- Stats: 1033 0
- Posted: 28/09/2018
- Category: Blog, Investimentos
Previdência privada – Será que vale a pena?
Previdência privada – Será que vale a pena?
Olá Riqueza!!
Finalmente chegamos nesse assunto tão importante sobre finanças que é a previdência privada – inclusive se formos fazer uma categoria do tipo “a pergunta que não quer calar”, o podium com medalha de ouro ficaria para a pergunta deste artigo:
Previdência privada vale a pena?
Olha só, já falei em alguns lugares que eu não sou uma fã de carteirinha de previdência privada, mas ainda assim ela pode ser uma alternativa ótima para quem quer garantir um futuro melhor do que aquele que a previdência vai dar – se ainda der alguma coisa até lá!
Mas neste artigo eu quero explorar um pouco mais dos aspectos psicológicos da previdência privada, para você realmente entender se é isso mesmo que você precisa, afinal, existem formas de aplicação igualmente seguras e que tem uma rentabilidade maior que a previdência.
Público principal da previdência privada
Acredito que uma das explicações principais para as pessoas aderirem à uma previdência privada seja uma explicação que eu já ouvi várias e várias vezes, e é mais ou menos assim:
“Eu sou muito indisciplinada com dinheiro, e se eu fizer um plano de previdência eu posso garantir o meu futuro sem precisar guardar este dinheiro mensalmente, o banco vai lá, tira da minha conta e pronto, eu nem vejo o dinheiro sair e está tudo certo!”
Neste raciocínio eu concordo bastante que a previdência ajuda bastante, um dos grandes aspectos positivos é a possibilidade de investir sem perceber que está investindo, e isso de fato garante uma reserva financeira para o seu futuro.
O aspecto psicológico negativo da previdência infelizmente está no mesmo lugar da facilidade dela – você não vê o dinheiro sair.
Vou explicar melhor.
Quando você não quer fazer o investimento mensal da sua economia, muito provavelmente você atribuiu um sentimento de dor ao fato de pagar a previdência, ou o investimento se fosse uma fonte alternativa.
Então você pensa “Caramba, vou ter que reservar este dinheiro tão suado para ver ele só lá na frente?! Mas eu queria tanto comprar uma bolsa nova!” – Percebe como o investimento se torna uma dor, um peso quando você enxerga desta forma?!
Agora eu vou te fazer uma pergunta: Você pensa o mesmo quando vai pagar a conta de luz da sua casa? – provavelmente não, porque na sua mente você pensa “Ufa, estou garantindo o meu banho quentinho!”.
E se, no caso do investimento, você substituir o sentimento de dor de abrir mão do uso imediato deste dinheiro, e começar a cultivar a sensação de prazer, de pensar “uau, com esse investimento mensal eu posso chegar em um nível de autonomia financeira e me aposentar com 50 anos por opção, e não por tempo de trabalho!”.
A figura muda muito né amiga!?!
Tudo que você precisou para mudar o sentimento de que investir é uma coisa boa foi uma mudança de pensamento, em começar a atribuir um sentimento de prazer e alegria ao investir o seu dinheiro.
Melhores INVESTIMENTOS para sua APOSENTADORIA
Nível 2 – Gamificação
Agora, riqueza, vamos para o nível 2 de prazer em aplicar dinheiro – e você vai sair daqui doidinha para investir.
Eu não sei se você gosta de joguinhos de celular, mas certamente já arriscou passar umas fases no Candy Crush com o seu Smartphone na fila do banco.
E o que acontece quando você passa uma fase no Candy Crush? Você quer passar a próxima! É o ciclo do vício que os jogos de videogames aprenderam a fazer com maestria.
Agora, e se investir se transformasse em um jogo para você?
Imagine que você faz um investimento de 200 reais, e passado o período da aplicação, você consulta o saldo e os seus 200 reais se transformaram em 203 reais.
A sua mente tem a oportunidade de pensar “Uau, se eu investi 200 e já ganhei 3 reais, e se eu não tivesse comprado dois sapatos e tivesse investido mil reais, eu poderia ter ganho 15 reais! Vou investir mais para ganhar mais!”.
Esse é o nível que investir se torna uma brincadeira para você, porque você conseguirá acompanhar os resultados dos seus rendimentos.
Essa é a mágica da gamificação dos seus investimentos – você se apaixona pela possibilidade de investir e ganhar mais dinheiro, e o melhor: sem arriscar o seu investimento, pois existem formas muito seguras de alcançar rentabilidades maiores que a previdência privada.
Se ainda assim você percebe que a previdência privada pode ser boa para você, não fique com dúvidas – acesse o nosso guia completo de como escolher a melhor previdência privada.
Para onde vai o dinheiro da previdência privada
Você já se perguntou o que as empresas de previdência privada fazem com o seu dinheiro?
Pois é – a verdade é que a maioria destas empresas usam o seu dinheiro para fazer aplicações em investimentos de tesouro direto, ou seja, ele intermedeia este investimento que você faz na previdência privada.
Agora, sabe o que você pode fazer para ganhar mais dinheiro? Corte o intermediador!
Você está pagando para a empresa de previdência privada fazer um investimento que você mesma poderia estar fazendo e ganhando mais dinheiro!
Sem dizer que você ainda está correndo um risco, pois as previdências privadas são de responsabilidade da empresa que gerencia o seu investimento, e se por acaso a empresa de previdência privada que você utiliza vier a falência… o seu investimento some!
É claro que estamos falando de um caso extremo – mas pode acontecer, por isso, ainda que você decida optar por uma previdência privada, observe bem se esta empresa apresenta segurança.
No final das contas…
Ai amiga, no final das contas nós percebemos que você poderia estar ganhando mais e garantindo um futuro muito mais próspero e favorável se você simplesmente se comprometer em fazer o seu próprio investimento financeiro.
Agora eu vou te propor um desafio – vamos abandonar essa desculpa de que você não quer se comprometer com um valor fixo mensal e finalmente caminhar na direção de investir por conta própria?
Qual é o valor que você se compromete a investir de forma fixa nos próximos 6 meses?
Te vejo no futuro Rica!!