- Stats: 1346 0
- Posted: 13/11/2018
- Category: Blog, Conquista de objetivos, Finanças comportamentais, Investimentos
CASA PRÓPRIA: Planejamento Financeiro para comprar a sua
CASA PRÓPRIA: Planejamento Financeiro para comprar a sua
Ter uma casa própria ainda é o sonho de boa parte dos brasileiros, mas se não for bem planejado, esse sonho pode se tornar um pesadelo. Por isso, em parceria com o IQ360, eu resolvi trazer um passo a passo para você conseguir materializar esse sonho. Bora assistir?
QUER AQUELE RESUMINHO?
Como se planejar para comprar a casa própria
#1 Materialize seu sonho
Tire o sonho da mente e comece a colocá-lo no papel. Responda as seguintes questões:
Em qual bairro você quer morar? Qual cidade? Quanto custa esta casa? Qual a sua capacidade de compra? Que necessidades esta casa tem que atender? Vai construir ou comprar pronta?
É hora de pegar um papel ou abrir um documento no computador e criar o seu plano de ação!
#2 Estabeleça metas de economia financeira
Hora de analisar o orçamento e estabelecer uma meta financeira para ser guardada todo mês em uma reserva destinada à casa própria. Veja como estão seus gastos, onde você pode enxugar e quanto é capaz de juntar por mês. Sem preguiça de abrir as planilhas!
#3 Invista todo dinheiro guardado
Nada de deixar esse dinheiro que você já juntou na poupança ou conta corrente! Se você quer acelerar o processo de compra da sua casa própria, aplique seu montante. Para investimentos de três a quatro anos, existem ótimos títulos públicos que vão te garantir ótimos rendimentos e proteger seu dinheiro da inflação, como é o caso do Tesouro IPCA + .
#4 Como vai pagar pelo imóvel
Você tem três opções para escolher: financiamento, consórcio e pagamento à vista. Essa última é a melhor de todas. Mas eu sei que o valor dos imóveis em algumas cidades não está nada agradável, por isso, se for optar por financiamento, quanto mais você puder dar de entrada, melhor!
Se você optar pelo consórcio, considere que você pode ficar um tempo pagando as parcelas sem ser sorteado, então, o que vai dizer se vale a pena é a urgência de ter a casa ou não.
NÃO DEIXE DE PAGAR AS PARCELAS DO CONSÓRCIO!
NÃO DEIXE ACUMULAR PARCELAS!
Nunca comprometa mais de 20% da sua receita mensal com parcelas
#5 Considere a diferença entre imóveis novos e imóveis usados
Faça uma boa avaliação do estado do imóvel que você quer comprar para que não haja custos altos depois. Veja o que é possível dentro da sua realidade financeira.
#6 Mantenha a calma
SÓ TOME UMA DECISÃO APÓS TER PESQUISADO TUDO E ENCONTRADO UM BOM NEGÓCIO PARA VOCÊ!
#7 Preste atenção nos gastos extras
Faça todo o levantamento de todos os gastos possíveis, não apenas o valor do imóvel, para que não haja surpresas desagradáveis!
E, então, bora realizar o sonho da casa própria, riqueza?