fbpx
Loading
Rotina nas redes sociais

A rotina nas redes sociais

Sua rotina nas redes sociais corresponde com a realidade?

Olá, Riqueza!

O texto de hoje é uma reflexão sobre a rotina nas redes sociais. Será que que nossos objetivos de vida estão ligados à satisfação pessoal ou a mostrar para outros nossas conquistas? Esse pensamento veio quando vi a charge abaixo no Instagram da The New Yorker, uma revista americana importante. Então, vamos conversar um pouco sobre objetivos e rotina nas redes sociais.

TRADUÇÃO: “Se você corre uma maratona na floresta, mas não há nenhuma mídia registrando, você realmente correu uma maratona?” / Fonte: The New Yorker

Sua rotina nas redes sociais corresponde com a realidade?

Nas redes sociais, temos a possibilidade de filtrar nossa vida e escolher compartilhar apenas o lado positivo. Fico me perguntando, às vezes, o quanto isso é bom. Porque, veja bem, riqueza, estamos criando uma perfeição que, muitas vezes, questiona o princípio da vida imperfeita. Questiona o esforço, o cansaço, a tristeza. Por exemplo, quantas vezes você já viu posts sobre fracasso no seu Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social que você tem o hábito de consumir?

Falo por mim que trabalho com isso, é difícil compartilhar falhas, porque nem sempre nós mesmos as aceitamos. Como posso dividir e expor algo que eu mesma não aceitei? E você não é obrigado (a) a isso. Assim como não é preciso dividir conquistas que não sejam honestas, porque você estará mentindo para si e para quem o acompanha.

Gaste dinheiro onde você gasta a maior parte do tempo

Você já fez algo apenas para postar?

Fico pensando se hoje nossos objetivos estão mais ligados aos outros do que a nós mesmos. Por exemplo, vamos supor que você é uma pessoa que nunca quis ter carro, porém um belo dia está rolando seu feed e aparece seu primo / amigo com um carrão que acabou de comprar. Isso afeta você? E vou mais além, afeta você a ponto do carro virar um objetivo de vida? Ou melhor, um objetivo de post. Porque, na verdade, a ideia central não é a satisfação pessoal, mas provar vitória aos que seguem você. 

Outra situação recorrente é a imensidade de estilos de vida nas redes sociais com as quais, sim, podemos nos identificar e querer mergulhar fundo em aprendê-las e evoluir. Contudo, já se perguntou se está querendo fazer parte daquela corrente por identificação ou porque ela gera fotos bonitas? Comentamos um pouco sobre isso no episódio sobre Minimalismo no Podcast da Rica.

E você pode me perguntar, o que isso tem a ver com finanças, Mai? Ao que respondo, muita coisa! Quando estamos focados em melhorar nossos resultados para nós mesmos, o progresso é muito mais eficiente. O compromisso de provar para outros, por meio das redes sociais, conquistas desonestas, objetivos realizados apenas pela necessidade de postar, atrapalha nosso verdadeiro propósito. Pense nisso!