fbpx
Loading
Mulher branca, de olhos azuis, cabelo louro liso, na altura do queixo. Ela está sentada em um balanço no parque. Olhando para algo que não vemos na foto. Leia aqui sobre o porque você acredita que é tarde demais.

Por que acreditamos que é “tarde demais” para começar?

Os motivos da crença limitante do é “tarde demais” para começar

Oláaa, Riqueza!

Eu já fiz alguns posts no blog, como “Por que você não consegue organizar suas finanças”, destrinchando motivos que levam às crenças limitantes. E, dessa vez, não será diferente, pois vou te mostrar o porquê você acredita que é “tarde demais” para começar.

O intuito desse texto é enumerar fatores sociais externos que podem influenciar no seu autoconceito. Dessa forma, você poderá reavaliá-lo e perceber que, talvez, a sua insegurança é mais uma construção social do que uma falta de algo.  

Crença Limitante

A crença limitante é uma verdade absoluta, não baseada em fatos, que atua como um agente limitador. Ou melhor, é uma certa “desculpa” inconsciente que te “protege” de fazer tudo que é novo e desafiador.

Por exemplo, você pode se ancorar em crenças como “não estou preparada”, “e se der errado?” “não tenho tempo”, “isso não funciona para mim” ou é “tarde demais para começar”. Essa são só algumas das mais comuns.

Mas já parou para se perguntar o motivo pelo qual pensa dessa forma? Será que tudo isso é verdade de fato?

Bom, como o foco hoje é a idade, vamos conversar melhor sobre algumas razões que te levam a acreditar que já passou seu tempo.    

Expectativa de vida nos últimos 80 anos

O início da transição demográfica no Brasil foi em 1940 segundo o IBGE. Foi o período da nossa história em que o índice de mortalidade começou a cair.

De 1940 a 1960 a queda da taxa bruta de mortalidade foi de mais da metade comparada aos anos anteriores.

Com isso, a expectativa de vida ganhou mais força. Se você nasceu na década de 40, provavelmente, tinha que resolver sua vida rápido, pois com 42 (homens) e 48 (mulheres) já estaria sentenciada (o).

Porém, se você é da década de 60, tinha mais uns dez anos pela frente até a morte, visto que a expectativa de vida aumentara para 52 anos em média.

E hoje?

Até que chegamos a 2020, uma década em que o tempo é mais generoso graças à evolução tecnológica e científica. Hoje já não somos reféns das mesmas doença do passado, apensar de termos nossos desafios (como a Covid-19).

E eu quis fazer esse mapeamento de idade para você analisar o quanto ele influenciou na sua criação.

Pois, talvez, as pessoas próximas a você (desde família a amigos) carreguem a urgência de uma finitude que ficou no passado. E, portanto, a cobrem seu “auge” vida aos 30 anos.

É como se fosse necessário estar com tudo resolvido (em âmbito profissional e pessoal) até os 40 anos, porque depois disso, já se pega a estrada da morte.

Ademais, atualmente, as expectativas não vêm apenas do cotidiano real, porque temos as redes sociais.

O perfil geracional das redes sociais

No Brasil, o perfil etário mais consumidor de rede social é composto por adultos com mais de 45 anos. Você sabia disso?

Logo, qual seria o resultado desse encontro entre uma geração que ainda carrega anseios antigos com uma vitrine de “vidas perfeitas” em larga escala (rede social)?

Como isso não poderia causar mais frustação, e acentuar a ideia de que estão todos no “auge” menos você?

Veja como isso é cruel, riqueza! Nós assistimos a “recortes de sucessos” alheios e imediatos de pessoas, o que gera sentimentos de fracasso perante a vida obviamente.

A sua relação com o dinheiro e trabalho

O que está achando de tudo isso até agora? Já conseguiu visualizar como a crença do é “tarde demais” para começar se infiltra na sua mente?

Somado a isso tudo, tem ainda a relação com o dinheiro, né? Eu já falei aqui sobre os motivos pelos quais você tem dificuldade de gerar renda, por exemplo. Recomendo que leia depois de acabar aqui!

Até porque a sua relação com as finanças diz muito sobre você. Nós levamos para o dinheiro o que aprendemos e vivenciamos. Quer ver? Uma pessoa que viveu o confisco da poupança terá medo de investir com certeza.

Mesmo que você compreenda os riscos atuais dos investimentos, ainda pode surgir na sua cabeça questões como “vale a pena começar a investir agora?”, acertei?

Porque é natural alguém que tenha crescido imaginando a finitude aos 50, pense que não terá tempo hábil para usufruir dos rendimentos.

Por que acreditamos que é “tarde demais” para começar

Espero que com esse mapeamento, você entenda como tudo se configura a favor dessa crença limitante do é “tarde demais” para começar.

Na verdade, nunca é tarde. O segredo para entender isso é se desamarrar das demandas sociais! E, olha, tem muita gente já desatando esse nó! Estou falando muito disso no meu Instagram, recomendo que me siga lá para ver.

Também te convido a conhecer meu curso, Sufoco Nunca Mais, criado com base na sabedoria que adquiri em relação às finanças, desde quando liquidei uma dívida de 30 mil reais e comecei a investir para alcançar autonomia financeira como empreendedora.