fbpx
Loading
Mulher com expressão de vitória. Aprenda como vencer o medo de investir.

Como vencer o medo de investir o seu dinheiro

Aprenda a vencer o medo de investir o seu dinheiro

Olá, Riqueza! 

Você ainda tem medo de investir? Sabe que há possibilidades melhores de fazer o seu dinheiro trabalhar a seu favor, mas se sente paralisada na hora da prática? Caso essa seja a sua realidade, leia esse artigo até o final para entender como mudá-la. Aprenda aqui como vencer o medo de investir o seu dinheiro.

A origem do seu medo

Bom, em primeiro lugar, para vencer qualquer medo é necessário compreendê-lo. Então, para início de conversa, o que você precisa entender é que o medo é a nossa forma de proteção contra ameaças.

E a reação padrão ao sentimento de medo é a fuga. 

Com isso, temos o seguinte ciclo: percebemos uma ameaça; ela ativa nosso estado de alerta; fugimos para garantir o estado de segurança novamente. 

Por que isso é relevante? Bem, porque como pôde ver, o princípio de tudo é a “ameaça”. Dessa forma, para entender o seu medo de investir, você tem que saber quais são as ameaças das quais está fugindo.

Ameaças

O neurocientista Dean Mobbs, California Institute of Technology, diz em seu trabalho The ethological deconstruction of fear(s), que existem dois tipos de intimidação (ameaça) para o medo:

  1. Aquela que vai contra a nossa sobrevivência. Dessa, fugimos para nos manter vivos;
  1. Aquela que revive uma experiência traumática que vivenciamos. Logo, a fuga dessa é para evitar que o mesmo aconteça. 

Ao aplicarmos esse conceito nos investimentos, será mais fácil compreender que o medo de investir está diretamente ligado a uma experiência de vida desagradável sua ou alguém de sua família.

No artigo Investir é complicado? Saiba porque as pessoas acham isso, eu enumerei vários motivos, externos e internos, que colaboraram para a construção de crenças infundadas e receios coletivos quando o assunto é investimento.

Um deles, o mais comum, é a ameaça da perda de dinheiro. Há ainda quem guarde montantes no colchão por medo de instituições financeiras quebrarem, ou de terem valores confiscados como aconteceu no início da década de 90 com o Plano Collor.

Identificou-se com isso? Então, vamos seguir! 

Como driblar essa ameaça? 

Mas como reprogramar isso e fazer sua aplicação pela primeira vez em segurança? A resposta é simples: conhecimento!

Na era atual, você pode ter acesso gratuito a materiais que quebram as objeções mais frequentes na prática de investir.

Escreva suas referências e crenças

O primeiro exercício que sugiro é anotar em um caderno:

  •  “O que eu penso sobre investimentos”;
  •  “O que meus pais pensavam sobre investimentos” (esse tópico é opcional para caso queira investigar as raízes familiares das suas crenças);
  • “O que meu/minha parceiro/a fala sobre investimento”;
  • O que meus amigos e familiares falam sobre investimento”;

Ao preencher esses quatro tópicos, você terá mais clareza de quais são as suas referências, e como elas moldam o seu pensamento.

Busque fontes com autoridade no assunto

Para adquirir conhecimento de qualidade, ou seja, aquele que vai realmente transformar você, busque fontes confiáveis e que transmitam autoridade.

Todo o conhecimento que adquiri, e continuo adquirindo, sobre investimentos vem de fontes com autoridades, seja no Brasil ou fora. Toda minha metodologia de trabalho se baseia em livros, estudos e cursos que me forneceram a autonomia necessária tanto para investir como para ensinar sobre investimentos.

Organização financeira

Organize seu orçamento e defina um valor inicial baixo para fazer um aporte. Dessa forma, você consegue planejar a sua primeira experiência prática. Isso vai lhe proporcionar a sensação de controle que teme perder com os investimentos.

Siga estes 7 passos práticos

Ao definir o seu valor inicial, vou indicar que siga estes 7 passos práticos que passei no vídeo abaixo.

Como vencer o medo de investir o seu dinheiro

Espero que com esse artigo você se sinta mais segura em fazer seu primeiro investimento. Ao dar o primeiro passo, sentir o terreno, você vai ver que o medo de investir o seu dinheiro é só um acúmulo de crenças pré-estabelecidas que dificultam um processo simples, Riqueza.

Leia também O Que Você Precisa Saber Para Começar A Investir. 

Crédito foto: Sucesso foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com

X