fbpx
Loading
Cofrinho de porco dourado. Leia aqui tudo o que você precisa saber para começar a investir.

O que você precisa saber para começar a investir

Tudo que você precisa saber para começar a investir

Oláaaa, Riqueza!

Faz um tempo que não falo sobre investimentos aqui, não é mesmo? Caso seja nova aqui no blog, eu já escrevi um passo a passo para iniciantes e, hoje, quero pontuar coisas que você precisa saber para começar a investir.

Principalmente, porque essa pandemia nos tirou da zona de conforto em diversos aspectos, inclusive, financeiro. Então, mais do que nunca, entender como se prevenir das imprevisibilidades da vida é fundamental.

O que você vai ler nesse artigo

Nesse artigo, vou me dedicar a explicar quais são os investimentos básicos que todo mundo precisa ter.

Ademais, vamos conversar sobre o que significa objetivos de curto, médio e longo prazo e porque eles são importantes na hora da escolha de onde investir.

Então, se essa é a sua primeira parada na jornada dos investimentos, aproveite!

Reserva de Emergência

O primeiro e imprescindível investimento que você vai se planejar para fazer é a reserva de emergência!

Mai, sou uma Riqueza novata e não tenho ideia do que isso significa!

Não tem problema, eu explico! Bom, a reserva de emergência é aquele dinheiro que vai ser destinado aos imprevistos, é o colchão amortecedor da sua vida.

É a reserva de emergência, por exemplo, que vai garantir certa segurança financeira caso aconteça um vazamento na sua casa, alguém da família fique doente, o carro quebre etc.

Portanto, é a sua alternativa ao empréstimo! Em vez de recorrer a um banco, que vai cobrar juros absurdos por lhe emprestar dinheiro para resolver uma urgência, você vai terá a sua reserva de emergência! Entendeu?

Quanto precisa ter investido na reserva de emergência?

Bem, você vai encontrar respostas diversas para essa pergunta. Porém, aqui, vou responder de acordo com a minha filosofia de trabalho.

Tenha, pelo menos, três meses do seu custo de vida investido na reserva de emergência.

Como assim, Mai?

Faça um levantamento de todos os seus custos mensais para chegar a um valor. Depois, multiplique ele por 3 e, pronto, terá a meta financeira da sua reserva.

Muita gente fala que é necessário ter 6 meses de custo de vida na reserva, mas credito que se você está na vida ativa, especializando-se para conseguir melhores resultados profissionais, conseguirá resolver as casualidades no período de 90 dias.

Agora, se achar que carece de mais proteção financeira, então, crie um objetivo maior. Por exemplo, se você tiver filhos, talvez, uma reserva de seis meses do seu custo de vida pode garantir mais segurança.

Onde investir o dinheiro da reserva?

Bom, essa explicação vou deixar você assistir nesse vídeo que gravei com o parceiro da Mai aqui na Rica, o Sofisa Direto.

Ele foi o primeiro banco totalmente digital do Brasil e é referência em democratização dos investimentos, pois permite às pessoas fazerem aportes de R$1,00 se quiserem.

Ou seja, não tem espaço para desculpas como “eu não tenho dinheiro para investir” no Sofisa Direto. Além do mais, com a Taxa Selic em baixa, o Sofisa Direto está sendo referência em rentabilidade, principalmente, para os títulos adequados à reserva de emergência.

Depois dessa introdução, vamos ao vídeo.

VÍDEO GRAVADO ANTES DA PANDEMIA DA COVID-19.

Vídeo do canal Sofisa Direto

Aposentadoria

Agora, outra coisa que você precisa saber para começar a investir é: não conte com o governo para garantir sua aposentadoria. Principalmente, com a nova regra da previdência.

Tanto aqui no blog, como nas minhas outras mídias, sempre reforço a necessidade de criarmos um futuro mais digno em nosso período ativo (enquanto ainda estamos aptos a trabalhar). E Como fazer isso?

Primeiro, aprendendo a fazer dinheiro, ou seja, multiplicando as fontes de renda para conseguir aumentar o valor mensal do orçamento que será disponibilizado para investir.

Segundo, estudando como fazer esse montante render da melhor forma de acordo com seu objetivo.

Como investir para aposentadoria?

Hora de mais uma pausa na leitura para assistir ao vídeo que fiz com meu parceiro, Sofisa Direto, sobre investimentos para aposentadoria.

VÍDEO GRAVADO ANTES DA PANDEMIA DA COVID-19.

Vídeo do canal Sofisa Direto.

Você precisa diversificar!

Outro ponto relevante de ser destacado e que você precisa saber para começar a investir é a diversificação. Pois ela é essencial para garantir segurança e rentabilidade!

Mas, afinal, o que é diversificar? Como ela propicia mais segurança e rentabilidade? Nesse vídeo, de menos de 5 minutos, expliquei direitinho isso!

VÍDEO GRAVADO ANTES DA PANDEMIA DA COVID-19.

Vídeo do canal Sofisa Direto

Prazo é uma das coisas que você precisa saber para começar a investir

Enfim, vamos falar de prazos de objetivos. E, logo de cara, já quero explicar que você precisa saber qual é o prazo final das suas metas para poder escolher o melhor investimento para ela.

Pois não existe resposta para perguntas como “qual investimento rende mais?”, “qual é o melhor investimento?” sem antes você me dizer: quanto quer juntar, qual o prazo para conseguir e qual é seu perfil de investidor (o qual você pode descobrir no aplicativo do Sofisa Direto, por exemplo).

Curto, médio e longo prazo

Dito isso, é hora de você saber o que é um objetivo de curto, médio e longo prazo.

As metas de curto prazo são aquelas realizadas em menos de um ano. Por exemplo, montar a reserva de emergência, viagem nacional, comprar algo que estava há tempos esperando oportunidade etc.

Já mas metas de médio prazo são aquelas que serão concretizadas durante os próximos 5 anos. Então, temos como exemplo uma reforma na sua casa, viagens mais caras, troca de carro.

Por fim, as metas de longo prazo são aquelas que acontecerão em mais de 5 cinco anos. Como a faculdade do seu filho, aposentadoria (como foi falado), compra da casa etc.

Bem, agora que você já sabe disso, toda vez que esquematizar alguma meta, especifique em quanto tempo quer conseguir realiza-la. Assim, quando chegar na hora de investir, saberá encontrar a alternativa mais adequada.

O que você precisa saber para começar a investir

Vamos combinar que, daqui para frente, esses conceitos você já vai ter entendido por aí? Pois com eles, já pode partir para estudar os próximos passos.

Agora é hora de se mexer, riqueza! Se chegou até aqui, leia tudo sobre o parceiro da Mai, o banco Sofisa Direto, para ter total confiança em abrir sua conta lá.

 

X