- Stats: 2655 6
- Posted: 29/11/2018
- Category: Blog, Conquista de objetivos, Finanças comportamentais, Organização
COMO SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE PARA 2019
COMO SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE PARA 2019
Olá Riqueza,
O novo ano já está se aproximando e o momento de começar a se planejar financeiramente para 2019 chegou. É hora de analisar o que deu certo, e o que não deu, em 2018, para poder melhorar. Portanto, já pega papel e caneta para listar seus objetivos, traçar metas e mensurar resultados. Porque a ideia é não precisar depender de cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos para realizar suas metas de 2019. Por isso, fica comigo que vou passar algumas dicas de como você pode planejar financeiramente para 2019
DICAS PARA SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE PARA 2019
Comece listando os desejos
Elabore uma lista com tudo que você almeja alcançar em 2019. Essa etapa não precisa de filtro, escreva tudo que vem na cabeça, deixe fluir as ideias e vá transcrevendo cada uma.
Destaque as prioridades
Lista de desejos feita, é hora de destacar o que é prioridade e o que é racionalmente possível de ser realizado no ano seguinte. Por exemplo, riqueza, não adianta colocar como meta “comprar a casa própria” se você não tem um centavo guardado. Seja realista! Em contraposição, nesse caso, o que você pode fazer para se planejar financeiramente para 2019 é calcular o quanto você deverá economizar para conseguir dar o valor de entrada da casa em 2020.
Pense nas motivações
Após saber quais são os objetivos para o ano novo, é importante pensar na motivação de cada um. Detalhar os sentimentos, a satisfação, que cada conquista poderá trazer é fundamental para que você não desista no meio do caminho.
Faça um levantamento dos seus custos mensais
Essa etapa é muito importante, porque é a partir de um orçamento mensal, que você conseguirá identificar quais gastos são desnecessários e passíveis de cortes para , de fato, conquistar algum objetivo novo. Para se planejar financeiramente para 2019 de forma correta é importante colocar nesse levantamento todos os itens: aluguel, condomínio, prestação de casa, transporte, alimentação, internet, celular, água, luz, lazer, cuidados pessoais, gastos com os animais de estimação, estudo etc. Se quiser saber se você está com um orçamento saudável, ou está comprometendo sua renda, atente-se para essas porcentagens:
55% do custo de vida tem que estar na sobrevivência
10% nos desejos/objetivos
10% no conhecimento
10% na diversão
10% na liberdade financeira (aposentadoria)
5% em doação
Como organizar as contas de começo de ano
Faça seu plano de ação
Com os objetivos e a realidade financeira em mãos, é preciso traçar um plano de ação. Nele, vale colocar metas menores. Por exemplo: para comprar um carro no fim do ano, quanto você tem que ter juntado até março? Isso faz com que você não deixe tudo para dezembro, o que, claro, não irá dar certo. É bom também para estimular. Quando pensamos numa meta e atingimos ela, percebemos que estamos no caminho certo e que temos chances reais de alcançar nossos objetivos. Mensurar o progresso é um baita estímulo!
Outra dica importante para o processo é fazer um mural de visualização. Nele, devem ser pregadas fotos ou colagens que façam referência aos objetivos. A ideia é que ele sirva de lembrete para que você não perca o foco e nem esqueça daquilo que ela havia planejado para o ano.
JÁ ASSISTIU O EPISÓDIO DO TÁ NA CONTA, NOSSAS LIVES SEMANAIS, SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA 2019? NELE, EU DISPONIBILIZEI UM PLANNER MARAVILHOSO QUE VAI AJUDAR VOCÊ A SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE PARA 2019.