fbpx
Loading
Consumo consciente

Consumo Consciente: 4 dicas para combater o consumismo

Consumo Consciente: 4 dicas para combater o consumismo

Como realizar um consumo Consciente e evitar o consumismo que nos afoga em parcelas eternas

Olá Riqueza!!!

Se existe uma coisa que ninguém gosta é de ficar com a conta bancária no vermelho ou não ter mais limite no cartão de crédito para fazer suas compras, não é mesmo?! Se você está nessa situação, não se desespere, pois existem formas de evitar esse tipo de problema, e uma delas é comprar com consciência.

Isso mesmo! O único meio para estabilizar suas finanças e não ficar sem dinheiro é tendo disciplina na hora de ir às compras.

Por isso, antes de sair estourando o seu limite no cartão de crédito, verifique se o item que deseja comprar é realmente uma necessidade.

Além disso, contar com algumas dicas para comprar com consciência também ajudam, e muito, nessas horas.

E foi justamente pensando nisso, que resolvi listar algumas dicas sensacionais que irão revolucionar a maneira como você lida com as suas finanças, fazendo com que cada gasto que realizar no seu dia a dia, seja feito de maneira consciente e sem arrependimentos.

Confira!

  • Saiba equilibrar o seu gasto com a sua renda mensal

A primeira coisa que você precisa entender se quer realmente comprar com consciência a partir de agora, é que sua forma de consumo deve ser pautada, principalmente, no respeito ao seu próprio bolso.

O que isso quer dizer?

Muito simples! Você não pode gastar mais do que o seu bolso é capaz de suportar. Em outras palavras, não compre além do que você ganha. Procure gastar menos e, aos poucos, o seu financeiro voltará a ficar sob controle.

8 coisas DESNECESSÁRIAS que você ACREDITA que PRECISA!

Além disso, outra dica importante que deve seguir para passar a comprar com consciência é:

  • Faça anotações dos seus gastos

Geralmente quem não faz ideia de quanto gasta durante a semana, por mês ou ao longo do ano, certamente gasta mais do que deveria.

Sendo assim, procure sempre anotar os seus gastos em uma caderneta ou em qualquer outro lugar de sua preferencia, para saber exatamente quais são as suas despesas e se elas estão extrapolando o limite da sua renda atual.

Comprar com consciencia

  • Aprenda a controlar o seu orçamento

Para comprar com consciência é preciso, acima de tudo, seguir um orçamento. Por isso, elabore um para você.

Nele deve constar todas as suas despesas fixas, como contas de água, luz, telefone, prestação do carro, dentre outras, e as despesas variáveis, que são aquelas previstas para um determinado período de tempo, como uma ida ao salão de beleza ou aquela saída com os amigos no fim de semana, por exemplo.

QUAL O VALOR DAS COISAS QUE VOCÊ TEM?

  • Sempre peça nota fiscal da sua compra

Muitas pessoas se esquecem ou acham desnecessário pedir nota fiscal de toda compra que fazem ao longo do dia.

Mas, se você quer ser um consumidor consciente, precisa passar a cobrar esse documento, pois ele não só o ajudará a controlar melhor seus gastos, como também ajuda a combater a sonegação fiscal e também gera mais empregos.

Seguindo essas dicas, você verá que suas compras não estão mais comprometendo tanto as suas finanças. Além disso, comprando de forma consciente, você também assegura seus direitos de consumidor.

Você tem um consumo consciente? Faça esse teste e descubra!

Gostou do post?  Então aproveite para ler o artigo Como parar de procrastinar e conheça algumas dicas incríveis para tornar o seu dia a dia mais produtivo!

X