fbpx
Loading
Homem branco usando máscara para se prevenir do Coronavírus. Veja dicas de como não se desesperar em meio à pandemia.

Como não se desesperar em meio à Pandemia do Coronavírus

Dicas para encarar a quarentena e não se desesperar em meio a pandemia

Olá, Riqueza!

Nesse post, resolvi trazer algumas dicas e reflexões sobre o momento pelo qual estamos passando, porque considero importante trabalharmos nossa inteligência emocional para que o pânico não tome conta de nossas vidas.

Acho relevante dizer que, sim, estamos atravessando uma crise de saúde pública muito séria que está matando muitas pessoas. Portanto, o Coronavírus não pode ser subestimado e, se tiver condições, obedeça todas as recomendações da OMS. Fique em casa!

Dito isso, minha ideia aqui é passar a vocês algumas formas de encarar a quarentena e não se desesperar em meio a pandemia e, principalmente, preparar-se para quando tudo isso passar.

Lembrando que esse artigo é parte complementar da mentoria em grupo gratuita que dei semana passada, onde abordei vários pontos desde de autoconhecimento a investimentos.

Encarando a realidade

Por mais dolorida que seja a realidade atual, tanto no que diz respeito à saúde pública como econômica, ela precisa ser enfrentada.

Caso não tenha visto, as previsões para economia não são as melhores e o isolamento social parece que não vai acabar tão cedo. E, com essas informações, o que você vai fazer?

Há duas opções: afundar-se no pessimismo generalizado ou abrir o leque de oportunidades para enxergar fora da caixa.

Pensamento positivo

O conceito de pensamento positivo para ciência é controverso, porque muitos cientistas acreditam que vemos a positividade de maneira equivocada ao ligarmos ela à resolução de todos os nossos problemas.

Ou seja, acreditamos que apenas pensar positivo pode nos fazer enriquecer e prosperar. Quando não é bem assim que acontece.

Contudo, já foi avaliado em alguns estudos que o pensamento positivo colabora na forma como enfrentamos circunstâncias negativas, e também na minimização do estresse.

escrevi aqui sobre algumas formas de mudar nosso pensamento com técnicas de PNL (programação neolinguística) que podem ser uteis para encarar a quarentena e não se desesperar em meio a pandemia.

Pensamento produtivo e a geração de oportunidades

“O desafio não é elaborar novas ideias na sua mente, mas sim, como se livrar das velhas. Toda mente é construída com mobília arcaica. Limpe um canto da sua mente e a criatividade aparecerá.”

Dee Hock, Founder, VISA

Você já ouviu falar em pensamento produtivo, riqueza? Caso nunca tenha lido nada a respeito, é uma linha de raciocínio muito utilizada para criação de novos serviços e produtos e, inclusive, para ampliação de novas ideias.

Acho interessante falar sobre isso agora, porque é certo que você precisará se reinventar dentro da sua área. Pois o desafio não irá desaparecer com o fim da quarentena, pode ter certeza.

Como aplicar o pensamento produtivo

Visto tudo isso, deixo aqui a técnica do pensamento produtivo para aplicar e elaborar melhores soluções para a questão a atual.

  1. Escreva os detalhes do problema;
  2. Como ele está impactando sua vida;
  3. Quais as informações que já tem sobre sua vida atual;
  4. Como gostaria que sua vida estivesse;
  5. Quem está envolvido no problema;
  6. Qual o interesse na solução;
  7. Detalhe sua visão sobre o futuro;
  8. Descreva qual seria a solução;
  9. Liste os critérios de solução: ações, restrições, investimentos, resultados;
  10. Pontue as perguntas que você precisa fazer para achar uma solução;
  11. Defina a pergunta chave;
  12. Responda a pergunta chave;
  13. Busque melhorar a resposta com novos pontos de vista e objeções;
  14. Melhore a solução para o problema com as informações coletadas;
  15. Faça um plano de ação

Ao mapear tudo, você terá mais tranquilidade emocional para encarar a quarentena e não se desesperar em meio à pandemia do Coronavírus.

Aprenda a fazer dinheiro nessa quarentena

Além disso, minha dica bônus é que desenvolva as habilidades que tanto falo aqui: networking, vendas e negociação.

Por que, Mai? Porque elas são fundamentais para o estabelecimento de uma estrutura financeira que lhe permitirá autonomia. Ou seja, caso o imprevisível aconteça (como é o caso), você será capaz de fazer dinheiro.

Escrevi esse e-book, onde explico direitinho minha técnica. Pode baixa-lo, gratuitamente, aqui.