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- Posted: 16/03/2020
- Category: Blog, Organização
Como atrair mais clientes – A Rica Simplicidade
Entenda como atrair mais clientes para o seu negócio
Olá, Riqueza!
No post de hoje, vamos falar sobre como atrair mais clientes para o seu negócio, porque tenho certeza que é uma dúvida recorrente em empreendedores.
Vamos lá?
Pirâmide de interesse
Bom, o mais importante da dinâmica de como atrair mais clientes está em entender a pirâmide de interesse.
Ou seja, para que você possa estruturar uma ação de marketing eficiente, por exemplo, precisa saber segmentar o público alvo seguindo a imagem abaixo:
Vou explicar direitinho como funciona essa pirâmide de interesse de cima para baixo. Então, siga acompanhando o texto.
Topo da pirâmide
O maior erro cometido por quem quer engajar mais consumidores é focar apenas no topo da pirâmide, que representa os clientes que já estão na fase de compra (a minoria).
Isto é, pessoas que já estão comprometida a adquirir seu produto ou serviço para resolver alguma necessidade individual.
Por isso, não adianta pedir mais a elas.
Segunda parte da pirâmide
Já a segunda parte da pirâmide diz respeito a quem já é um provável comprador, pelo fato de enxergar uma solução para a vida dele naquilo que você tem a oferecer, porém ele ainda tem algum bloqueio.
Mas, qual seria esse bloqueio, Mai?
Pode ser uma indecisão entre você e a concorrência, desconfiança da qualidade do produto/serviço e todas as dúvidas que temos quando estamos muito próximos de realizar uma compra.
Terceira parte da pirâmide
Descendo para a terceira fatia da pirâmide, entramos em uma zona de pessoas que ainda não estão interessadas no seu negócio.
Porém, essa parte representa clientes que podem ser convencidos a comprar pelo fato de necessitarem de uma transformação que o seu produto/serviço oferece, só que, talvez, desconheçam seu negócio.
Já está conseguindo visualizar a cadeia consumidora, da qual fazemos parte também, riqueza?
Quarta parte da pirâmide
Bom, aqui estão todos que ainda não sabem que precisam do seu produto/negócio.
Digo, pessoas que estão vivendo suas vidas sem imaginar que possuem um problema e que ele pode ser resolvido. Quer ver um exemplo?
A Maria aqui da Rica não costumava usar protetor solar no rosto, no dia a dia, por conta da oleosidade que poderia provocar. Apesar de saber da importância de proteger a pele do sol, ela não pesquisava marcas por causa da rotina atribulada.
Até que um dia, andando de bicicleta com sua prima, foi apresentada a um protetor solar facial que não deixava a pele oleosa. Ela experimentou e gostou do resultado.
Então, virou cliente.
Resumo
Agora, vamos destrinchar a jornada consumidora da Maria:
- Ela não tinha a necessidade imediata de comprar um protetor solar facial, apesar de saber a importância.
- Talvez, ela não tivesse essa consciência de que existia um produto que funcionasse em sua pele e, por isso, nunca foi atrás.
- Ao provar, percebeu que poderia proteger a pele de forma confortável.
- Portanto, o produto se tornou necessário (além de referencial) para ela.
Base da pirâmide
A base da pirâmide é composta por quem não vai comprar seu produto de jeito nenhum. Porque não é seu público alvo, logo, não precisa da solução que seu negócio propõe.
Por exemplo, é como querer vender um curso de cinema para quem nem assiste filme e, muito menos, quer entender toda cadeia produtiva cinematográfica.
A estratégia para atrair mais clientes
Depois de toda essa explicação da pirâmide de interesse para atrair mais clientes, acho que ficou claro que existe uma jornada de consumo, não é mesmo?
Em suma, a jornada é definida por:
- Despertar uma necessidade (quarta parte);
- Apresentar-se como solução para essa necessidade (terceira parte);
- Encantar o cliente e criar a confiança de que você é a melhor opção para ele (segunda parte);
- Fazer a aproximação final com um bom atendimento no processo de compra (primeira parte).
Portanto, tudo se resume em criar essa jornada, focando (principalmente) na quarta, terceira e segunda parte da pirâmide.
Mostra grátis
Por último, vamos voltar na história da Maria para entender porque é importante oferecer algo gratuito antes.
Ela só descobriu a necessidade do produto quando sua prima lhe deu um pouco de protetor, ou seja, ela experimentou gratuitamente.
Logo, a mostra grátis é a carta da manga para atrair mais clientes, riqueza! É com ela que você consegue conquistar desde a quarta parte da pirâmide até a primeira. Entendeu?
Fazer dinheiro
E, agora, que já sabe como deve avaliar a cadeia para criar uma estratégia e atrair mais clientes, também vai precisar de networking para abrir o ciclo consumir.
Como eu sempre falo, para fazer dinheiro existe uma fórmula de três habilidades que podem ser aprendidas: networking, vendas (como falamos um pouco nesse artigo) e negociação.
Eu tenho um e-book, gratuito, super informativo que explica direitinho essa fórmula, porque quem aprende e aplica, evita perrengue financeiro na vida.
Vale a pena dar uma lida, pode baixa-lo por aqui.