fbpx
Loading
Mulher branca posicionada ao lado esquerdo da imagem, roendo unhas com rosto apreensivo. Saiba o que acontece se a corretora quebrar.

O que acontece se a corretora quebrar? Entenda tudo aqui!

Saiba o que acontece se a corretora quebrar

Olá, Riqueza!

Se você está começando a investir, muito possivelmente, já teve receio de perder seu dinheiro caso a corretora ou banco vá à falência. A garantia de segurança é um dos requisitos básicos na hora de escolher por onde investir o dinheiro. Mas você sabe o que acontece se a corretora quebrar? Como isso vai afetar sua vida

Nesse artigo, você vai entender qual é o papel da corretora nos seus investimentos. Para assim compreender qual é o risco real de você perder dinheiro caso ela quebre.

Qual é o papel da corretora nos seus investimentos? 

Tanto uma corretora quanto um banco de investimentos têm a função de fazer a ponte entre você e um ativo. Em uma analogia simples, eles funcionam como supermercados de ativos.

Então, para comprar títulos públicos ou ações, você recorre a uma corretora, ou a um banco de investimentos, que possibilitam essa operação. 

Só que no momento em você coloca dinheiro em um ativo (CDBs, Títulos do Tesouro Direto, Ações etc), ele sai da conta da corretora e vai para as Centrais de Custódia

Ou seja, entidades responsáveis pelo serviço de guarda, manutenção e atualização dos ativos. São elas que asseguram que o seu dinheiro será devolvido a você com segurança.

Quais são as Centrais de Custódia do Brasil?

No Brasil, existem três Centrais de Custódia, cada uma é encarregada de guardar e gerenciar tipos de ativos diferentes.

  • A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) é a responsável pela manutenção das ações negociadas da Bolsa de Valores, B3.
  • O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é incumbido de gerenciar os títulos públicos do Tesouro Nacional.
  • A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) toma conta dos títulos de renda fixa do mercado privado (CDB , LCI, LCA debêntures).

Portanto, a partir de agora, saiba que quando você fizer um investimento, ele ficará registrado com seu nome e CPF nessas entidades, e não na corretora. Por isso, se ela quebrar, eles vão permanecer onde estão.

Como recuperar investimentos caso uma corretora quebre?

Vamos imaginar que você tenha conta na corretora X e faça suas aplicações por meio dela. Inesperadamente, ela é forçada a declarar falência. Você, e outros tantos clientes, perdem a plataforma pela qual compravam seus ativos. Perdem o seu “supermercado”. O que fazer nesse caso?

Você vai abrir conta em outra corretora Y e fazer o procedimento de transferência dos seus investimentos. O processo deverá ser instruído pela corretora que quebrou para que os investidores consigam entrar em contato com o Banco Central. Ele, por sua vez, fará o procedimento de recuperação e transferência dos seus investimentos com as Centrais de Custódia mencionadas.

O que acontece se a corretora quebrar? Entenda tudo aqui

Por fim, vale reforçar a importância de escolher uma boa corretora. Ainda que funcione “apenas” como um meio para os seus investimentos, ela precisa ter solidez e notoriedade. Não coloque seu dinheiro em lugares desconhecidos.

Se a sua corretora atual tem nome no mercado e é indicada por especialistas, não se preocupe, Riqueza! Os seus investimentos estão seguros.

Espero que esse artigo possa esclarecer a função da corretora na sua vida, e assim, tranquilizar alguns seus medos. Por falar em medos, como chegou até aqui, recomendo a leitura Como vencer o medo de investir o seu dinheiro

Crédito Imagem: Mulher foto criado por cookie_studio – br.freepik.com

X