fbpx
Loading
A importância da pausa

A importância da pausa

Olá Riqueza, 

Como o ano está chegando, definitivamente, ao fim e nesse período começamos a desacelerar o ritmo, mesmo involuntariamente, resolvi falar com você sobre a importância desse momento, dessa pausa que todos vamos fazer na rotina. Fica comigo, porque vamos juntos refletir sobre questões importantes.

A pausa na produtividade também é necessária para o sucesso

Para mim, esse ano foi desafiador em diversos sentidos. Criei muitos planos simultâneos para A Rica Simplicidade e ficava pensando neles 24 horas por dia, quase todos os dias da semana, na missão de fazê-los acontecer. Pois bem, ao longo do ano fui descobrindo (e compartilhando com vocês) rotinas que ajudassem na produtividade, porque, afinal, eu precisava organizar as ideias, fazer meus planos de ações, estipular metas e tudo estava confuso na minha rotina. 

Enfim, consegui me organizar melhor a partir do meio do ano, mas vou confessar a você, riqueza, que chego a esse final bem cansada. Imagino que você também esteja assim e se for como eu, pode estar pensando em como serão esses dias de recesso da rotina de trabalho. Empreender é um exercício diário de estabelecer os limites do trabalho e da vida social. Porque para o negócio funcionar é preciso que você esteja funcionando, não é mesmo? E para você funcionar, é necessário um olhar para dentro, um momento de calma.

Conheço algumas pessoas que começam a desenvolver um sentimento de “culpa” ou de fracasso, quando não estão em suas rotinas de produtividade. E isso não é nada bom, porque precisamos saber o momento de parar, respirar, agradecer e refletir. 

Se você é dessas pessoas que tem essa dificuldade de enxergar na pausa uma oportunidade de crescimento, vou dar duas dicas importantes:

1- Desligue-se de tudo

Não é o momento de rolar o feed do Instagram e saber o que as outras pessoas estão fazendo, como elas estão comemorando, se estão trabalhando ou não. Nesse momento a única pessoa que interessa é você. 

2- Celebre suas conquistas

É hora de você focar no seu crescimento durante o ano, em vez de pensar naquilo que não conseguiu atingir por algum motivo. Revisite 2018 durante esse tempo de pausa com carinho.

Vou encerrar esse email com uma frase de um empresário, escritor de alguns livros sobre produtividade, chamado Peter Bregman:

“Minhas melhores ideias vêm a mim quando sou improdutivo. Quando estou correndo, tomando banho ou sentado, sem fazer nada ou esperando por alguém. Quando estou deitado na cama enquanto minha mente vagueia antes de adormecer. Esses momentos “desperdiçados”, momentos não preenchidos com nada em particular, são vitais. São os momentos em que nós, inconscientemente, organizamos nossas mentes, damos sentido a nossas vidas e ligamos os pontos. São os momentos em que conversamos com nós mesmos. E ouvimos.”

Como organizar as contas de começo de ano