Hora da mesada
Hora da mesada – Aprenda qual a melhor forma de dar mesada para seu filho e coloque em prática essa ideia!
Olá gurias, tudo bem com vocês?
O assunto do post de hoje é sobre mesada para teus filhos.
É muito importante envolver seus filhos no assunto das finanças da casa. Se você for casada, o primeiro passo é tornar essa conversa um hábito entre você e seu marido. Depois estruturar um momento de incluírem seus filhos na conversa, separem um tópico sobre mesadas e os chamem para conversar.
Se a ideia é começar a dar mesada, a primeira conversa será apresentar as regras e valores a eles.
Aproveite esse “benefício” que é a mesada e eduque seus filhos com relação ao dinheiro. Eles irão te agradecer quando crescerem e já souberem muitas regrinhas sobre como lidar com as finanças.
Por que dar mesada?
A mesada é um instrumento de educação financeira, você ajuda seu filho a entender o funcionamento do dinheiro no dia a dia.
Essa atitude te ajudará a manter as finanças da família mais equilibrada, ele entrará no mundo da negociação do dinheiro, entenderá o valor de ganhar e gastar, terá que criar responsabilidades quanto ao que recebe, você irá impor limites através dos valores definidos.
Definindo um valor:
Como saber qual será o valor da mesada do seu filho? Bateu essa dúvida não é?
Esse valor é diretamente ligado a sua capacidade financeira. Para isso aquela planilha de gastos mensais é muito importante, você precisa estar ciente da sua realidade financeira.
Dentre suas condições separe um valor que não irá abalar suas finanças e também não exagere na quantidade. O valor da mesada é simbólico, para custear alguns desejos deles e para aprenderem a valorizar o dinheiro desde cedo. Entender que esse é um recurso finito. E precisa de limites para fazer render.
O valor da mesada não tem que ser comparada ao valor que o coleguinha, amiguinho, vizinho recebe, cada família deve saber de seus limites, e você definirá o valor possível para que tudo fique equilibrado.
Após definir o valor, inclua na sua planilha de gastos mensais, como contas variáveis. Explicarei logo abaixo porque varáveis.
Regras básicas para a mesada do seu filho:
- Defina um valor fixo da mesada;
- Separe de acordo com a tabela acima quais os períodos que você vai pagá-la.
- Crie possibilidades para que ele possa aumentar seus ganhos, principalmente quando ele tiver um objetivo de compra, como por exemplo, um vídeo game. Para adquirir o que ele deseja precisa ganhar mais, para ganhar mais precisa trabalhar mais.
Monte uma tabela com atividades de organização, ajuda em casa etc. e defina um valor para cada atividade, conforme ele vá cumprindo vai somando esse valor para pagarem a ele.- Atenção: Jamais inclua na tabela de bonificação atividades que são obrigações dele, como tirar boas notas na escola, estudar, arrumar seu quarto e sim coisas do tipo:
- Lavar o carro;
- Lavar a louça;
- Cortar a grama;
- Cuidar do irmão;
- Atenção: Jamais inclua na tabela de bonificação atividades que são obrigações dele, como tirar boas notas na escola, estudar, arrumar seu quarto e sim coisas do tipo:
- Crie também uma tabela com coisas que se ele desrespeitar ou não cumprir será multado e esse valor será descontado de sua mesada.
Como o valor pode variar de acordo com o que ele faz a mais ou com o que ele deixou de fazer, esse valor entra como conta variável no seu orçamento.
Aproveitando o post, tenho mais algumas dicas interessantes sobre educação financeira para seus filhos.
Dica 1: Se mora perto de familiares, parentes que costumam dar presentes para seus filhos em todas as datas comemorativas (aniversário / dia das crianças / natal) e eles já recebem mesada e administram bem o que recebem a ponto de conquistarem seus objetivos de consumo (já aprenderam a juntar sua mesada até conseguir comprar o tênis que gostaria, a pagar pelo jogo de vídeo game, etc) . Você pode substituir seus presentes por investimentos financeiros. Ao invés de dar o celular caro que ele quer, invista numa conta pra ele. Eles vão te agradecer no futuro! 🙂
Caso aches muito radical essa alternativa, você pode ser mais flexível, substituindo apenas algumas datas comemorativas ou alternando entre pai e mãe. em determinada data a mãe dá um presente e o pai aplica na conta de investimento do filho.
Investimentos financeiros são os melhores presentes que você pode dar para seu filho.
Dica 2: Não sofra com o show do seu filho em supermercados e padarias quando eles se jogam no chão e querem desesperadamente todos os pacotes de balas, salgadinhos e bolachinhas que estão segurando. Faça um acordo com eles antes de sair de casa. Por exemplo: Defina quantos itens estás disposta a pagar e diga a ele. “Hoje você poderá escolher só 3 itens no supermercado enquanto fazemos compras.”
Se ele se interessar por mais do que o combinado, ensine-o a escolher. Ele precisa chegar aos 3 itens finais que vocês já tinham definido juntos antes de sair de casa. Segure a emoção e não tenha dó. Se você ceder estará colocando tudo a perder. Não é que você não tenha condições de incluir mais um pirulito na compra, mas ele precisa entender que tem limites, aprender que precisa decidir e abrir mão de algumas coisas quando faz escolhas na vida. E também percebe que você é uma mulher de palavra, que cumpre o que conversaram.
Comece já a organizar a mesada dos teus filhos e ensine-o desde já a ter uma relação saudável com o dinheiro!
Um beijo é ótima terça-feira pra vocês!