fbpx
Loading

15/10 Dia do Consumo Consciente

Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente instituiu o dia 15 de outubro como dia do Consumo Consciente. Internacionalmente, em 2008 a Consumers International (CI), promoveu uma ação mundial sobre o consumo sustentável. O intuito foi despertar a consciência dos consumidores para os prejuízos sociais, econômicos, ambientais e políticos que acabam acontecendo quando se produz e consome em excesso.

Mas então, o que seria o consumos consciente?

Consumir de maneira consciente inclui uma série de reflexões que devem ser feitas antes do momento da compra, ou seja, no seu planejamento. Desde saber se aquilo vai caber no seu orçamento a saber quais são os impactos que aquela compra vai trazer para o todo. Às vezes você precisa comprar um item e encontra duas opções, uma muito barata e outra um pouco mais cara. A mais barata foi elaborada com materiais que demoram para se decompor e acabam poluindo o meio ambiente quando descartada, a outra opção é passível de ser reciclada e dura alguns anos a mais. Qual das duas você escolheria?

Muitas pessoas optam pelo que inicialmente parece ser menos custoso, entretanto, a poluição que a opção mais barata causa pode gerar mais danos a saúde. E então o valor que seria “economizado” naquela compra, poderá ser ainda maior com a compra de medicamentos. A segunda opção além de ser renovável, teria mais tempo de uso, tempo em que precisariam ser comprados duas ou mais unidades da primeira opção, por exemplo.

Outra coisa é avaliar a mão de obra utilizada pela empresa produtora. Algumas marcas vendem mais barato por explorarem mão de obra escrava em outros países, por exemplo. Você geralmente fica atento a isso?

E quando os produtos são pirateados? Você costuma comprar DVDs ou CDs copiados ilegalmente? Às vezes as pessoas não se dão conta de que aquele artista de quem tanto gostamos não receberá nada quando seu CD for copiado ilegalmente, não é mesmo? Se você gosta de um artista e quer que seu trabalho seja valorizado, preze por comprar produtos originais.

Consumir de maneira consciente é uma ação voluntária, cotidiana e solidária, que deve levar em conta fatores como geração de resíduos, renovação dos recursos naturais, ausência ou minimização de materiais tóxicos e poluentes, além de avaliar outros fatores sociais e econômicos antes da aquisição de um produto ou serviço. É uma ação individual que gera benefícios para o coletivo ao fim das contas.

Além disso, consumir de maneira consciente não significa deixar de consumir, mas consumir melhor e sem excesso. A todo momento estamos em contato com mídias que nos incentivam a ter mais e mais de um e de outro item. Propaganda de fast-foods, de máquinas inovadoras e multifuncionais, celulares com uma nova função imperdível… Já parou pra pensar nisso? Quantas vezes você já comprou um item sem estar realmente precisando por impulso ou empolgação alheia?

Você possui itens acumulados e inutilizados em casa? O que pretende fazer com eles? vai descartá-los de maneira correta? Sabe como fazer isso?

O consumo em excesso traz diversas consequências: maior poluição, que gera pior qualidade de vida, gastos desnecessários, que acabam com seu orçamento e que minam a conquista de seus objetivos, além de outros impactos sociais e econômicos de longo prazo. Por isso, o consumo consciente propõe fazer a escolha que gere o melhor impacto para as partes envolvidas, sejam eles os ambiente, a sociedade, a política e a economia em que vivemos. Você já tinha parado pra pensar nisso antes?

 

X