fbpx
Loading

Por que não planejamos?

Olá riqueza,

Hoje quero falar com vocês sobre um aspecto muito importante da Educação Financeira: comportamento. Sabe aquela dificuldade em investir, planejar? Mesmo você sabendo tudo sobre investimentos, até porque só eu já ensinei um monte de coisas para vocês, mais o que é consumido na internet, livros etc. Pois é, isso é uma questão que não é de hoje e pode nem ser culpa sua, mas de um pensamento que a gente carrega desde nossos ancestrais.

Existe um estudo da Ciência Comportamental que investiga o quanto a gente é incapaz de se imaginar no futuro. Sabe aquilo que a gente acha bonito no discurso, mas nunca espera ser capaz de reproduzir? Isso vem lá de trás! Do tempo em que os primitivos se concentravam em viver dia após dia sem muitas perspectivas. Mas fala sério, né? Já deu a hora de nos livrarmos dessa herança. Temos que largar esse osso.

Eu sei que não é todo mundo que pensa assim. As novas gerações, por exemplo, já têm uma visão diferente de planejamento do futuro, porque já nasceram com Facebook, Youtube, Instagram. É uma geração muito conectada e consciente! Agora, as pessoas que eram economicamente ativas em épocas como a do Plano Real, quando ocorreu uma grande facilitação de acesso ao crédito, tendem a possuir um pensamento mais consumista e voltado para o “hoje”.

Mas é importante parar para pensar no amanhã. Olha que legal essa frase: “(…) poupar não é apenas deixar de consumir agora para consumir no futuro, mas é obter a remuneração adequada no presente a fim de atingir a importância desejada no futuro para que se possibilite a conquista de seus sonhos”. É de um artigo chamado “Um olhar sobre o jovem atual: como a Geração Y lida com recursos monetários”, escrito por Luiz Carlos Augusto de Carvalho e Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo.

Vamos parar de fazer a egípcia para esse assunto? Que tal incorporarmos três dicas básicas na nossa vida:

1- Saber interpretar índices (o que eu já venho ensinando para vocês)

2- Praticar um consumo consciente (conhecer os produtos e a procedência deles)

3- Planejamento

Se a gente muda nosso comportamento financeiro, todo o resto fica bem mais fácil! Vai por mim, eu sei bem como é!

X