fbpx
Loading
Mão com cartão prestes a adquirir uma sacola de compras. Veja a estratégia para atrair mais clientes para seu negócio.

Como atrair mais clientes – A Rica Simplicidade

Entenda como atrair mais clientes para o seu negócio

Olá, Riqueza!

No post de hoje, vamos falar sobre como atrair mais clientes para o seu negócio, porque tenho certeza que é uma dúvida recorrente em empreendedores.

Vamos lá?

Pirâmide de interesse

Bom, o mais importante da dinâmica de como atrair mais clientes está em entender a pirâmide de interesse.

Ou seja, para que você possa estruturar uma ação de marketing eficiente, por exemplo, precisa saber segmentar o público alvo seguindo a imagem abaixo:

Pirâmide de interesse no seu negócio. Ela é a chave para você atrair mais clientes
Foto publicada no Instagram @finanças_para_negócios.

Vou explicar direitinho como funciona essa pirâmide de interesse de cima para baixo. Então, siga acompanhando o texto.

Topo da pirâmide

O maior erro cometido por quem quer engajar mais consumidores é focar apenas no topo da pirâmide, que representa os clientes que já estão na fase de compra (a minoria).

Isto é, pessoas que já estão comprometida a adquirir seu produto ou serviço para resolver alguma necessidade individual.

Por isso, não adianta pedir mais a elas.

Segunda parte da pirâmide

Já a segunda parte da pirâmide diz respeito a quem já é um provável comprador, pelo fato de enxergar uma solução para a vida dele naquilo que você tem a oferecer, porém ele ainda tem algum bloqueio.

Mas, qual seria esse bloqueio, Mai?

Pode ser uma indecisão entre você e a concorrência, desconfiança da qualidade do produto/serviço e todas as dúvidas que temos quando estamos muito próximos de realizar uma compra.

Terceira parte da pirâmide

Descendo para a terceira fatia da pirâmide, entramos em uma zona de pessoas que ainda não estão interessadas no seu negócio.

Porém, essa parte representa clientes que podem ser convencidos a comprar pelo fato de necessitarem de uma transformação que o seu produto/serviço oferece, só que, talvez, desconheçam seu negócio.

Já está conseguindo visualizar a cadeia consumidora, da qual fazemos parte também, riqueza?

Quarta parte da pirâmide

Bom, aqui estão todos que ainda não sabem que precisam do seu produto/negócio.

Digo, pessoas que estão vivendo suas vidas sem imaginar que possuem um problema e que ele pode ser resolvido. Quer ver um exemplo?

A Maria aqui da Rica não costumava usar protetor solar no rosto, no dia a dia, por conta da oleosidade que poderia provocar. Apesar de saber da importância de proteger a pele do sol, ela não pesquisava marcas por causa da rotina atribulada.

Até que um dia, andando de bicicleta com sua prima, foi apresentada a um protetor solar facial que não deixava a pele oleosa. Ela experimentou e gostou do resultado.

Então, virou cliente.

Resumo

Agora, vamos destrinchar a jornada consumidora da Maria:

  1. Ela não tinha a necessidade imediata de comprar um protetor solar facial, apesar de saber a importância.
  2. Talvez, ela não tivesse essa consciência de que existia um produto que funcionasse em sua pele e, por isso, nunca foi atrás.
  3. Ao provar, percebeu que poderia proteger a pele de forma confortável.
  4. Portanto, o produto se tornou necessário (além de referencial) para ela.

Base da pirâmide

A base da pirâmide é composta por quem não vai comprar seu produto de jeito nenhum. Porque não é seu público alvo, logo, não precisa da solução que seu negócio propõe.

Por exemplo, é como querer vender um curso de cinema para quem nem assiste filme e, muito menos, quer entender toda cadeia produtiva cinematográfica.

A estratégia para atrair mais clientes

Depois de toda essa explicação da pirâmide de interesse para atrair mais clientes, acho que ficou claro que existe uma jornada de consumo, não é mesmo?

Em suma, a jornada é definida por:

  1. Despertar uma necessidade (quarta parte);
  2. Apresentar-se como solução para essa necessidade (terceira parte);
  3. Encantar o cliente e criar a confiança de que você é a melhor opção para ele (segunda parte);
  4. Fazer a aproximação final com um bom atendimento no processo de compra (primeira parte).

Portanto, tudo se resume em criar essa jornada, focando (principalmente) na quarta, terceira e segunda parte da pirâmide.

Mostra grátis

Por último, vamos voltar na história da Maria para entender porque é importante oferecer algo gratuito antes.

Ela só descobriu a necessidade do produto quando sua prima lhe deu um pouco de protetor, ou seja, ela experimentou gratuitamente.

Logo, a mostra grátis é a carta da manga para atrair mais clientes, riqueza! É com ela que você consegue conquistar desde a quarta parte da pirâmide até a primeira. Entendeu?

Fazer dinheiro

E, agora, que já sabe como deve avaliar a cadeia para criar uma estratégia e atrair mais clientes, também vai precisar de networking para abrir o ciclo consumir.

Como eu sempre falo, para fazer dinheiro existe uma fórmula de três habilidades que podem ser aprendidas: networking, vendas (como falamos um pouco nesse artigo) e negociação.

Eu tenho um e-book, gratuito, super informativo que explica direitinho essa fórmula, porque quem aprende e aplica, evita perrengue financeiro na vida.

Vale a pena dar uma lida, pode baixa-lo por aqui.