fbpx
Loading
Homem brando vestido com traje social e abotoando o terno. Na hora de conseguir emprego, invista em imagem pessoa.

Como conseguir emprego em 2020 – A Rica Simplicidade

Dicas práticas para conseguir emprego

Por Michele Kataoka

Olá, riqueza!

Hoje vim dar dicas importantes para ajudá-la (o) a conseguir um emprego em 2020, afinal, com o desemprego em alta, é importante saber se destacar nas entrevistas.

As dicas para conseguir um emprego fazem parte do processo de enriquecimento. Para que possa investir, realizar seus objetivos, viver uma vida com significado e alcançar a liberdade de escolha é preciso ter um faturamento mensal estruturado.

Em um cenário cada vez mais incerto, tornou-se fundamental ter uma reserva de emergência, saber o básico sobre um orçamento e controlar os gastos. Caso esteja em situação de desemprego (e tenha cortado todos os gastos supérfluos), aposte em renda extra. 

Tanto no blog como no canal tem várias dicas de Renda Extra!

Bússola na mão de uma pessoa branca. Ela é um símbolo de direção, algo que você precisa saber na hora de conseguir emprego. Aonde quer chegar?

Tenha Missão, visão e valores!

Para quem é empresário, ou conhece um pouco de marketing, já está habituado com esses termos. Mas não se preocupe, caso não os conheça, vou explicar!

Missão: quem é você?

Faça uma frase curta de até três linhas dizendo quem você é, qual seu objetivo no mundo, o que você oferece.

Visão: aonde você quer chegar?

Tenha clareza do seu caminho! Reflita, daqui a dez anos, onde você quer estar?

Valores: quais seus princípios?

Quais valores são importantes para você? Do que não abre mão?

Na prática: Você pode estar se perguntando, “mas como isso vai me ajudar?”, pois bem, em muitas entrevistas o RH pergunta o que você espera da empresa, e dependendo da resposta, pode aumentar ou diminuir sua chance em conseguir a vaga. Isso porque o profissional de RH precisa encontrar alguém que se encaixe no perfil, e principalmente, não sairá da empresa na primeira oportunidade.

A sua missão, visão e valores servirão de norte para encontrar empresas que fazem seu perfil. E, além disso, sabendo quem é e para onde vai, você pode começar a investir para seus objetivos.

Mão de uma pessoa branca listando algumas coisas em um caderno quadriculado. É assim que você deve fazer com seus pontos fortes e fracos para conseguir um emprego.

Identifique seus pontos fortes e fraquezas

Pegue um papel e faça uma linha vertical no meio, dividindo-o em duas colunas.

Escreva em uma “pontos fortes” e na outra “pontos fracos”.

E depois, é só listar suas habilidades, identificando no que é muito bom, e no que precisa melhorar. Seja sincero consigo mesmo!

Por meio dessa tabela, é possível identificar suas principais qualidades (e potencializar) os pontos fracos. Você pode melhorar.

Em essência, é fazer uma análise SWOT de si mesmo.

Braço de menina branca escrevendo em uma mesa cheia de papéis, caderno e uma caneca. É preciso estudar para conseguir emprego.

Estude, estude e estude!

Para realocação no mercado de trabalho, é importante criar oportunidades! Faça cursos gratuitos, participe de palestras, vá a eventos!

Não fique parado! 

Uma coisa importante é que muitos dos cursos gratuitos têm certificação, portanto, pode colocar no seu currículo!

Outro ponto é que você pode colocar suas habilidades (mesmo as que adquiriram sem um curso com certificado) no currículo. Em “Informações Complementares” você pode colocar, por exemplo: que sabe editar vídeos, mexer no Excel, fala inglês fluente, entre outras coisas.

Dedo de uma rapaz branco apontando para uma rede de contatos. É preciso fazer networking para conseguir emprego.

Faça networking

O que isso quer dizer? Networking significa “rede de contatos”. Participe de eventos e palestras interessantes, converse com pessoas diferentes, crie oportunidades e faça uma rede de contatos!

Esse é um conceito básico do marketing pessoal e que, para quem busca uma vaga, é importante.

Vários logos de redes sociais diferentes saindo da tela de um celular. Para conseguir um emprego é preciso monitorar o que você posta nas redes.

Avalie seu perfil das redes sociais

O que você posta? Qual o conteúdo que compartilha? O que o seu perfil diz sobre você?

Algumas empresas procuram os candidatos nas redes sociais para saber mais sobre o tipo de pessoa que é. Sim, você tem todo o direito de ter sua privacidade, porém, com a nova era da tecnologia, ficou mais difícil esconder as informações.

Se achar necessário, faça uma limpa no seu perfil!

Logo do Linkedin. Essa rede social é super importante na hora de conseguir emprego.

Crie um perfil no Linkedin

O Linkedin é uma rede social profissional. Portanto, você precisa ter um filtro no que vai colocar. Muitas empresas entram nos perfis para avaliar o profissional que é.

É uma rede que proporciona a possibilidade de se conectar com profissionais com os quais já trabalhou, acompanhar oportunidades e consumir um conteúdo relevante. Inclusive, profissionais de RH compartilham dicas para se sair melhor nas entrevistas!

Mulher branca apontando para uma lousa, onde está há uma equação.

Use a matemática a seu favor!

Você deve estar se perguntando “como assim, Mai?”.

Pois bem, conhece a palavra “conversão”?

Matemática básica, quanto mais pessoas souberem que está em busca de emprego, mais chance de conseguir uma entrevista, certo?

Então, por exemplo, você vai mandar X currículos, para que pelo menos X vejam e para Y te contrate.

É a mesma lógica das finanças, “você precisa guardar X% do seu salário para seus objetivos”, esses “X%” você converterá em valores baseado no seu salário.

Homem negro, vestindo um traje social, abotoando a manga da camisa. Ele está investindo na imagem pessoal, algo muito importante na hora de conseguir emprego.

Imagem Pessoal

Deixe uma boa impressão! A sua imagem pode dizer muito sobre você e, infelizmente, aparência é importante.

Esteja vestida (o) de acordo com o cargo que se candidatou. Não é necessário gastar muito para se vestir bem! 

No canal tem uma série só sobre consultoria de imagem e estilo! Bora assistir!

Dicas para conseguir emprego

Então, o que achou dessas dicas para ajudá-la (o) a conseguir emprego? Agora é hora de colocá-las em prática, hein!

Aproveite para ler o post da semana passada sobre a queda da taxa Selic.