- Stats: 1205 0
- Posted: 24/08/2018
- Category: Blog, Empreendedorismo, Finanças comportamentais, Organização
Organização financeira para pequenas empresas
Organização financeira para pequenas empresas
Olá Riquezas!
Hoje falarei um pouco sobre organização financeira para pequenas empresas. Esse assunto é tido como algo muito complexo, especialmente para empreendedores que ainda está na fase inicial de suas carreiras.
Também não é para menos, pois saber o que é necessário fazer para manter suas finanças sob controle e organizadas em meio ao caos que normalmente acontece quando se está abrindo um negócio pela primeira vez, nem sempre é algo fácil.
Mas acredite, manter a organização financeira em pequenas empresas também não é algo impossível de ser alcançado.
É preciso ter em mente, antes de mais nada, que organizar as finanças do seu negócio deve estar sempre em primeiro lugar. Muitos gestores deixam isso em segundo plano, priorizando apenas as operações do cotidiano e acabam perdendo o controle sobre as despesas, rendimentos e impostos.
Não é à toa que pesquisas indicam que a maioria das empresas fecham as portas antes de completar três anos. A desorganização acaba minando totalmente a lucratividade do projeto.
Para que isso não aconteça com você, mostrarei agora nesse post, algumas dicas de como deve ser feita a organização financeira para pequenas empresas.
Tudo que você precisa saber para se tornar um Microempreendedor Individual – MEI
Confira!
Organização financeira para pequenas empresas: Veja como fazer e equilibre suas finanças
-
Separe as finanças pessoais das empresariais
A primeira regra da organização financeira para pequenas empresas é separar suas finanças pessoais das empresariais. As contas da sua casa por exemplo (luz, telefone, água, internet etc) não devem ser contabilizadas com as despesas de compra de matéria-prima, aluguel, pagamento de funcionários e etc.
Esse é um erro bem comum que pode transformar o seu fluxo de caixa em um verdadeiro caos.
-
Desenvolva um planejamento orçamentário
Quando você não sabe quais são as despesas e gastos futuros, nem quais as metas de lucro do seu empreendimento, fica difícil administrar as finanças. Tenha em mente que apenas delineando exatamente os objetivos e necessidades do seu empreendimento, que é possível criar estratégias adequadas.
Por isso, sempre crie um planejamento orçamentário, e o atualize constantemente conforme o desenvolvimento da sua empresa.
SIMPLIFIQUE sua ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA com essas 4 técnicas
-
Entenda que o capital de giro é indispensável
Outra regra da organização financeira para pequenas empresas é saber como administrar o capital de giro. Ele é indispensável para o seu empreendimento, pois em como objetivo honrar com os compromissos dele.
É esse valor constante em caixa que irá arcar com todas as despesas básicas para que o seu negócio continue funcionando.
-
Foque nas pequenas despesas
É comum que os empreendedores foquem apenas nas grandes despesas, mas, os pequenos gastos podem gerar grandes dores de cabeça. Se você deixar elas se acumularem, provavelmente elas se transformarão em uma grande bola de neve.
Mantenha um controle rígido sobre todas despesas, independentemente do tamanho de cada uma delas.
-
Automatize operações
Uma dica importante de organização financeira para pequenas empresas é automatizar as operações do seu negócio. Ficar anotando todas as transações de forma manual gera perda de tempo, e aumenta as chances de falhas e erros de anotação.
Por isso, invista em programas onde toda as transações sejam contabilizadas de forma automática.
-
Invista em um software de gerenciamento
Para otimizar ainda mais a administração de suas finanças, tenha um software de gestão no seu negócio. Com ele, será possível centralizar todos os processos em um único lugar, bem como gerar relatórios de acompanhamento.
Melhores aplicativos para gestão de negócio
Colocando em prática todas essas dicas de organização financeira para pequenas empresas, você verá que será mais fácil deixar as finanças do seu negócio em dia.