fbpx
Loading
Dois hamburguers em cima de uma tábua de madeira. Veja como ganhar dinheiro vendendo comida.

Como ganhar dinheiro vendendo comida

Dicas para ganhar dinheiro vendendo comida

Semana passada, nós conversamos sobre como fazer um bom atendimento ao cliente, né? Pois bem, quero que venha com as dicas que passei naquele artigo para falarmos de como ganhar dinheiro vendendo comida.

Acompanhe porque, além de dica, você terá um estudo de caso nesse texto.

Os novos hábitos de alimentação

O motivo que me fez elaborar esse artigo é porque muitas riquezas querem começar um negócio na área de alimentação.

Então, fui procurar as demandas de consumo e me deparei com a pesquisa “Como a Covid-19 impacta os consumidores e os negócios de alimentação”.

Bem, ela apresenta dados interessantes. Por exemplo, 93% das pessoas que colaboraram para o estudo pretendem consumir a própria comida. Seguido a 89% que ainda tem o delivery no radar.

Quero mencionar que essa pesquisa foi feita com 1108 pessoas ao redor do Brasil, entre os dias 03 e 07 de julho. E as responsáveis por sua elaboração foram a consultoria foodservice Galunion e a Qualibest.

O que as pessoas buscam fora de casa

Ainda dentro das estatísticas apresentadas, quero que dê uma olhada na imagem abaixo.

Pesquisa “Como a Covid-19 impacta os consumidores e os negócios de alimentação” da consultoria foodservice Galunion e a Qualibest.

Perceba como há uma demanda maior por alimentação que vise a prevenção de doenças. O que é previsível se analisarmos o contexto da pandemia da Covid -19.

Porém veja como as “comidas que quebram a rotina” têm a maior alta de probabilidade de consumo.

Agora, preste atenção no perfil geracional da demanda por alimentos.

Pesquisa “Como a Covid-19 impacta os consumidores e os negócios de alimentação” da consultoria foodservice Galunion e a Qualibest.

Por que estou mostrando esses dados?

“Mas Mai, essa pesquisa foi feita com um número restrito de pessoas que não definem o público em geral.” Verdade, riqueza!

Mas o meu intuito de mostrar esses números junto às denominações é para que você possa ter insights de venda. Ou seja, se vai vender uma comidinha diferente, fale que ela visa uma quebra na rotina do cliente.

Além disso, analise para quem você quer vender, qual é o perfil geracional dessa pessoa e o que ela busca.

Ao mesmo tempo, priorize sempre comunicar que a sua produção está dentro das normas sanitárias para estabelecer confiança. Porque o panorama atual de saúde necessita atenção dobrada a isso.

Como garantir higiene da sua produção

Garantir a higienização dos alimentos é fundamental para ganhar dinheiro vendendo comida. Por isso, a Anvisa atualizou as orientações para empresas de alimentos e você pode dar uma olhada aqui.

Em suma, lave as mãos sempre, use luvas, máscaras, óculos e todos os aparelhos que impeçam qualquer contato seu com o alimento. Ademais, higienize o ambiente de manipulação.

Também vou deixar aqui uma cartilha de higiene de alimentos em 2020 feita pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Tenha esses documentos em mãos quando for começar a produção, tá bom?

Comece com aquilo que você já sabe fazer

Como busco exemplificar na prática tudo que eu prego, achei um modelo incrível de empreendedorismo alimentício para citar aqui ao falar das próximas dicas.

Achei essa matéria que conta a história de Harianne Barros, uma mulher que já tinha uma pizzaria que foi afetada pela pandemia. Ainda que continuasse em delivery.

Contudo, ela resolveu criar uma outra fonte de renda baseada naquilo que fazia em casa para os amigos quando podiam se reunir. Assim, ela começou a vender petiscos em vidros com a marca Um Treco de Sabor.

Veja como algo da rotina dela virou um negócio! Por isso que falo sempre para você prestar mais atenção na sua vida, ela é uma fonte imensa de possibilidades

Crie uma fonte de renda em vez de renda extra

Continuando com o exemplo de Harianne, quero que repare na iniciativa da criação da marca. Como assim, Mai?

Ela não quis ter uma renda extra com os petiscos, escolheu um novo negócio, uma outra forma de ganhar dinheiro. Em resumo, ela criou uma fonte de renda sustentável.

É disso que eu falo quando pretendo mostrar para você a diferença entre renda extra e fonte de renda, como fiz nesse vídeo do Instagram. Nele eu explico o porquê você deve ir além da renda extra. Assista!

Comece com seu ciclo de amigos e família

Outro aspecto aonde quero que você volte sua atenção é na escolha de vendas de Harianne. Porque ela começou a distribuir seus produtos entre amigos e familiares.

E eu quis frisar esse ponto da história dela para que você perceba que o seu ciclo social já é o início de tudo quando o assunto é vendas. Pois noto em muitos alunos, mentorados e seguidores essa necessidade de grandeza imediata.

Só que se você ficar nesse pensamento de grande escala logo no princípio não vai conseguir, porque vai achar impossível. Portanto, foque naquilo e naqueles que já estão próximos.

Valorize o simples e a experiência

Para encerrar, não deixe de valorizar o contato por Whatsapp e a experiência de entrega com qualidade.

Nada é mais poderoso do que o simples! E o simples está na comida gostosa, atendimento de qualidade e entrega confiável.

Como ganhar dinheiro vendendo comida

Bom, espero ter ajudado a ganhar dinheiro vendendo comida por meio dessas dicas.

Então, o que achou desse texto? Se gostou, compartilhe ele com aquela pessoa que está abrindo um negócio. Ela tem que ler isso para ter sucesso de vendas.

Agora, também te convido a conhecer meu curso, Sufoco Nunca Mais, criado com base na sabedoria que adquiri em relação às finanças, desde quando liquidei uma dívida de 30 mil reais e comecei a investir para alcançar autonomia financeira como empreendedora.

X