum lugar e outro que estará na nossa história, simplesmente, para rirmos depois contando aos amigos. Mais uma vez, está tudo bem! Por isso, não se envergonhe dele, trate-o como seu amigo fiel.

X