- Stats: 1146 0
- Posted: 10/10/2018
- Category: Blog, Finanças comportamentais, Mindset
Dia das crianças: ensine ela a lidar com dinheiro
Dia das crianças: ensine ela a lidar com dinheiro
Olá Riqueza,
Tem uma criança próxima a você? Então, em homenagem ao Dia das Crianças, eu vou passar algumas dicas de como você pode dar o melhor presente de todos: educação financeira!
Criança precisa saber que dinheiro é finito
Para começo de conversa, nunca é cedo demais para introduzir responsabilidade financeira na vida de alguém. Lógico que aqui estamos falando de métodos lúdicos, fáceis, que não tomam o espaço da infância e da brincadeira.
O princípio básico da educação financeira para crianças é deixá-las a par dos valores que são destinados a elas. É preciso, riqueza, fazer com que elas entendam, logo cedo, que não é possível “imprimir mais dinheiro” ou “ir até o banco pegar mais” – frases recorrentes na boca de algumas crianças.
Mostrar a elas que dinheiro não é infinito já vai ajudá-las a selecionar suas prioridades. E você pode usar de brincadeiras para ensiná-las. Todo recurso visual é super válido, pois elas absorvem com mais leveza.
Criança precisa participar
Já falei aqui que é super importante as crianças estarem cientes dos orçamentos, certo? Agora, o próximo passo é fazê-las participar do passeio, das compras, não só como quem assiste aos pagamentos, mas como alguém que é capaz de acompanhar o quanto está sendo gasto.
É CARO ter FILHO? com Riqueza de mãe
Antes de sair de casa, combine a atividade com o pequeno
Avise com antecedência a criança qual será a atividade do dia e quanto dinheiro você tem disponível para ela. Peça ajuda para controlar as finanças, faça com que ela se sinta responsável por aquela quantia também. Se a ideia for levá-la ao cinema, avise que não será possível fazer compras de brinquedos, ou passar no parque de diversões, porque o dinheiro está contado para assistir ao filme.
Dê o dinheiro na mão dela
No momento das compras, por exemplo, agora no Dia das Crianças, coloque um valor na mão da criança e faça ela escolher seu presente de acordo com o valor.
Quando ela estiver desejando determinado brinquedo, algo muito comum, principalmente, pela influência de amigos, ensine ela a juntar dinheiro para comprar. Faça uma reserva mensal, sempre junto com ela, para mostrar o progresso do investimento.
Quanto mais ela estiver envolvida na compra, melhor!
Finanças para jovens: dicas para seu começo de carreira
Economizar também pode ser divertido
As escolhas das decisões de consumo também podem fazer parte da educação financeira dos pequenos. É legal eles saberem que determinada quantia que, eventualmente, iria para um brinquedo, pode ser poupada para uma viagem super legal no futuro, por exemplo.
Isso não é privação, e sim, consciência. Fazer do seu pequeno um cidadão consciente é o melhor presente que você pode dar a ele, vai por mim!
E a mesada?
Se for possível, dentro da realidade financeira da família, a mesada pode ser introduzida a partir dos 7 anos. É um passo importante que permite uma certa autonomia à criança, mas é importante ela ter ciência de tudo o que já comentamos aqui. A mesada é a forma dela aplicar o que você vem ensinando durante os anos.