fbpx
Loading
Lâmpada ligando seu carregador na tomada, metaforizando o ato de "ter um ideia". Aqui eu te dou 5 dicas para ser mais criativo.

Como ser mais criativo no seu trabalho?

5 Dicas de como ser mais criativo no seu trabalho

 Oláaa, Riqueza!

Em julho desse ano, fiz um post aqui no blog falando sobre as habilidades profissionais que você precisava desenvolver para se encaixar no mercado de trabalho pós-pandemia. Uma delas era o potencial criativo. Portanto, hoje, quero dar algumas dicas de como ser mais criativo.

Criatividade para quem está abrindo um negócio

O número de empreendedores, no Brasil de 2020, corresponde a 30% do Produto Interno Bruto. Somado a isso, a abertura de novas empresas, em sua maioria MEI, durante a pandemia, subiu consideravelmente.

E se você faz parte dessa estatística, já alerto que a criatividade se faz mais do que necessária na vida do empreendedor para que ele saiba lidar com as adversidades inerentes ao negócio.

Por isso, desenvolver um potencial criativo não é só para empregados, mas também empregadores. Formar equipes capazes de elaborar soluções em momentos de crise foi uma das lições dessa pandemia.

Dito isso, independente de qual seja o seu regime de trabalho, leia atentamente as dicas que vou passar aqui agora.

O primeiro passo da criação não pode envolver crítica

“O senhor olha para fora, e é isso sobretudo é o que não deveria fazer agora.”

– Rainer Maria Rilke

Essa citação é do livro “Cartas para um Jovem Poeta”, cujo conteúdo é uma extensa troca de correspondências entre o renomado poeta austríaco, Rainer Maria Rilke, e o jovem escritor Franz Xaver Kappus.

Mas por que você está falando disso, Mai?  Porque essa citação é da primeira carta de Rilke ao menino, em que ele o aconselha a não perguntar aos outros se o seu poema é bom. Pelo menos, não no momento de criação.

Assim, ele reforça a ideia de que a crítica é inimiga da criação e do autoconhecimento. Pois enquanto você estiver pensando em como agradar o outro, não vai conseguir chegar a um resultado.

Portanto, o primeiro passo para abrir um canal de criação é abafar as críticas. Pare de especular o que vão pensar e comece a escrever o que vier na sua mente.

Busque referências em todos os lugares

Outra dica para ser mais criativo é buscar referências em todos os lugares. Não é porque você trabalha com estética, por exemplo, que vai se deter a observar apenas profissionais da mesma área.

Busque soluções em diferentes ambientes, pois, de repente, uma alternativa encontrada por uma empresa X pode gerar um insight para adaptá-la ao seu negócio.

Ademais, pessoas criativas não podem ter preconceitos com as ideias opostas a suas. As redes sociais nos colocam em bolhas que repetem o que já sabemos, ouvimos, acreditamos. Mas é preciso buscar novas perspectivas para abrir o leque de referências.

Dessa forma, leia livros de vários gêneros, ouça músicas diversas, consuma conteúdo mais plural, assista a filmes e séries indicadas e não indicadas. Coloque-se à disposição para conhecer o diferente, pelo menos, uma vez na semana.

A importância da descontração

Você já vivenciou a situação de conseguir resolver um problema durante o banho? Ou então, ao fazer uma caminhada, surgiu um insight? Bom, se ainda não passou por nada parecido, acredite, isso é frequente em mentes criativas.

Normalmente, as melhores ideias não surgem no momento em que você as está buscando, elas vêm durante o processo de descontração mental.

É dessa linha de raciocínio que surgem expressões como “esfria a cabeça”. O que parece conselho clichê, na verdade, é fundamentado na ideia de que cabeça cheia de pensamentos, não consegue abrir espaço para o novo.

Sendo assim, minha dica é que você busque atividades de descontração, como caminhada, corrida, cozinhar, lavar louça quando precisar solucionar um dilema. Dessa forma, você limpa o HD interno para receber ideias.

Não esqueça do ócio!

A quarta dica é tire um dia ou algumas horas para não fazer nada. Assim como a descontração é importante, ócio também.

Pois o que você tem de lembrar sempre é que criar é uma habilidade exclusiva do ser humano. Ainda não inventaram uma máquina para exercer essa função, por isso, tamanha a relevância de profissionais criativos para o mercado.

Mas, como é característica presente apenas na mente humana, ela demanda saúde.

Com base nisso, cuide da sua saúde mental abrindo espaço na agenda para o descanso absoluto. Priorize isso, riqueza! Às vezes, a cobrança é tamanha que parece não haver tempo para o repouso, só que o trabalho de sucesso depende de alguém saudável. Profissional doente não vai encontrar saídas criativas!

Como ser mais criativo no trabalho

A última dica que eu tenho a dizer é: treine! Para ser mais criativo você precisa colocar em prática o ato de elaborar uma ideia do começo ao fim. Não se deixe conformar pelo status quo da sua vida, investigue como mudá-lo.

Quebre as barreiras da zona de conforto com pequenas ações diárias como a leitura de algo diferente, a escuta dos seus sentimentos e das conversas com amigos.

Logo, ouça, leia, questione, estude e faça o exercício de criar, mesmo que seja só para você.

Com isso, quero que saiba que todos nós temos potencial criativo, porque temos bagagem de vida. Então, independente da sua idade, profissão, cargo, use o que você tem dentro de si para exercitar a criatividade.

Agora que chegou até aqui, convido a conhecer meu curso, Sufoco Nunca Mais, criado com base na sabedoria que adquiri em relação às finanças, desde quando liquidei uma dívida de 30 mil reais e comecei a investir para alcançar autonomia financeira como empreendedora.